Seu Marcos alerta para os riscos de surto de dengue, zika e chikungunya na capital

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 11h50, última modificação 03/07/2019 11h51
Seu Marcos alerta para os riscos de surto de dengue, zika e chikungunya na capital

Foto: Assessoria do parlamentar

O Ministério da Saúde divulgou que Aracaju está entre as 16 capitais do país que estão em alerta por causa do alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. Preocupado com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, Seu Marcos tem fiscalizado ações de prevenção contra o mosquito no Bugio.

Na terça-feira, 2, o vereador atendeu um pedido dos moradores da avenida Poço do Mero. Acompanhado pelo supervisor geral de Combate à Dengue, Augusto Figueroa e da Página Ascom Bugio, Seu Marcos visitou um imóvel abandonado que pode ser um possível criadouro do Aedes.

“Infelizmente a casa está fechada e não podemos averiguar precisamente. A apoiadora da Dengue, Laisse Tavares, explicou que tentou algumas vezes entrar no imóvel, mas sem sucesso. Enviei uma solicitação de limpeza, já que há muito mato e lixo, fatores que potencializam a proliferação do transmissor da dengue, da chikungunya e também do vírus zika”, explicou.

O parlamentar destacou também que a prefeitura tem intensificado as ações de prevenção na cidade e que os aracajuanos tem papel fundamental no combate do transmissor. “O supervisor informou que no dia 3 de julho uma equipe irá a residência e, que, a partir dessa data, equipes de agentes de endemias devem trabalhar em horário especial"

"A expectativa é que a noite diminua a quantidade de imóveis fechados encontrados pelo dia, horário que a maioria dos moradores estão em seus postos de trabalho. Mas a população precisa fazer sua parte: não acumular água e evitar jogar lixo em locais proibidos. Além dos métodos de prevenção”, disse.