Representando a CMA, Sgt. Byron participa da XIII Semana da Acessibilidade

por Agência Câmara Aracaju — publicado 22/09/2021 09h38, última modificação 22/09/2021 09h38
Representando a CMA, Sgt. Byron participa da XIII Semana da Acessibilidade

Foto: China Tom

Na tarde desta terça-feira, 21, o vereador Sargento Byron (Republicanos), que é o 2° secretário e presidente da Frente Parlamentar que defende a pessoa com deficiência, prestigiou o lançamento da XIII Semana da Acessibilidade, como também a entrega do Troféu Pipiri que também está na 13ª edição. O evento aconteceu no Espaço CER IV - Centro Estadual de Reabilitação José Leonel Ferreira de Aquino, localizado no Centro Administrativo, bairro Capucho.

O tema desta 13ª edição é “Nada sobre nós, sem nós!” e leva o nome de Pipiri em homenagem a Humberto Santos, artista popular, nascido em Penedo (AL), na década de 1930. Com deficiência intelectual, Pipiri, como era conhecido, veio muito cedo para Sergipe e ainda jovem foi aposentado sob a justificativa ser "débil mental". Com essa discriminação ele entrou para o mundo do alcolismo. Mas, mesmo assim, Pipiri dedicou-se à poesia, mas ele usava a sátira para criticar a sociedade e a política sergipana.

O vereador Sgt.Byron, que já foi agraciado anteriormente com um troféu Pipiri, destaca a importância da Câmara Municipal de Aracaju prestigiar um evento como esse. “Eu acho muito importante o parlamento participar de uma homenagem como essa, que é a entrega do Troféu Pipiri. Esse evento homenageia personalidades que tenham atuação voltada à luta da pessoa com deficiência e nada mais justo que a Câmara se fazer presente e prestigiar”, disse.

Roque Hudson, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), fala que: “o nosso conselho é para fomentar o trabalho em prol da pessoa com a deficiência. Por isso, nós buscamos uma forma de homenagear as pessoas que lutam por uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e aí criamos o troféu Pipiri no ano de 2008, que esse ano culminou com a Semana da Acessibilidade”, pontuou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Simone Passos destaca que “Todos os anos fazemos essa Semana da Acessibilidade voltada a trazer discussões e expor as dificuldades presentes na vida da pessoa com deficiência com intuito sempre da busca pela solução. Esses momentos são muito importantes para a troca de experiências e de muito aprendizado”, finalizou.