No mês do vereador, conheça a trajetória de Professor Bittencourt

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/10/2021 14h50, última modificação 13/10/2021 14h49
No mês do vereador, conheça a trajetória de Professor Bittencourt

Foto: Assessoria de Imprensa

Antônio Bittencourt Júnior ou mais conhecido como Professor Bittencourt (PCdoB), tem 52 anos e é natural da cidade de Aracaju. Filho de dona Ivonete e seu Antônio Bittencourt, o vereador é o filho mais novo de cinco irmãos. Viveu por muito tempo nas ruas do bairro Industrial, mais especificamente na Vila Operária, local onde o pai trabalhou. Mesmo sendo “introvertido”, como o mesmo se classifica, isso não foi impedimento para desenvolver o gosto pela política, característica herdada do pai, que desde 1940 faz parte do Partido Comunista.

Adolescente, Bittencourt já se destacava no ambiente político. Foi militante, passou pela Secretaria de Cultura do Diretório Estudantil da UFS, foi membro dos Conselhos e chegou a ser presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), local onde se graduou em História. No universo da política sergipana, já sendo Professor Universitário, Especialista em Educação e Mestre em Comunicação e Cultura, Bittencourt ocupou os cargos de Secretário de Educação (2011), Secretário de Estado dos Direitos Humanos (2014) e a última Secretaria que assumiu foi a de Assistência Social (2019), onde desenvolveu projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados a diferentes públicos.

Em 2021, o parlamentar assumiu o seu segundo mandato de vereador em Aracaju, reforçando a sua bandeira de defesa em prol da educação, juventude, movimentos sociais, artísticos, culturais, movimentos negros, culto religioso e outros segmentos. Enquanto vereador, defendeu projetos como a lei de cotas raciais, gestão democrática, reconhecimento cultural dos festejos juninos da Rua São João, Trezena de Santo Antônio, Liberdade de Cátedra, Frente Parlamentar Antirracista e diversos outros temas. Em ambos os mandatos, o parlamentar tem atuado como o líder do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal de Aracaju.

Como legado do seu mandato, Bittencourt quer deixar a reafirmação da política enquanto instrumento de transformação da sociedade. Para ele, inspirar pessoas a participarem cada vez mais da política e entendê-la como o mais valioso instrumento de transformação de vida das pessoas, é o melhor presente que ele quer ter ao final da sua legislatura.