PL promove conscientização sobre o uso de anticoncepcional e risco de trombose

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/08/2019 15h12, última modificação 14/08/2019 15h12
PL promove conscientização sobre o uso de anticoncepcional e risco de trombose

Foto: Gilton Rosas

O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usado e até busquem outros métodos contraceptivos. Diante desta situação, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), apresentou e obteve êxito na aprovação do Projeto de Lei 275/2018.

A referida propositura tem dispõe sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, nas Unidades de Saúde, situadas no Município de Aracaju.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2014, emitiu uma nota, informando que o anticoncepcional é contraindicado às mulheres portadoras de trombofilia. Entretanto, não há uma prática pelos médicos de solicitarem exame para detectar a doença antes de prescreverem contraceptivos hormonais”, alerta o parlamentar.

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira, 14, e entrará e vigor assim que o Executivo Municipal regulamentar na forma de lei e a mesma for sancionada pelo prefeito. “Trata-se de um procedimento que pode salvar muitas vidas. Inúmeros casos de trombose em mulheres estão relacionados ao uso de anticoncepcionais, fator preocupante para o risco da saúde desse grupo social”, endossa o vereador Dr. Manuel Marcos.