Participação social na gestão de Edvaldo Nogueira é uma realidade, destaca Vinícius Porto

por Íris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/02/2020 12h43, última modificação 20/02/2020 12h43
Participação social na gestão de Edvaldo Nogueira é uma realidade, destaca Vinícius Porto

Foto: César de Oliveira

A participação popular na gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira é uma realidade. O povo tem voz nas diversas decisões tomadas pela administração municipal. Um exemplo é o processo de discussão sobre a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública da capital sergipana, que já está em curso com uma consulta pública, disponibilizada no portal da Prefeitura, onde o cidadão é convidado a opinar e sugerir ideias sobre a iniciativa. É o que afirma o vereador, Vinícius Porto.

O parlamentar também destaca a audiência pública realizada na manhã de quarta-feira, 19, ocasião em que foram apresentadas e debatidas propostas e ideias acerca dessa iniciativa que visa promover a renovação de todo o parque de iluminação de Aracaju.

A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão ressalta que a PPP é um mecanismo que proporciona à administração municipal tornar o parque de iluminação mais eficiente, tecnologicamente mais atualizado, agregando investimentos que estaria fora do alcance do tesouro municipal. De acordo com Vinícius Porto, a previsão é que no período de 24 meses sejam investidos 72 milhões de reais, proporcionando a expansão da rede ao longo do contrato, onde o município incorpora esse parque que será um dos mais modernos do país”, afirma o parlamentar.

A PPP permitirá a substituição de 58 mil pontos de iluminação já existentes, com lâmpadas de LED, consideradas mais econômicas e duráveis, o que vai gerar mais segurança aos cidadãos e causará um impacto socioambiental representativo. Além disso, 15 monumentos da cidade e pontos turísticos ganharão iluminação especial, a exemplo da igreja do Santo Antônio, Capuchinhos, Mercados Centrais, estátuas da Orla da Atalaia e das quatro pontos que interligam Aracaju a outros municípios.

A concessionária ganhadora do certame, também terá o compromisso de expansão de 400 novos pontos de iluminação/ano, beneficiando todas as localidades de Aracaju com um sistema de iluminação, pela primeira vez na história da cidade, totalmente padronizado.