Covid -19: Américo pede suspensão da cobrança dos cartões de crédito pelo período de dois meses

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2020 10h25, última modificação 27/03/2020 10h24
Covid -19: Américo pede suspensão da cobrança dos cartões de crédito pelo período de dois meses

Foto: César de Oliveira

Preocupado com o novo Coronavírus que se alastra pelo Brasil e pelo mundo, o vereador Américo de Deus (Rede) protocolou, na tarde desta quinta-feira, 26, mais alguns ofícios. O documento de nº 84/2020 é direcionado ao deputado Federal por Sergipe, Fábio Mitidieri, que dentre outras coisas, pede que o parlamentar busque junto ao Governo Federal a suspensão da cobrança dos cartões de crédito pelo período de dois meses.

“Diante da situação caótica com a pandemia da Covid-19, analisamos seus reflexos para a sociedade brasileira e, consequentemente, sergipana, visto que, boa parte dos trabalhadores está em casa, emitimos mais um ofício solicitando que o Deputado Federal busque junto ao Governo Federal a suspensão da cobrança das faturas dos cartões de crédito, pelo período de dois meses, tendo como objetivo facilitar o acesso da população brasileira a aquisição de medicamentos e alimentos, uma vez que, boa parte dela vive com uma renda apertada e muitos estão endividados, assim, com essa redução da renda ficará praticamente impossível o seu sustento”, defendeu Américo de Deus.

O ofício mostra o quanto é importante que o deputado estabeleça um debate com o Poder Executivo Federal, visando incluir o Sistema Financeiro no combate a Covid-19, pois, os bancos vêm obtendo lucros altíssimos. “Cabe a eles reverterem esse ágio para auxiliar a sociedade. Ressaltamos, que a instituição Banco do Brasil lucrou no ano passado mais de 15 bilhões de reais, bem como a Caixa Econômica Federal que faturou na mesma proporção. Assim, solicitamos que todas as instituições financeiras façam sua parte, tais como: Banco do Brasil, CEF, Banco do Nordeste, Santander, Bradesco, Itaú, entre outros. Entendemos que o momento em que o Brasil passa precisa da ajuda de todos, pois, somados podemos vencer essa situação de forma menos danosa para o povo brasileiro”, colocou Américo.

Outro ofício também importante foi emitido, o de nº 85/2020 entregue ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. “Analisando o crescente número de pessoas infectadas, diuturnamente, sugerimos a transformação da Arena Batistão em hospital de campanha para atender as pessoas acometidas por esse vírus, visando nos antecipar ao alto volume de pacientes, uma vez, que a rede de atendimento não terá como suprir essa demanda, assim, é uma ação preventiva que tem como finalidade melhorar o atendimento dos cidadãos e evitar o agravamento dos quadros, diminuindo a possibilidade de óbitos”, esclareceu o parlamentar.

Ainda no mesmo dia, outro ofício também endereçado ao governador foi entregue. “ No documento de nº 86/2020, peço ao Governo do Estado que determine a suspensão da obra que está sendo realizada na Rodovia SE-100 no Município de Pirambu, ela está sendo realizada pela empresa Torre com a presença de cerca de 70 colaboradores que ficam durante a semana em 6 residências. Esse fato é grave pois estamos em período de isolamento social com a finalidade de diminuir a contaminação pela Covid-19, assim, entendemos que essa obra não é de extrema urgência e deve ser suspensa para que esses colaboradores não contraiam e, consequentemente, repassem o vírus para as pessoas de seu convívio familiar no retorno às suas residências”, manifestou o vereador.

Américo de Deus finaliza o presente ofício dizendo que esses colaboradores estão sendo expostos diuturnamente a contaminação pela Covid-19. “É necessário que se suspendam esse canteiro de obras, em caráter de urgência, e que se determine também uma quarentena de 14 dias para cada um deles, evitando uma possível proliferação do vírus” disse.