Nitinho destaca esforço da PMA para melhorar o atendimento de saúde em Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 13/08/2019 12h19, última modificação 13/08/2019 12h19
Nitinho destaca esforço da PMA para melhorar o atendimento de saúde em Aracaju

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente para esclarecer questionamentos da oposição com relação à saúde municipal. De acordo com o parlamentar, a pasta da Saúde tem muito ainda para ser melhorada, mas a Prefeitura de Aracaju tem se esforçado para fazer o melhor pela população aracajuana.

Segundo Nitinho, a situação da saúde é preocupante não apenas em Aracaju, é um problema no Estado e no país inteiro. “O SUS, há mais de 16 anos que não tem sua tabela atualizada. Isso prejudica os estados e municípios com as questões financeiras. E mesmo diante de todas as dificuldades, mesmo ainda existindo problemas na saúde, é preciso que todos reconheçam o que o prefeito Edvaldo Nogueira vem fazendo para avançar e melhorar a Saúde de Aracaju”, enfatizou o presidente da CMA.

Dentre as principais mudanças na saúde citadas pelo parlamentar, está a terceirização do Hospital Municipal Nestor Piva, que melhorou o atendimento oferecido à população. “Eu acompanhei de perto essa mudança, porque sempre fiz visitas nos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul, nos postos de saúde e é perceptível a diferença. Há um número menor de funcionários e agora os funcionários batem ponto de verdade, não inventam motivos para faltar ao trabalho. Têm muitos profissionais que não cumprem sua carga horária como deveria cumprir, e isso vem sendo corrigido. Era uma questão frequente os pacientes reclamarem do atraso dos médicos em começar os atendimentos. E em minhas últimas visitas, percebo que essa questão vem sendo resolvida. Eu reconheço que problemas ainda existem e não são poucos, a população ainda está sofrendo com a saúde, até porque o Governo Federal precisa se somar nesse projeto. Não é apenas um projeto só do município de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira vem tentando encontrar a solução com muita dificuldade”, frisou o parlamentar, enfatizando que na última semana visitou o posto de saúde do São Conrado, onde foi bem recebido e percebeu a melhora no atendimento.

O parlamentar também destacou que os vereadores estão fazendo a sua parte quando vão procurar a secretária para cobrar melhorias. “Sei que os secretários municipais precisam fazer a sua parte e sempre receberem todos os parlamentares municipais, pois o vereador foi eleito para dar atenção ao povo, pedir pelo povo e cobrar melhorias. Todos nós, vereadores, deparamos com diversos problemas de saúde de amigos, de parentes e sentimos de perto a dificuldade que é para buscar atendimento. Agora, o prefeito Edvaldo vem avançando, melhorando a saúde pública em nosso município e é prioridade dele, ainda nessa gestão, melhorar ainda mais a saúde. Quem está na oposição é normal falar, cobrar, mas é preciso reconhecer o que já vem sendo feito”.

Nitinho também reforçou que o maior motivo para a superlotação dos hospitais é o crescimento populacional. “Quando foi construído o Hospital João Alves Filho, há 35 anos, Aracaju tinha uma população de 160 mil e agora já temos 648 mil habitantes e o hospital é o mesmo, com poucos leitos, com a mesma estrutura de antes, e ainda os outros hospitais como o Santa Izabel, o Cirurgia e o São José não atendem mais em plenitude, e o HUSE não tem como suportar a demanda com o aumento da população. A população vem a cada dia mais ficando doente, com estresse, depressão e muitos problemas de saúde aumentando. Esse é o maior problema, pois o Nestor Piva e o Fernando Franco dão esse suporte, mas a demanda é muita alta”, disse o presidente, finalizando que não é só na saúde que Edvaldo vem fazendo melhorias, mas também na educação e na infraestrutura, com pavimentação das ruas de vários bairros, retirando o povo da lama e também com a construção de moradias.

Apartes

Em apartes, os vereadores da oposição Cabo Amintas (PTB) e Elber Batalha (PSB), enfatizaram que a saúde pública não há melhorias. Já o vereador Jason Neto (PSD) disse que a Prefeitura ainda tenta contratar médicos e não consegue, mas que a saúde vem melhorando, principalmente com relação ao atendimento nos hospitais e nos postos de saúde.