Em 1º votação, Câmara aprova três projetos do Executivo

por Leilane Coelho e Fernanda Sales — publicado 11/12/2019 15h36, última modificação 11/12/2019 15h36
Em 1º votação, Câmara aprova três projetos do Executivo

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 11, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciaram um total de 29 proposituras durante a Ordem do Dia. Dentre as proposições estavam três Projetos de Lei enviados pelo Executivo Municipal.

Reorganização da Defesa Civil

O Projeto de Lei nº 431/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui o sistema municipal de proteção e defesa civil (SIMPDEC), dispõe sobre a reorganização da Defesa Civil e foi aprovado em 1º votação com 16 votos sim e quatro abstenções.

Sobre o assunto, o vereador Elber Batalha (PSB) disse que o projeto é importante, mas que requer no parlamento um zelo técnico. “É um tema de muito zelo que requer de nós, parlamentares, estudo técnico, por isso, digo que é muito difícil analisar em um curto espaço de tempo. A meu ver, seria mais viável a presença do secretário da defesa civil aqui para que pudesse explicar as nossas inquietações”, disse.

Comercialização de gás GLP em postos de abastecimento e serviços de veículos

Em 1ª votação também foi aprovado o Projeto de Lei nº 433/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera e revoga dispositivos da Lei 2529/1997, que regulamenta a instalação de posto de abastecimento e serviço de veículos no município de Aracaju.

O projeto foi aprovado em 1º votação com 16 votos sim, um voto não e duas abstenções. Os vereadores justificaram o voto favorável para se debruçarem melhor sobre o projeto na 2ª votação, com apresentação de emendas, na próxima sessão.

Parcerias Público-Privadas

Outro Projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado em 1ª votação pelos parlamentares. O PL Nº 434/2019 altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 4.476, que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-privadas (PROMPPP); e altera e acrescenta dispositivos da Lei Nº 4.358, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O vereador Américo de Deus (Rede) elogiou a iniciativa e afirmou que isso irá melhorar a iluminação pública. “Sou a favor das PPPs, esse é um segmento que precisamos reconhecer que é uma iniciativa viável, principalmente nessa questão de iluminação pública. Eu já vinha pedindo indicações para melhorar a iluminação de diversos bairros. Ao trocar as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, diminuirá os custos e melhorará a qualidade da iluminação nas ruas da cidade. A parceria público-privada ajuda muito o poder público e beneficia a população”.

Economia Solidária

Ainda durante a Sessão Ordinária foi aprovado o Projeto de Lei nº 77/2019, de autoria do vereador Zé Valter (PSB), que cria em Aracaju, o marco regulatório municipal da economia solidária, a política e o sistema municipal de economia solidária.