Dr. Gonzaga fala sobre saúde e campanha de vacinação

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/04/2019 16h07, última modificação 10/04/2019 16h07
Dr. Gonzaga fala sobre saúde e campanha de vacinação

Foto: Gilton Rosas

Em pronunciamento realizado na manhã de hoje, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) aproveitou para fazer uma abordagem sobre a saúde, cujo dia é celebrado na data de 7 de abril. O parlamentar lembrou que o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha deste ano é “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”.

Segundo o vereador, a intenção é chamar a atenção dos responsáveis pela saúde pública para a importância de garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de preconceito e sem sofrerem dificuldades financeiras. “Nós que vivenciamos o dia a dia dos postos e hospitais de Aracaju, sabemos o quanto isso está longe de acontecer em nossa cidade, por isso temos que usar espaços como esta tribuna para cobrar essa função do estado em nossa sociedade”, enfatizou.

Dr. Gonzaga informou que a OMS estipulou dez prioridades para o este ano, visando garantir que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde, que são: poluição do ar e mudanças climáticas; doenças crônicas não transmissíveis; pandemia de gripe; cenários de fragilidade e vulnerabilidade; resistência antimicrobiana; ebola; atenção primária de saúde; HIV; relutância em vacinar, e dengue.

“Destas prioridades, eu fiz questão de destacar a questão da imunização e vacinação, já que o Ministério da Saúde também adotou esse item como o tema de sua campanha no Brasil”, exemplificou o parlamentar, lembrando que estudos demonstram que a vacinação é comprovadamente a maneira mais eficaz de prevenir doenças, e é fundamental para obtenção de uma saúde perfeita, que se inicia, justamente, com o cumprimento rigoroso do calendário de vacinações.

Essa escolha do Ministério da Saúde é justamente para alertar a sociedade sobre a importância de manter a vacinação para prevenir doenças já eliminadas no mundo. No ano passado, o patamar ficou longe da meta de, no mínimo, 95%. Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começa no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio, tem como metaimunizar mais de 500 mil pessoas em todo o Estado de Sergipe. Finalizando, o vereador solicitou a população que compareça aos postos para receber a vacina, priorizando, especialmente, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos e os idosos com 60 anos ou mais.