Covid-19: Anderson de Tuca aponta avanço exponencial da doença em Aracaju

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2020 12h20, última modificação 08/05/2020 12h20

Segundo levantamento realizado pela Dataglass, empresa especialista em dados de saúde, Aracaju se coloca como a cidade que registra um maior ritmo de crescimento semanal de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19) em comparação com as demais capitais do Brasil. O percentual médio diário é de 11,3% a mais de casos registrados.

Indicativos da plataforma inLoco, desenvolvida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mostram que a taxa de isolamento social na capital caiu para 39%, uma média considerada baixa em relação ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que gira em torno de 70% com foco em uma melhor contenção do vírus. Além disso, do quantitativo total de pessoas infectadas pelo Covid-19 em Sergipe, 66% residem em Aracaju.

Para o vereador Anderson de Tuca (PDT), as estatísticas só reforçam o descumprimento das medidas preventivas colocadas pela OMS por parte da população, além de sugerir que talvez, as políticas adotadas no âmbito municipal não estão sendo tão eficazes o quanto deveriam.

“As pessoas parecem não levar a sério uma doença que pode matar em questão de uma semana. Vídeos, fotos e relatos mostram o total descaso em relação ao cumprimento do isolamento social – algo que se faz necessário principalmente neste período, no qual passamos pela curva de aumento do contágio pela doença. Acredito que as medidas atuais não estão sendo tão eficazes e que o poder municipal poderia adotar uma postura mais incisiva, em comparação às prefeituras municipais de demais Estados que já aplicam o Lockdown, como por exemplo”, disse o vereador.