Binho pratica beach tennis e conhece essa nova modalidade esportiva

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/10/2021 14h50, última modificação 13/10/2021 14h53
Binho pratica beach tennis e conhece essa nova modalidade esportiva

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Binho (PMN-SE) usou um uniforme diferente para conhecer o cenário do esporte em Aracaju. De bermuda, camiseta, sem tênis e com uma raquete na mão. O local escolhido foi a Arena Beach Tennis, na Farolândia, onde se pratica o tênis de praia, uma das modalidades esportivas que mais crescem na capital. Esse é um esporte que não tem limite de idade.


O horário da visita de Binho na Arena Beach Tennis foi às 20h, bem incomum para as atividades parlamentares de um vereador. É que nessa hora a gestora do Projeto, Michelle Schuster, reúne um grande número de praticantes do beach tennis. Ela é atleta, técnica e dirige a Arena. É declarada uma amante e defensora da expansão da modalidade esportiva.


Binho e Michele, entre umas raquetadas e outras na pequena bola, deram uma pausa para conversar sobre o projeto vencedor. O parlamentar conheceu os primeiros passos dados no beach tennis em Aracaju e conversou com a técnica sobre o progresso e as dificuldades que caminham lado a lado no esporte amador e profissional.


O atleta Igor Cândia, patrocinado pelo ASA, maior destaque no esporte, revelou para Binho que “é preciso o poder público incentivar a prática esportiva do beach tennis. Na capital, contamos com apenas 8 arenas para a prática dessa modalidade esportiva. Infelizmente, devido às dificuldades apontadas, são poucos atletas em Aracaju que competem nacionalmente”.


Para a gestora do Arena, “a construção de espaços locais seguros e iluminados, especialmente nas praias é fundamental para o esporte crescer. A falta desse estímulo está colocando Sergipe numa posição de atraso nesse esporte, em relação a outros Estados”, confessou Schuster.

“Muitos atletas optam por praticar o beach tennis à noite e com poucas quadras e sem iluminação, fica inviabilizado”.


Michelle apontou que o número reduzido de atletas é outra barreira para o crescimento da modalidade esportiva em que pesa ser grande a quantidade de brasileiros que praticam o beach tennis no mundo, o equivalente a um terço, e esse número é reduzido na cidade de Aracaju. São poucos os praticantes. É preciso no mínimo 20 atletas para compor as equipes. Para lidar com algumas dessas dificuldades, estamos organizando clínicas do esporte e trazendo atletas de alto nível de outros Estados para promover ensinamentos e treinos específicos em Aracaju.


BOA NOTÍCIA

O que mais animou o vereador Binho é que o esporte vem sendo bem aceito pelo público infantil. Um dos exemplos é o atleta Fernando Antônio, 14 anos, filho de Michelle. O garoto já está no nível de competição. Segundo a mãe, “Fernando, além de praticar o esporte, que é bom para o corpo, reduziu o uso do celular e videogame, o que é muito bom para a mente”.


COORDENAÇÃO MOTORA

A modalidade trabalha a coordenação motora, precisão dos movimentos, senso de equipe e, claro, a estrutura cardiovascular e muscular. No entanto, é possível perceber que tudo isso é desenvolvido pelos praticantes e atletas de forma muito divertida em meio a sorrisos, mas sem perder o foco, concentração e espírito esportivo, concluiu Schuster.