Anderson de Tuca promove live com médico do HUSE para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 14h29, última modificação 23/03/2020 14h29
Anderson de Tuca promove live com médico do HUSE para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus

Foto: Assessoria de Imprensa

Na noite do dia 21 de março, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) promoveu, através de seu Instagram, uma live com a participação do Dr. Bruno Moura, médico que atua no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). O objetivo da transmissão foi de sanar dúvidas dos seguidores sobre o novo coronavírus e esclarecer algumas questões levantadas, nos últimos dias, sobre a temática.

Com o debate mediado pelo parlamentar na rede social, o Dr. Bruno explicou que o coronavírus é um vírus de identificação antiga. Porém, a sua nova mutação, descoberta na China no final do ano passado, estabeleceu a variante Covid-19, após a investigação de diversos casos suspeitos. “O novo coronavírus tem o poder de causar uma grave infecção das vias respiratórias e se manifesta, no início do contágio, como uma síndrome gripal. Os pacientes suspeitos podem apresentar coriza, tosse e febre. Em casos mais graves, vem a dificuldade de respirar. É justamente estes casos que preocupam, pois necessitam de internação urgente”, alertou o médico.

Segundo o médico, existem vários protocolos e frentes de ação para o diagnóstico e tratamento da doença. A partir do momento que foi decretado à transmissão comunitária do vírus, todos os pacientes que apresentarem síndrome gripal devem ficar em casa por 14 dias, cumprindo a quarentena. “Neste momento, permanecer em casa é o ideal para que o contato com o vírus seja mínimo. Principalmente, se apresentar sintomas. Evitar aglomerações é de suma importância, pois o vírus possui uma alta taxa de transmissão e contágio. Além disso, existem poucos kits de teste ao novo coronavírus, o que inviabiliza o diagnóstico de todas as pessoas que apresentarem sintomas ou os assintomáticos. Portanto, os pacientes devem permanecer em suas casas e cumprir o período de isolamento, independente de ter ou não Covid-19.”, indicou o profissional.

De acordo com o Dr. Bruno Moura, a contaminação pelo coronavírus se dá quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Quando isso acontece, os fluídos contendo vírus são disparados no ar ou nas superfícies, podendo sobreviver por um tempo de seis a vinte e quatro horas. “As pessoas que entram em contato com o vírus, geralmente levam suas mãos aos olhos e a boca, ocorrendo assim, a contaminação. Por isso, a importância da higienização frequente das mãos e o distanciamento para com as pessoas doentes”, elucida o médico.

Quanto ao uso de medicações para combate do Covid-19, como a Hidroxicloroquina, o profissional relata que ainda não tem evidências cientificas suficientes para a eficácia da substancia contra o coronavírus.
“É uma substancia que é usada em tratamento de outras doenças mediante prescrição e que, para o novo coronavírus, ainda não apresenta estudos em grande escala que comprovem a eficácia do tratamento. Além disso, não se sabe os efeitos colaterais que possam atingir as pessoas que não necessitam dessa medicação”, reforçou o médico.

Ao término da live, o vereador Anderson de Tuca agradeceu pela disponibilidade do Dr. Bruno em sanar diversas questões pertinentes ao assunto. Anderson ainda parabenizou a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate do novo coronavírus, e, chamou a atenção da sociedade para o problema. “Quero parabenizar a todos os profissionais do Estado que atuam na saúde. Enfermeiros, médicos e demais atuantes que estão nos ajudando a combater esta enfermidade. Quero chamar a atenção da sociedade também. O combate ao coronavírus também depende de você. Lembre-se de cumprir as regras de isolamento social e higienização. Em casos de suspeita, fique em casa. É o momento em que todos nós devemos unir esforços para superarmos esse vírus. Não é preciso pânico. É preciso ação”, disse o parlamentar.