Américo volta à UBS Augusto César Leite para verificar se doses de vacinas já estão disponíveis

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/03/2020 12h03, última modificação 24/03/2020 12h03
Américo volta à UBS Augusto César Leite para verificar se doses de vacinas já estão disponíveis

Foto: Assessoria do parlamentar

Após constatar que era procedente a denúncia feita por moradores do Conjunto Santa Tereza, no Bairro Aeroporto, sobre a falta de vacinas contra gripe na Unidade Básica de Saúde Augusto César Leite, o vereador Américo de Deus (Rede) voltou à UBS, na manhã desta terça-feira, 24, para fiscalizar e constatar a disponibilidade das doses para os públicos prioritários.

No momento em que esteve no Posto de Saúde, Américo pediu esclarecimentos aos servidores sobre a problemática. "Fui informado de que já havia sido realizada a solicitação à Secretaria Municipal de Saúde para entrega de novas unidades e que na manhã de hoje, as vacinas já estariam disponíveis para a população, portanto, fui novamente ao local e constatei que a vacinação já está ocorrendo normalmente.", comentou.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a pasta iniciou na última segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas.

Américo ressaltou que também entrou em contato com o secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, para tratar e pedir providências em relação a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão atuando em todas as frentes de combate ao coronavírus e outras doenças.

A Associação Médica Brasileira também vem alertando sobre os riscos da não utilizar os EPIs para quem lida com pacientes suspeitos ou diagnosticados, pois, além de proteger as equipes, os EPIs também asseguram a saúde do paciente, evitando que um profissional de saúde contaminado e assintomático os contagie.