Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Morre aos 78 anos o ex-vereador Zé Lopes

por Leilane Coelho — publicado 19/04/2017 11h00, última modificação 17/11/2017 16h49
Morre aos 78 anos o ex-vereador Zé Lopes

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lamenta a morte do ex-vereador José Lopes de Menezes, ocorrida na noite da última terça-feira, 18. O ex-vereador já vinha apresentando problemas de saúde decorridos de um AVC.

Zé Lopes, como era conhecido pelos sergipanos, foi vereador por cinco mandatos na Câmara, sendo dois deles como presidente da Câmara nos anos de 1991 a 1992 e de 1995 a 1996. Segundo familiares, o sepultamento será no Cemitério São Benedito.

Jason quer liberação das faixas exclusivas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 14h45, última modificação 17/11/2017 16h59
Jason quer liberação das faixas exclusivas

Gilton Rosas

O vereador Jason Neto (PDT), apresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Indicação 52/2017, que solicita da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a liberação das faixas exclusivas fora dos horários de pico. Aprovada na sessão de hoje, 29, a proposta segue agora para análise da SMTT.

Implantada em setembro de 2016 e motivo de muitos debates e inclusive embates jurídicos, entre a SMTT e o Ministério Público do Estado (MPE), as faixas exclusivas para transportes coletivos foram divulgas pela gestão de João Alves (DEM), como início de implantação do BRT.

Para o parlamentar as faixas exclusivas prejudicam a fluidez do trânsito. “Tem horários que as faixas ficam sem uso e o trânsito parado, engarrafado, dialoguei com motoristas e com alguns técnicos de mobilidade urbana e me convenci de que fora do horário de pico as faixas liberadas ajudam muito mais, como já ocorre em Brasília”. Explicou o vereador.

Thiaguinho: "Nosso papel é fazer que as reivindicações da população cheguem ao Executivo"

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 14h35, última modificação 17/11/2017 17h01
Thiaguinho: "Nosso papel é fazer que as reivindicações da população cheguem ao Executivo"

Gilton Rosas

Durante o Grande Expediente da 16ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 29, os vereadores de Aracaju discutiram e aprovaram diversas proposituras. Entre elas, quatro indicações de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que visam a reforma de praças, pintura de faixas de pedestres e pavimentação de ruas.

No conjunto Castelo Branco,  o vereador solicitou, através da indicação de número 161/2017, a reforma das praças Padre Ailton Alves Lima, Dr Celso Carvalho e governador Lourival Batista. Já na região da Aruana, foi aprovada a indicação de número 100/2017, que solicita a reforma da praça da avenida Coletora, situada entre os residenciais Porto Mar e Costa Nova.

Preocupado com a segurança dos pedestres, Thiaguinho Batalha apresentou a indicação de número 101/2017, aprovada na sessão desta quarta-feira, que solicita à SMTT a revitalização da faixa de pedestre instalada na avenida Hermes Fontes, nas proximidades da Unidade de Saúde da Família Sinhazinha.

Por fim, também foi aprovada a indicação de número 87/2017, subscrita por seis vereadores, que versa sobre a recuperação asfáltica e limpeza dos canteiros localizados nas ruas Riachão e Divina Pastora. 

De acordo com o vereador, todas as solicitações atendem os anseios da população. "As pessoas encontram com a gente, fazem suas solicitações pessoalmente ou enviam através das nossas redes sociais, e o nosso papel é fazer com que as reivindicações da população cheguem até o poder executivo. Por isso, nós estaremos cobrando incessantemente dos órgãos competentes a sua execução", afirmou Thiaguinho.

Anderson critica médicos que fizeram empréstimo, mas continuam em greve

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 14h10, última modificação 17/11/2017 17h03
Anderson critica médicos que fizeram empréstimo, mas continuam em greve

Gilton Rosas

Em tom inflamado, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), questionou durante discurso, o posicionamento de alguns médicos que mesmo após ter recebido o empréstimo, permanecem em greve.

 

De acordo com o parlamentar, não é correto valorizar apenas uma categoria e esquecer as demais. “Essa forma encontrada pela PMA de pagar os salários só atrapalhou os médicos? Não vemos outras classes que também vão receber dessa maneira agir assim. Já imaginou se todos os inconformados com o pagamento fossem suspender os serviços? No meio dessa queda de braço, o povo de Aracaju é quem está sofrendo”, afirmou.

Anderson ressaltou que além do diálogo entre o Poder Executivo e o Sindicato dos Médicos de Aracaju (Sindimed-SE), deve existir a compreensão das duas partes. “Reconheço que a única forma que os servidores têm para garantir seus direitos é através da greve. Eles estão exercendo um direito. Por outro lado, tem a PMA, que deu uma alternativa para solucionar esse problema. Pode até não ter sido a melhor, mas foi a única encontrada. A flexibilidade deve partir dos dois lados para que haja um entendimento o mais rápido possível”, pontuou.

Cabo Amintas pede Código de Ética mais humano para os policiais

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 14h20, última modificação 17/11/2017 17h07
Cabo Amintas pede Código de Ética mais humano para os policiais

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas  (PTB), criticou o Regime Disciplinar do Exército  (RDE) e pediu um Código de Ética mais humano para os policiais militares durante a sessão desta quarta-feira, 29, na Câmara Municipal de Aracaju.

 

"Políticos e formadores de opinião criticam o regulamento disciplinar do Exército porque consideram ultrapassado, da época da Ditadura Militar,  sendo que as mesmas pessoas acham normal que os policiais sejam regidos desta forma", garante.

O parlamentar disse que ainda hoje, se um militar cometer uma transgressão grave ele pode ficar 30 dias dentro de um xadrez.

"O Código de Ética que está sendo aprovado ainda tem alguns pontos que não foram concluídos, só alguns pontos me chamam atenção como a relação dos inativos. Um policial trabalha 30 anos regido por um Código de Ética e quando ele se reforma e sai da atividade, continua regido pelo mesmo RDE. O policial sofre tanto e é tão humilhado que não merece isso. É necessário rever este Código de Ética que também recolhe o policial durante 24h para a adoção de medidas administrativas caso ele cometa alguma transgressão. Isso é uma prisão para averiguação que é banida do regulamento jurídico. Eu não quero interpretar isso como tortura", comenta.

O vereador disse ainda que o policial que adoece e não vai trabalhar, acaba perdendo a próxima folga mesmo apresentando atestado médico.

"É fácil defender bandidos, muitas organizações que recebem dinheiro público defendem assim com os direitos humanos. Mas é necessário defender os policiais que também são humanos e merecem um Código de Ética mais humano", finaliza.

Jason prestigia exposição sobre comunidade de Simão Dias

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 14h00, última modificação 17/11/2017 17h10
Jason prestigia exposição sobre comunidade de Simão Dias

Assessoria do parlamentar

O vereador Jason Neto (PDT), foi convidado pelo fotógrafo Gilson Rosas, para solenidade de abertura da Exposição “Dança de Roda”, que ocorreu ontem, 28, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

O evento expõe trabalhos dos fotógrafos Gilton Rosas, Bruno Silva, Seiji Hiratsuka, Roberto Lacerda, Kaio Espinola, Marx Dantas, Laila Gardênia e Marcos Amorim e permanecerá até o final de maio. Na oportunidade, o grupo Dança de Roda da comunidade quilombola de Sítio Alto de Simão Dias fez uma apresentação de suas tradições. “Foi uma emoção como simão-diense ter recebido esse convite, belas imagens que retrata a vida desse povo forte da comunidade Sítio Alto, parabenizo a todos os profissionais pelo trabalho e divulgação de nosso povo”, afirmou o vereador.

"Escravidão branca", diz Seu Marcos sobre terceirização irrestrita

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2017 16h30, última modificação 17/11/2017 17h15
"Escravidão branca", diz Seu Marcos sobre terceirização irrestrita

Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 29, o vereador Seu Marcos (PHS), falou sobre a problemática da terceirização generalizada aprovada a Câmara Federal na semana passada. De acordo com o parlamentar, os empresários são os únicos interessados no projeto.
 
Seu Marcos que se posiciona contrário a aprovação da lei, lamentou que o projeto tenha tido parecer favorável do relator Laércio Oliveira, que é deputado federal pelo Partido Solidariedade Sergipe . "É lamentável que o projeto é o parecer tenha saído de um deputado aqui de nossa terra", afirmou.
 
Ainda de acordo com o vereador,  terceirização significa 'escravidão branca' e quem mais lucra com essa prática são os empresários que se mantém no topo dos mais ricos no país. " A quem interessa a terceirização?  Interessa aos grandes empresários deste país que cada vez ficam mais ricos. Enquanto os pobres ficam cada vez mais pobres.  Ninguém diz, mas terceirização significa escravidão branca", ressaltou.
 
Ainda de acordo com Seu Marcos, um funcionário que recebe apenas 1 mil reais é repassado por 4 mil em contratos, não tem direitos atendidos e são escravizados por um sistema que não valoriza a mão de obra humana. "Os empresários cobram 4 mil reais por um funcionário terceirizado, pagam apenas mil reais de salário e ficam com o restante.  Estes mesmos funcionários nao tem direitos e não são respeitados. Não podemos aceitar mais essa situação", explicou.

Bigode comenta situação precária dos conjuntos Barroso e Barrosinho

por Danilo Cardoso — publicado 30/03/2017 10h25, última modificação 17/11/2017 17h17
Bigode comenta situação precária dos conjuntos Barroso e Barrosinho

César de Oliveira

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) usou a tribuna no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 30, para relatar a situação precária vivenciada pelos moradores da periferia da cidade. O foco desta vez foram os conjuntos Barroso e Barrosinho, localizados no Bairro Farolândia.


O seu discurso iniciou com o descaso da gestão com os menos favorecidos. “Foram quatro anos que a periferia ficou esquecida pela gestão anterior, por isso, enquanto o sertão pede chuva, os moradores da periferia de Aracaju pedem para não chover. Os conjuntos Barroso e Barrosinho estão com águas empossadas”, revelou Bigode.


O parlamentar continuou. “Na gestão passada foram iniciadas obras na comunidade, mas apenas iniciadas, e agora querem que o atual prefeito resolva tudo em apenas três meses. Pedimos chuva no sertão, mas na Capital não. Porque a lama entope os bueiros e o lixo inundam os canais”, finalizou.

Américo de Deus cobra limpeza nos canais de Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 30/03/2017 10h25, última modificação 17/11/2017 17h19
Américo de Deus cobra limpeza nos canais de Aracaju

César de Oliveira

A limpeza dos canais em toda a Capital sergipana foi o tema abordado pelo vereador Américo de Deus (Rede) durante discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no Pequeno Expediente desta quinta-feira, 30. “Quero contribuir e colaborar com a fala do vereador Bigode que pede urgência da limpeza dos canais. Enquanto os sertanejos clamam por chuvas, a periferia clama por serviços”.


O parlamentar aprofundou no assunto. “Ontem a maré alta voltou a alagar as ruas do Bairro 13 de Julho, deixando vários moradores sem dormir. Sabemos que a situação está assim desde a gestão anterior, mas existem medidas paliativas podem minimizar a situação, basta ter responsabilidade e compromisso do povo”, destacou Américo de Deus.


O vereador cobrou serviços urgentes nos canais do Santa Maria, do Médici, da 13 de Julho e da Soledade. “Está vindo chuvas em grandezas e não podemos ficar no Deus nos acuda, já que chuva é dádiva de Deus. Pedimos compromisso e respeito aos órgãos responsáveis, porque não adianta ficarmos falando e cobrando e as secretárias não fazerem nada”, finalizou.

Nitinho ressalta que limpeza de canais será prioridade de Mendonça Prado

por Fernanda Sales — publicado 30/03/2017 11h00, última modificação 17/11/2017 17h23
Nitinho ressalta que limpeza de canais será prioridade de Mendonça Prado

César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 30, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), utilizou a tribuna durante o Grande Expediente para ressaltar que a limpeza dos canais de Aracaju também será prioridade do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado. O vereador se refere aos questionamentos de Américo de Deus (Rede), que cobrou da Emsurb, durante o Pequeno Expediente desta quinta-feira, a limpeza dos canais de Aracaju, que em dias de chuva transbordam água e alagam a cidade. “Apesar de todas as dificuldades, tenho certeza que a Emsurb vai realizar o serviço de limpeza de canais”, frisou Nitinho.

De acordo com Nitinho, está havendo um atraso nesses serviços por conta da operação deflagrada pela Polícia Civil, que está apurando contratos com as empresas públicas. “Sei que quando chove os canais transbordam, mas o presidente Mendonça Prado vai tomar todas as providências assim que essa questão com a justiça for resolvida", afirmou.

Peço encarecidamente a Mendonça que se preocupe com essa situação. Não tenho dúvida que ele vai limpar Aracaju como ela merece ser limpa e esse problema será resolvido”, acrescentou.
Nitinho ainda lembra que parte da população ainda insiste em jogar lixo em lugares inadequados, o que piora a situação. “Temos que conscientizar a população, pedir que cada um faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas e nos canais”, informou.

Em aparte, Elber Batalha (PSB) fala que a limpeza de canais é um serviço que só se faz durante uma época do ano, porque os canais não são revestidos. “Sugiro que Mendonça faça um emergencial só para a limpeza de canais enquanto aguarda a justiça decidir as outras questões. Essa é a melhor solução para resolver a situação da população”, opinou.

Com relação a CPI do Lixo, que será discutida durante a sessão desta quinta, o vereador pediu a colaboração de todos os parlamentares para serem respeitosos uns com os outros. “Somos pessoas adultas. Precisamos ter harmonia nesta Casa, com respeito entre todos”, destacou.

Elber Batalha pede a CPI do Lixo de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 11h40, última modificação 17/11/2017 17h26
Elber Batalha pede a CPI do Lixo de Aracaju

César de Oliveira

Em virtude da possível instauração da CPI do Lixo de Aracaju, o vereador Elber Batalha falou sobre o processo que está prestes a ser instalado na Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 30 de março. O requerimento n* 124/2017 foi assinado por nove vereadores de Aracaju que pedem a investigação dos contratos do lixo na capital.

 

Segundo o líder da oposição na Câmara, essas discussões acerca da limpeza pública de Aracaju são muito antigas. Elber disse que ainda o fim da gestão Wellington Paixão houve uma greve dos garis, no ano de 1992. “À época, Aracaju foi entulhada de lixo por todos os locais e o serviço era feito pela própria prefeitura. No final do mandato de Wellington Paixão, veio a ideia da terceirização do serviço de limpeza de lixo e canais. De lá pra cá, tudo que envolveu esse tema lixo foi alvo de discussão, confusão e polêmica”, disse.

O parlamentar disse que a muitos anos não existe uma licitação definitiva para a coleta do lixo e limpeza de canais de Aracaju. “Tivemos uma inúmera sequência de contratos emergenciais feitos por João Alves e Edvaldo Nogueira que, de maneira irresponsáveis, nunca fizeram a licitação definitiva. O único homem que deflagrou a licitação do Lixo definitiva em Aracaju foi Marcelo Déda em 2005 e, mesmo assim, renunciou para disputar o governo do Estado antes que essa licitação terminasse. Não queremos fazer pré-julgamentos ou acusações indevidas contra ninguém com essa CPI, mas os fatos têm que ser esclarecidos”, espera.

Vereadores da Rede participam da missa da AMO

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/04/2017 14h35, última modificação 17/11/2017 17h29
Vereadores da Rede participam da missa da AMO

Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 19, o vereador Américo de Deus (REDE) e a vereadora Kitty Lima (REDE), participaram da missa de Páscoa da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO). Os parlamentares aproveitaram o convite para conhecer de perto a estrutura e o trabalho brilhante que é feito com seus beneficiados além, da luta diária que a associação tem para se manter em funcionamento atendendo a mais de 3 mil pessoas.

A AMO, funciona desde 1996 e foi criada por profissionais de saúde que atuavam no Centro de Oncologia do Hospital Cirurgia. Prestando um relevante trabalho a sociedade mais carente na área de assistência social, psicologia, fisioterapia, terapia em grupo e nutrição.

Os vereadores, conversaram com funcionários e voluntários sobre o importante papel da AMO, que hoje tem 142 pacientes novos cadastrados e mais de 9 mil atendimentos realizados a população desassistida pelo poder público e que encontra na associação apoio e sustentação para continuar a luta contra o câncer.

Na oportunidade, os vereadores Américo de Deus e Kitty  Lima, parabenizaram a todos os envolvidos na associação, que tem como objetivo a batalha pela vida.

Nitinho participa de solenidade comemorativa ao Dia do Exército

por Danilo Cardoso — publicado 19/04/2017 14h35, última modificação 17/11/2017 17h33
Nitinho participa de solenidade comemorativa ao Dia do Exército

Gilton Rosas

O Dia do Exército foi comemorado em grande estilo no 28º Batalhão de Caçadores com a formatura dos soldados e entrega de medalha do Exército Brasileiro e Ordem do Mérito Militar. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), prestigiou a solenidade ao lado do comandante da instituição, coronel Marco Aurélio Küster de Paula e de diversas autoridades militares, civis e pessoas comuns.


Entre os agraciados com a medalha de Amigo do Exército estão o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cezário Siqueira; o desembargador do TJ, Ozório de Araújo Ramos Filho; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Pinna; o coronel da Polícia Militar, Marcony Cabral; o coronel R/1, Roberval Corrêa Leão; e o coronel da PM, Sávio Paiva Mendonça.

Mostrando todo seu respeito pelo Exército Brasileiro, o presidente da CMA afirmou que se sente em casa dentro do 28º BC. “Meu pai era militar e grande parte de minha infância foi dentro do quartel do Exército. Meu irmão também foi cabo desta mesma instituição, apenas eu que não segui essa carreira. Tenho muito respeito pelo Exército que trabalha para garantir a segurança do país”, comentou o parlamentar.

O comandante do 28º BC relembrou como foi constituído o Exército. “Estamos comemorando o Dia do Soldado, do Exército e o dia da Batalha dos Guararapes onde relembramos como o Exército foi formado e aproveitamos a oportunidade para homenagear todos àqueles que apoiam a instituição”, finalizou coronel Küster.

Um dos homenageados com a medalha, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cezário Siqueira comentou sua emoção. “Muito honrado em receber está medalha especial que pela primeira vez homenageia sergipanos, que nos engrandece e deixa muito feliz o Poder Judiciário como um todo com esta honraria”, comentou magistrado.

Anderson de Tuca lamenta ausência de Plano de Cargos e Salários para servidores do Detran

por Fernanda Sales — publicado 20/04/2017 10h30, última modificação 17/11/2017 17h38
Anderson de Tuca lamenta ausência de Plano de Cargos e Salários para servidores do Detran

César de Oliveira

Durante o Pequeno Expediente realizado na manhã desta quinta-feira, 20, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) lamentou a falta de compromisso do Governo do Estado com os servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). O objetivo do discurso do parlamentar foi chamar a atenção para o Plano de Cargos e Salários que não está sendo cumprido pelo governo.

Segundo o vereador, o Plano foi criado mas não está sendo executado e quem mais sofre com isso são os servidores. “O salários desses servidores está muito defasado, pois hoje eles recebem menos que um salário mínimo. Apesar de existir vale alimentação e algumas gratificações, estes benefícios não são incorporados ao salário. Esses trabalhadores não merecem isso, pois eles estudaram, passaram em concurso público e trabalham arduamente para receber muito pouco”, destacou.

Ainda de acordo com Anderson de Tuca, já são mais de cinco anos sem reajuste de salários. “Solicito providência do governo do Estado e do secretário estadual de Planejamento para melhorar o salário desses servidores, que estão sendo esquecidos pela administração estadual”, afirmou.

Anderson de Tuca acrescentou ainda que está atualmente como vereador, mas reforça que ele também é servidor do Detran e apoia o sindicato desta categoria. “Eles trabalham para ter o seu sustento, e hoje se um servidor do Detran falecer, infelizmente, a família só receberá por mês 647 reais, isso é um absurdo para um órgão que é o segundo que mais arrecada dinheiro para o Estado”.

Isac palestra para profissionais da saúde sobre reforma da previdência

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 10h35, última modificação 17/11/2017 17h43
Isac palestra para profissionais da saúde sobre reforma da previdência

Dienis Celestino

Na tarde de ontem, 19, o vereador Isac Silveira (PCdoB), palestrou para enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiros, durante a assembleia dessas categorias. A convite dos assistentes sociais Isac falou sobre a reforma da previdência.



A expectativa do governo é de que a reforma seja votada na comissão especial no começo do mês de maio, e na semana seguinte no plenário da Câmara dos Deputados. As regras do texto apresentado nesta semana não valem para os servidores estaduais - que terão de aprovar suas próprias reformas.

Os estados terão seis meses após a aprovação da reforma para aprovar mudanças nos regimes estaduais de previdência. Se não alterarem, valerá a regra nacional. “Todas essas propostas não devem valer para nenhum trabalhador. Conquistamos vários benefícios que fez com que deixassemos de ser escravos. O que esse governo golpista quer é um retrocesso, não podemos aceitar, precisamos ir para as ruas, reivindicar". Isac também falou sobre as alterações que a proposta já sofreu. "Foram feitas algumas mudanças desde a proposta inicial que servem apenas para enganar o trabalhador. O que nós queremos é que essa reforma não aconteça e seja retirada de pauta”, ressaltou Isac.

 

Além da palestra de Isac, também foram discutidos assuntos relacionados à reforma trabalhista, que foram explicados por advogados. As categorias presentes assumiram que também estarão na luta contra as reformas, e irão às ruas no próximo dia 28 de abril, dia em que ocorrerão manifestacoes em todo Brasil, contra essas imposições.

CMA presta últimas homenagens ao ex-vereador Zé Lopes

por Abrahão Crispim Filho — publicado 19/04/2017 16h55, última modificação 17/11/2017 17h46
CMA presta últimas homenagens ao ex-vereador Zé Lopes

Heribaldo Martins

Na tarde desta quarta- feira, 19, aconteceu o sepultamento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) José Lopes de Menezes, no Cemitério São Benedito. Também conhecido como Zé Lopes, o ex-parlamentar faleceu aos 78 anos, em sua residência, na madrugada desta quarta, após sofrer um AVC, que o deixou em coma por 16 anos.

Nitinho (PSD), presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), lamentou a morte do ex-vereador e relembrou sua trajetória política: “Teve uma presença muito ativa no Parlamento Municipal. Durante sua passagem como presidente da Câmara ele conseguiu um grande feito, que foi o prédio em que hoje está a Câmara. Então ele tem uma história marcada pela força de vontade, por lutar por aquilo que almeja. Ele foi um bom amigo, cumpridor de seus compromissos, suas palavras, isso fez dele um grande homem público”.

O ex-vereador da CMA, Emanuel Nascimento, comentou sobre a perda: “Zé Lopes foi uma pessoa que trabalhou muito pelo povo de Aracaju. Tem uma história na CMA, tem história na cidade de Aracaju, foi leal aos seus companheiros, aos seus princípios. E eu quero aqui agradecer em nome de Aracaju, o serviço prestado de Zé Lopes a essa cidade”.

Compareceram ao sepultamento amigos de longa data, como o ex-vereadore Marcélio Bomfim que falou um pouco sobre o legado do ex-vereador: “Em 1989, quando eu cheguei pela primeira vez, ele já era vereador, tive a necessidade de contar com a colaboração dele, toda a atenção dele para que a gente pudesse elaborar a Constituição Municipal que é a lei Orgânica do município de Aracaju. Que pela primeira vez, os municípios tiveram o direito de escrever a sua própria carta municipal, e Zé Lopes contribuiu bastante pra isso, então eu tenho lembranças do trabalho, da preocupação, da dedicação dele, do respeito que ele tinha independente do partido que os vereadores eram filiados, mas ele tinha um carinho especial por todos nós”.

O ex-vereador Jidenal Santos também prestou as últimas homenagens: “Um cidadão companheiro, um homem de palavra, era trabalhador, trabalhava para o povo, e eu vou sentir muita saudade dele, mesmo com o sofrimento que ele estava passando, mas eu nunca deixei de dizer que era amigo íntimo, foi um dos grandes amigos que eu tive na CMA”.

Zé Lopes, como era conhecido pelos sergipanos, foi vereador por cinco mandatos na Câmara, sendo dois deles como presidente da Câmara nos anos de 1991 a 1992 e de 1995 a 1996.

Lucas Aribé cobra ao prefeito execução do Projeto Cidade Digital

por Fernanda Sales — publicado 20/04/2017 10h35, última modificação 17/11/2017 17h48
Lucas Aribé cobra ao prefeito execução do Projeto Cidade Digital

César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 20, durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou o Pequeno Expediente para cobrar ao prefeito Edvaldo Nogueira a execução do Projeto Cidade Digital, que foi promessa de campanha da sua atual gestão.

De acordo com Lucas Aribé, muitos debates estão voltados para a questão da segurança pública, do lixo e da lista dos parlamentares que se envolvem em algum tipo de corrupção, mas acabam esquecendo de falar das promessas de campanha, que precisam ser cobradas ao prefeito. “Uma das promessas de Edvaldo Nogueira é a questão da Cidade Digital. Esse é um dos pilares do programa de governo do prefeito para tornar a cidade inteligente”, afirmou o vereador.

Segundo o parlamentar, essa promessa tem o sentido de utilizar as ferramentas comunicacionais para superar barreiras e fazer com que Aracaju cresça de maneira inteligente. “Cobro esse projeto porque sei como é importante uma cidade que se adapta às novas tecnologias”, disse.

Lucas Aribé ainda destacou que falta incentivo e participação da população aracajuana para a construção e melhoria da cidade. “Dentro desse projeto existe propostas em termos de participação popular. Venho observando uma ausência da participação do povo aracajuano na construção do rumo da cidade e observo que há falta de incentivo para esta participação. Já estamos no 4º mês de gestão e até agora nada mudou. Espero que Edvaldo cumpra o que prometeu para evoluir a cidade e peço que a população participe ativamente desta evolução”, finalizou Lucas.

Oposição crítica a falta de boa vontade para resolver a situação dos grevistas

por Andrea Lima, Assessoria do parlamentar — publicado 20/04/2017 15h05, última modificação 17/11/2017 17h50
Oposição crítica a falta de boa vontade para resolver a situação dos grevistas

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), voltou a tecer críticas pela falta de boa vontade política do executivo para resolver definitivamente a situação dos médicos da rede municipal, em greve há quase 85 dias. Segundo a parlamentar, o Prefeito Municipal de Aracaju (PMA), Edvaldo Nogueira (PCdoB), não recua e mantém essa luta de braço com a categoria; enquanto isso, a população aracajuana padece.

“Os médicos tiveram a humildade de pedir ao prefeito de Aracaju, que não recorresse da decisão do Tribunal de Justiça – TJ/SE que negou o reconhecimento da ilegalidade da greve, e que de forma pacífica e negociada fosse resolvido o impasse dos pagamentos dos servidores, ainda do mês de dezembro de 2016. Com isso, os médicos, mais uma vez, deram uma demonstração clara que estão sensíveis. Os médicos demonstram que querem chegar a um denominador comum, mas não há boa vontade política para resolver, está mais do que claro isso”, pontuou.

A vereadora disse ainda que não existe interesse do Governador do Estado, Jackson Barreto, e do prefeito de Aracaju, em resolver questões essências e vitais para o povo. “Não há boa vontade política para resolver essas questões delicadas que afetam a população mais carente. Governador e Prefeito estão do mesmo lado. O governador aceita passivamente a saída de quem trabalha verdadeiramente, com dedicação como aconteceu agora com a polícia sergipana; na mesma linha, Edvaldo Nogueira na saúde não demonstra nenhuma aptidão para equacionar o embaraço com os médicos grevistas”, lamentou.

Américo fala sobre a situação da Saúde Municipal

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 17/11/2017 17h54, última modificação 17/11/2017 17h54
Américo fala sobre a situação da Saúde Municipal

César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou da Tribuna nesta quinta-feira, 20, tratou sobre a Saúde do município. De acordo com o parlamentar, durante visita, a dois postos de Saúde do Conjunto Santa Tereza foi possível perceber o quanto as pessoas estão sofrendo pela falta de atendimento dos médicos que ainda estão em greve.

Américo fez um apelo à Prefeitura Municipal de Aracaju, Secretarias Municipais de Saúde e Finanças que se reúnam com o Sindimed e resolvam essa questão.  “Conclamo a todos para que sente para resolverem essa questão”, ressaltou. O parlamentar lembrou que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Audiência Pública com o secretário de Saúde e Conselheiros Municipais de Saúde a fim de debater a situação da greve dos médicos. “Fiquei triste com o prefeito Edvaldo Nogueira por não ter respeitado tudo que foi exposto aqui. Só espero que esse problema seja resolvido”, ressaltou.

Outro assunto comentado pelo vereador foi sobre a Educação na cidade. Américo citou o exemplo da Escola Dom Vicente Távora, no bairro Santo Antônio que está segundo o vereador, em estado de abandono. “Esse é exemplo do descaso do dinheiro público. É mais fácil não dar educação para manobrar as pessoas”, disse. Para o vereador, pessoas que receberam educação, cobram os seus direitos e estão atentas.

Quadrilheiros - Por fim, Américo de Deus cobrou do presidente da Funcaju, Silvio Santos que receba os quadrilheiros da cidade. O vereador lembrou que está chegando os festejos juninos e Silvio Santos ainda não informou que tipo de estrutura vai fornecer aos quadrilheiros. “Os quadrilheiros fazem sua parte, mas, precisam desse incentivo. Que tenham responsabilidade com a nossa tradição”, pediu.

Juvêncio Oliveira protocola PL com foco nos estudantes portadores de deficiência

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 11h35, última modificação 17/11/2017 20h15
Juvêncio Oliveira protocola PL com foco nos estudantes portadores de deficiência

César de Oliveira

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) apresentou nesta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei (PL) que assegura matrícula escolar para alunos com deficiência locomotora em escolas municipais próximas a sua residência.

O parlamentar propôs que toda criança, adolescente ou jovem que tiver deficiência locomotora deverá assegurar sua matrícula na escola do município, que esteja mais próxima da sua residência. “Neste caso o aluno (a) que dispor de deficiência ou o seu responsável legal deve apresentar documento comprobatório de residência próxima à escola, no instante em que fizer a solicitação da matrícula. Lembrando que, será direito da escola solicitar atestado médico comprovando a deficiência do aluno”, explicou o vereador.

Sobre os benefícios de maneira geral, Juvêncio pontua sua preocupação com o bem-estar não apenas do estudante, mas, sim, de toda a família, que normalmente já enfrenta grandes desafios. “Esta é uma medida que, sem dúvidas, irá melhorar a qualidade de vida destas famílias, facilitando a rotina e otimizando as atividades, bem como, irá impulsionar de maneira significativa o próprio desenvolvimento do estudante”, finalizou.

Bigode do Santa Maria parabeniza Edvaldo Nogueira e sua gestão

por fernanda.silva — publicado 20/04/2017 11h10, última modificação 17/11/2017 17h59
Bigode do Santa Maria parabeniza Edvaldo Nogueira e sua gestão

César de Oliveira

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) falou durante o Pequeno Expediente na manhã desta quinta-feira, 20, para parabenizar o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e sua gestão, que vem atendendo pedidos solicitados pelo parlamentar para melhorar a estrutura e a limpeza da cidade.

Para o vereador, é preciso parabenizar as pessoas que trabalham em prol do povo aracajuano, seja da situação ou da oposição. “Quero parabenizar ao presidente da Emurb, Antônio Sérgio Ferrari, ao Dr. Valter, também da Emurb, e ao prefeito Edvaldo Nogueira pelo trabalho belíssimo que estão realizando no 17 de Março. Mesmo com um tempo chuvoso eles estão fazendo a obra da rótula na avenida Alexandre Alcino, que dá acesso ao bairro 17 de Março”, frisou.

Bigode também agradece pela prefeitura ter realizado a limpeza nos loteamentos Marivan e Paraíso do Sul, localizados no bairro Santa Maria e acrescenta que não é fácil administrar uma cidade e estado cheio de problemas. “Eles estão atendendo nossos pedidos. Infelizmente não tem como atender todos os nossos pedidos de uma vez, pois não é fácil. Quem está de fora acha que é fácil de resolver, mas é complicado. Daqui há um tempo eu acredito que ninguém vai querer ser vereador mais, pois é difícil conseguir e resolver tudo que a população nos pede. Se pra gente é difícil, imagine para o poder executivo municipal e estadual, pois no meio dessa crise é muito difícil administrar”.

O parlamentar ainda ressaltou que tem gente que só faz reclamar e nunca agradece as coisas que são realizadas mesmo com as dificuldades. “Precisamos entender a situação dos governantes também. Esse é meu segundo mandato e sempre vou parabenizar as pessoas que trabalham em benefício da população”, finalizou.

Fábio Meireles critica retirada das motolâncias do Samu

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 11h30, última modificação 17/11/2017 18h01
Fábio Meireles critica retirada das motolâncias do Samu

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) criticou, nesta quinta-feira, 20, a suspensão das motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar apresentou os pontos que demonstram o equívoco da SES.

Ao exibir uma reportagem produzida pela TV Sergipe, Fábio mostrou que a retirada das motolâncias penaliza a população uma vez que compromete a agilidade da assistência aos pacientes. “O tempo de resposta de uma motolância é de oito minutos enquanto uma unidade básica demora 25 minutos para chegar ao local da ocorrência, ou seja, essa atitude deve retardar os atendimentos. Além disso, temos uma frota de ambulâncias já sucateada”, observou Fábio Meireles.

O vereador também destacou que a motolância dispõe dos mesmos recursos que as Unidades Básicas do Samu. Segundo ele, a precarização do serviço já vinha acontecendo, na medida em que, das 36 motocicletas enviadas pelo Ministério da Saúde, 22 foram devolvidas por falta de uso. “Recursos para colocar as motolâncias em funcionamento não tem, mas R$ 90 mil para reformar o gabinete do secretário Almeida Lima, como tem sido divulgado na imprensa, tem. Isso é brincar com a saúde da população”, ajuizou Meireles.

Manuel Marcos presta homenagem ao Exército Brasileiro

por fernanda.silva — publicado 20/04/2017 10h45, última modificação 17/11/2017 18h04
Manuel Marcos presta homenagem ao Exército Brasileiro

César de Oliveira

O vereador Manuel Marcos (PSDB) utilizou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 20, durante o Pequeno Expediente para prestar homenagem ao Exército Brasileiro, em especial o 28º Batalhão de Caçadores.

Segundo o parlamentar, na última quarta-feira, 19 de abril, foi comemorado o Dia do Índio e também o Dia do Exército e é preciso sempre lembrar desta data. “Precisamos parabenizar todos os soldados que protegem a nossa nação. Quero parabenizar o Exército e solicito que a mesa desta Casa envie para a corporação do 28ª BC este meu discurso. Em respeito ao Exército presto homenagem a esta instituição que garante a nossa autonomia e a melhoria do país para um futuro melhor”, afirmou.

Destacando a importância do Exército, Dr. Manuel Marcos fez um apanhado histórico dos militares no Brasil. “Assim como em todo o país, precisamos desse exército cada vez mais forte em nosso estado. O Brasil tem uma grande extensão continental e se não fosse o Exército nós já teríamos perdido diversas áreas brasileiras”, finalizou.

Nitinho aguarda decisão da Justiça sobre recurso para instalar a CPI

por Alexandra Brito — publicado 20/04/2017 14h25, última modificação 17/11/2017 18h09
Nitinho aguarda decisão da Justiça sobre recurso para instalar a CPI

Alexandra Brito

A CPI do Lixo, caso o recurso impetrado pela Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Aracaju não seja acatado pela Justiça, deverá ser instalada na próxima quinta-feira, 27 de março. “Nós recorremos da decisão e vamos aguardar até a próxima semana a resposta do Tribunal de Justiça sobre o processo que o Jurídico da Casa deu entrada, apontando alguns questionamentos de ordem jurídica para que o procedimento possa ser realizado de forma correta. Caso a resposta seja negativa, instalaremos a CPI”, informou o presidente da CMA, Nitinho (PSD).

Assim que foi notificado sobre a decisão da Justiça, Nitinho fez a leitura do documento em Plenário e conforme prevê o Regimento Interno, declarou aberta a CPI do Lixo. “Demos o prazo de cinco sessões para que os partidos que compõem a Casa indicarem seus representantes na Comissão. E dos nomes indicados, estaremos escolhendo os cinco membros que vão integrá-la”.

A comissão deverá ser composta por cinco parlamentares, divididos em presidente, relator e demais membros que irão fazer este trabalho de investigação. “Eu não vejo mais a necessidade da CPI na Câmara Municipal de Aracaju, porque tudo que vai sair daqui vai ser enviado para onde, se a polícia já indiciou as pessoas? Vão investigar o que, se está tudo bem adiantado e avançado?”, indaga o presidente da CMA. Na avaliação de Nitinho, a Câmara deve sim acompanhar este processo de debates e discussões, de forma democrática.

Indiciamentos

O presidente da Câmara disse que está acompanhando os últimos acontecimentos, sobre os indiciamentos de várias pessoas, por parte da Polícia. “Foram só indiciamentos, ninguém ainda foi condenado. Temos que ter paciência para saber o resultado das investigações. Com relação a ex-vereadora Lucimara Passos, Júlio Flores e o ex-deputado federal Mendonça Prado, constarem nesta lista, vemos com naturalidade, uma vez que eles foram presidente da Emsurb, órgão responsável pela contratação dos serviços de limpeza da cidade”.

Entre os indiciados, também aparecem dois nomes de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública de Aracaju. “É uma situação preocupante, mais não sou eu quem vou julgar e nem levantar valores. O inquérito já foi encaminhado para o Ministério Público e MP quem vai definir se encaminham para a Justiça ou não”, ressaltou Nitinho.

Dr. Gonzaga homenageia ícone sergipano do choro

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 13h55, última modificação 17/11/2017 18h13
Dr. Gonzaga homenageia ícone sergipano do choro

César de Oliveira

Em seu pronunciamento realizado, hoje, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) fez uma referência ao Dia Nacional do Choro, que é comemorado dia 23 de abril, explicando a origem da data que homenageia o nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro, um gênero genuinamente brasileiro e com incontável influência sobre outros gêneros e diversos músicos nacionais e internacionais.

O parlamentar aproveitou a ocasião da celebração da data para homenagear o sergipano Egnaldo Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Egnaldo do Bandolim, falecido em 21 de setembro de 2015, que foi um dos maiores precursores do Chorinho em nosso Estado, tendo sido intitulado o Pai do Bandolim Sergipano. O choro foi a grande escola de importantes músicos brasileiros como Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Sivuca, Hermeto Paschoal, Tom Jobim, Altamiro Carrilho, Baden Powell, Raphael Rabello e o próprio Pixinguinha entre tantos outros.

“De lá para cá, novas gerações trataram de recuperar a memória do gênero que hoje está com fôlego total e conquista cada vez mais adeptos, como é o caso do nossoEgnaldo do Bandolim, que alcançou popularidade nos anos 80, ao fundar o Restaurante Recanto do Chorinho, onde se reuniam os amantes do choro”, disse o vereador. Egnaldo do Bandolim lançou o seu primeiro e único CD em 2010, com composições de choros próprias como Cascata, Cadarço do Sapato, Daniella e Saudade do Bandolim, além de e importantes canções de outros artistas.

O inesquecível chorão Egnaldo do Bandolim também foi homenageado hoje, dia 20, pela Secretaria Estadual de Cultura, em reconhecimento a sua grande contribuição ao fortalecimento e resgate da cena do choro em Sergipe. “Também quero registrar aqui a minha homenagem pessoal, como cidadão, médico e amigo ao querido Egnaldo, com quem tive a oportunidade de conviver e compartilhar seus inesquecíveis choros”, disse o parlamentar, estendendo a homenagem também à família e os amigos do ícone do choro em Sergipe.

Segundo investigações, vitória de Edvaldo em 2016 teve ajuda da Torre

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamenta — publicado 20/04/2017 12h55, última modificação 17/11/2017 18h15
Segundo investigações, vitória de Edvaldo em 2016 teve ajuda da Torre

César de Oliveira

O vereador Elber Batalha utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para comentar sobre os últimos acontecimentos envolvendo a candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira e a empresa Torre  nas últimas eleições municipais de 2016.

Segundo resultado do inquérito da Operação Babel, da Polícia Civil, divulgado na manhã de hoje, 20 de abril, ficou evidenciado nas investigações da polícia o envolvimento do então candidato a prefeitura de Aracaju Edvaldo Nogueira e o proprietário da empresa Torre, José Antônio Torres Neto. “Quem prestou atenção, viu que os motivos dos indiciamentos foram pautadas em tudo o que apresentamos aqui na Câmara, no dia da votação da CPI do Lixo. Tudo foi objeto de investigação da equipe do Deotap, constatado e referendado com o resultado deste inquérito”, lembrou Elber.

De acordo com  o inquérito, nas ligações interpeladas pela polícia às vésperas do fim do segundo turno das eleições em 2016, havia pedidos do prefeito Edvaldo Nogueira ao dono da Torre solicitando recursos e doação de caixa dois para campanha. A investigação da Deotap concluiu com a quebra do sigilo bancário da Torre que foram verificados saques exatamente nos valores solicitados pelo prefeito Edvaldo Nogueira.  “Todos sabem qual foi o derramamento de dinheiro em Aracaju na última semana das eleições em 2016. Isso é muito sério. O inquérito será encaminhado para a Procuradoria Regional Eleitoral e aí abre-se uma nova perspectiva nesta discursão; o dinheiro que envolvia as relações do lixo em Aracaju, tenham sido utilizados decisivamente para definir os resultados as últimas eleições”, garante Elber.

Em relação a essa descoberta pela polícia sobre o envolvimento da candidatura de Edvaldo e a empresa Torre, Elber Batalha disse que já havia feito denúncias, ainda na época do período eleitoral de 2016. “O resultado deste inquérito não é surpresa para mim. Eu, pessoalmente, estive presente na delegacia da Superintendência da Polícia Federal às vésperas do fim do segundo turno e relatei isso, disse que não podia provar porque não tinha os recursos, dei os nomes de quem iria distribuir o dinheiro, porque já sabia nos bastidores e em Aracaju tudo se sabe. Houve um derramamento estrondoso de dinheiro nas comunidades mais carentes em Aracaju na eleição passada.Tenho esse protocolo guardado em casa. Infelizmente, com todo respeito que tenho aos delegados, não foi dado o devido cuidado e a operacionalização que era devida à época. A verdade veio à tona e essa CPI se torna cada vez mais necessária para que tudo isso chegue ao conhecimento dos aracajuanos ”.

Cabo Amintas diz que CPI do Lixo vai limpar Aracaju

por Hivy Raphaela - Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 13h50, última modificação 17/11/2017 18h17

O vereador Cabo Amintas  (PTB) usou o espaço do pequeno expediente da sessão desta quinta-feira, 20, da Câmara Municipal de Aracaju para lembrar que a Justiça determinou a instalação da CPI do Lixo para investigar os contratos firmados entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Torre desde 2010.

"O assunto está morno nesta Casa. No mesmo momento que o Governo de Sergipe mudou o comando da SSP, o proprietário da empresa Torre está no hospital pronto para receber alta médica, mas com não recebeu a liberdade, sua alta misteriosamente foi suspensa e ele continua internado. Talvez algumas pessoas ainda estejam preocupadas com o fato dele ser um homem muito rico, acostumado com luxo conquistado através do lixo e não queiram ele na cadeia. Será?”.

O parlamentar falou ainda que "se o empresário resolver abrir a boca, a cidade vai estremecer. A sujeira é grande e tem políticos que já estão preocupados com seus mandatos", alerta.

Cabo Amintas comentou as mudanças na cúpula da SSP e disse que acredita no trabalho dos novos gestores. "Não adianta mudar o comando da SSP para atrapalhar as investigações. As pessoas que assinaram são comprometidas com a população e não vão entrar neste jogo político".

"Os políticos que receberam dinheiro da Torre e não declararam, já podem colocar suas barbas de molho porque a qualquer momento vão ter que dar explicações. A CPI do Lixo vai seguir um curso e tenho certeza que meus colegas vão colaborar porque não devem nada".

O vereador encerrou fazendo um apelo aos colegas. "Peço que quem não acredita na CPI do Lixo não façam parte da comissão para não atrapalhar. Só deve fazer parte quem acredita na transparência em benefício do povo. Quero fazer parte deste momento histórico. A CPI do Lixo vai limpar Aracaju!".

Thiaguinho Batalha pede limpeza de ruas e operação tapa buraco na Aruana

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/11/2017 18h19, última modificação 17/11/2017 18h19
Thiaguinho Batalha pede limpeza de ruas e operação tapa buraco na Aruana

César de Oliveira

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) é o autor das indicações de números 816/2017 e 817/2017 que pedem serviços de limpeza e tapa buraco nas ruas do bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju. As indicações já foram protocoladas na Câmara de Vereadores e devem entrar em pauta nos próximos dias.

Segundo o vereador, a Rua Projetada encontra-se em péssimo estado de conservação, apresentando buracos e muitas depressões provocadas pelo desgaste da camada asfáltica. Nas ruas próximas também existem muitos entulhos e lixo espalhados por todos os lados. O parlamentar pede uma ação emergencial por parte da Prefeitura de Aracaju.

"Tem ruas na Aruana que, quando chove, alagam e ficam intransitáveis, ocasionando inúmeros problemas para os moradores. É preciso uma manutenção urgente realizando a limpeza das ruas com roçadeira e capinagem, pois tem muito mato, e também o recapeamento asfáltico, para melhorar a mobilidade urbana da região", apelou Thiaguinho.

Zezinho: "Conscientização da população é importante para manter a cidade limpa"

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/04/2017 07h25, última modificação 17/11/2017 18h22
Zezinho: "Conscientização da população é importante para manter a cidade limpa"

César de Oliveira

Lixo doméstico, e entulhos deixados por algumas pessoas têm gerado desconforto e reclamações dos moradores da Rua A4 e entorno no Setor Leste e Norte do Conjunto Bugio. Mediante as inúmeras reclamações que vem recebendo, sensibilizado, o vereador Zezinho do Bugio (PTB), esteve visitando o local. O vereador acredita que está na hora de começar a punir quem está sujando a cidade e causando danos ao meio ambiente.

“Recebi várias reclamações pedindo pra que eu verificasse o lixo que está sendo jogado na rua A4 no setor Leste. Estive lá e constatei o mau cheiro, e muito lixo doméstico jogado, realmente a gente tem que fazer alguma coisa, tomar providencia. Quero pedir a conscientização da sociedade, aquelas pessoas que presenciam este tipo de atitude, denunciem, só assim poderemos punir os infratores. Precisamos começar a educar estas pessoas, só assim nós vamos começar a mudar esta realidade no nosso município. Só assim, nós vamos começar a construir uma sociedade mais justa e mais progressiva”, disse o Vereador.

Em tempos de chuva, o acúmulo de lixo em locais inadequados pode trazer grandes perigos. O lixo disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios e de ruas contribui diretamente com as enchentes, o qual vem potencializar as mesmas. Entope as ‘bocas de lobo’ e as galerias de água fluvial. As enchentes espalham o lixo e contaminam a água e alimentos.

Zezinho do Bugio destaca ainda que é preciso a elaboração de uma campanha urgente de conscientização da população (motoristas e passageiros) para que não joguem lixo na rua. “É impressionante e, um absurdo total a falta de educação das motoristas e passageiros em relação a manter a nossa cidade limpa. Estas pessoas preferem manter seus veículos limpos internamente e sujar as ruas da cidade do que manter uma simples sacola e/ou lixinho de carro para evitar jogar lixo na rua. Acredito na conscientização de toda a população para inibir tal atitude”, frisou o vereador.

Kitty Lima cobra ação da CMA no combate à agressão contra a mulher em Sergipe

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 24/04/2017 07h20, última modificação 17/11/2017 18h24
Kitty Lima cobra ação da CMA no combate à agressão contra a mulher em Sergipe

Gilton Rosas

Inconformada com os crescentes casos de violência contra a mulher em Sergipe, a vereadora Kitty Lima (REDE) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para fazer um alerta à população sobre essa triste realidade e cobrar dos colegas parlamentares uma atenção especial sobre o assunto.

"Precisamos dar um basta a esta situação, e eu clamo pela colaboração dos meus colegas vereadores nesta causa. Para se ter uma ideia, em Sergipe, foram 830 casos de agressão contra a mulher registrados entre o mês de janeiro e o último dia 17 de abril, segundo dados da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis. Isso é vergonhoso, é uma covardia, e não podemos ficar indiferentes a esta lamentável realidade", pontuou a vereadora.

Iran Barbosa participa de Seminário sobre Educação Pública

por Valesca Montalvão, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 24/04/2017 07h00, última modificação 17/11/2017 18h26
Iran Barbosa participa de Seminário sobre Educação Pública

Assessoria do parlamentar

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador e professor Iran Barbosa (PT) participou, na manhã de quinta-feira, 19, do Seminário “A Educação Pública em tempos de crise democrática”, promovido pelos Conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia (CRESS/SE e CRP 19).

O parlamentar fez sua palestra abordando o tema “Conjuntura educacional: os desafios da inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede estadual de educação”. Participaram do Seminário dirigido a estudantes e profissionais de ambas as áreas, também na condição de palestrantes, a assistente social e professora, Dra. Adriana Ferriz, e a psicóloga e professora, Dra. Milena Aragão.

O professor Iran, durante a sua palestra, defendeu ser indispensável, sobretudo no momento em que vivemos, o estabelecimento dessa relação na perspectiva da construção de uma educação pública bem sucedida em nosso país.

A presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, ressaltou a importância da palestra de Iran Barbosa. "Contar com a presença de Iran Barbosa neste espaço foi muito importante por ele ser um educador, lutador social e parlamentar comprometido com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Ele contribuiu trazendo elementos sobre a atual conjuntura de desfinanciamento da política educacional no âmbito federal e estadual e dos impactos no cotidiano da comunidade escolar", pontuou.

Iran Barbosa destacou que "é preciso haver uma somação de esforços entre os profissionais da Educação, do Serviço Social e da Psicologia para que possamos, a partir do reconhecimento dos cidadãos como sujeitos de direitos, assegurar o ingresso a permanência e o sucesso do povo brasileiro nas escolas de Educação Básica e nas Instituições de Ensino Superior".

Emília Corrêa parabeniza município de Lagarto pelos 137 anos

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/04/2017 07h10, última modificação 17/11/2017 18h28
Emília Corrêa parabeniza município de Lagarto pelos 137 anos

Assessoria do parlamentar

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), ocupou a Tribuna durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar o município sergipano de Lagarto pelos seus 137 anos. Na ocasião, a parlamentar manifestou gratidão pela sua cidade natal, destacando que toda a família nasceu e cresceu em Lagarto. "Lá está grande parte do meu coração e todo o meu sangue", emocionada disse. Parabéns!

 

Lagartense
Lagartense de alma, Emília enalteceu a importância do município na construção da sua vida pessoal e profissional. “Tenho uma enorme gratidão por Lagarto, cidade onde nasci e dei meus primeiros passos mantida. Devo a Lagarto parte de tudo o que sou como mulher pública",celebrou. Parabéns!

Elber pede explicações sobre aplicação da Taxa de Iluminação Pública

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/04/2017 15h15, última modificação 17/11/2017 18h31
Elber pede explicações sobre aplicação da Taxa de Iluminação Pública

Gilton Rosas

No início desta semana, o vereador Elber Batalha (PSB), fez denúncias em relação a destinação correta, por parte da prefeitura de Aracaju, da taxa de energia que é cobrada do contribuinte aracajuano para que seja reinvestida na manutenção da iluminação pública da capital sergipana. 
 
O líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deu entrada em dois requerimentos (Nº 215/2017 e 216/2017) que solicitam da Energisa e da Emurb as planilhas com todos os dados referentes aos valores que foram repassados desde janeiro 2017 sobre a arrecadação da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cocip), além do contrato com a empresa que faz a reposição e manutenção das lâmpadas, o valor mensal das faturas da empresa e qual o motivo da precária situação da iluminação pública de Aracaju desde a gestão de João Alves, até agora na gestão de Edvaldo Nogueira. 
 
"Aracaju está às escuras e precisamos saber para onde está indo o valor que é cobrado do contribuinte com a taxa de iluminação pública. Essas planilhas vão servir para que a gente possa explicar aos aracajuanos como a prefeitura trata esta questão”, espera Elber.
 

Lucas Aribé participa de Sessão Especial ao Dia da Doméstica

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/04/2017 15h05, última modificação 17/11/2017 18h34
Lucas Aribé participa de Sessão Especial ao Dia da Doméstica

Gilton Rosas

O Dia Nacional das Empregadas Domésticas é celebrado dia 27 de abril e para comemorar a data foi realizada na manhã desta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em uma Sessão Especial. A Sessão é fruto do requerimento da vereadora Emília Correia (PEN). O vereador Lucas Aribé (PSB) esteve presente e afirmou ser fundamental o papel da profissional do lar na sociedade.

“Nos últimos anos as empregadas domésticas tiveram uma série de conquistas legislativas que no meu entender foi de forma atrasada porque elas prestam um serviço de alta relevância, confiança e responsabilidade. Elas são trabalhadoras assim como qualquer outro profissional e o reconhecimento jurídico veio muito tarde em um país que se diz desenvolvido. Não respeitar os direitos das empregadas domésticas é não respeitar o cidadão. Por isso, considero válida essa sessão para que possamos discutir os avanços e os desafios”, disse o vereador Lucas Aribé.

Para a autora do requerimento, a vereadora Emília Correia, é preciso que se valorize esse segmento e acabe com o preconceito que ainda existe sobre a imagem da empregada doméstica. “Ao longo de décadas elas sofreram e ainda sofrem com a discriminação em relação aos seus direitos. A importância dessa Sessão é a valorização e a tentativa de desconstruir essa discriminação e mostrar que a empregada doméstica é uma trabalhadora como outra qualquer que deve ser respeitada e os seus direitos aplicados”, declarou a vereadora Emília Correia. 

Entre os palestrantes estavam Sueli Maria de Fátima, presidente do Sindicato das Domésticas do Estado de Sergipe; Ricardo Carneiro, procurador do Ministério do Trabalho e Sandro Bruno, empresário. “As empregadas domésticas ao longo dos anos tiveram conquistas, mas também enfatizo que as diaristas assumiram um papel que as empregadas domésticas tinham no passado, ou seja, a visão de exploração e de trabalho beirando a indignidade. Então é necessário que se dê um olhar mais crítico aos direitos agregados ao arcabouço jurídico das domésticas, porque elas têm muitos direitos, mas não possuem um mecanismo de fiscalização”, ressaltou o procurador Ricardo Carneiro.

Para a presidente do Sindicato das Domésticas do Estado de Sergipe, Sueli Maria de Fátima, a Sessão vem para valorizar as empregadas domésticas e reafirmar sua posição na sociedade: “Para minha categoria é de vital importância essa solenidade porque a gente se sente valorizada. Para nós é muito importante sermos lembradas na semana em que se comemora o nosso dia. Para nós é um momento de alegria e valorização, pois estamos sendo vistas como mulher, profissional e respeitada. O que falar de conquistas? Hoje podemos ver uma trabalhadora doméstica chegar a uma tribuna de uma Câmara e falar sobre sua categoria”, declarou Sueli Maria de Fátima.

Foto: Gilton Rosas

Sessão Especial sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece nesta sexta, 31

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 12h10, última modificação 20/11/2017 10h14
Sessão Especial sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece nesta sexta, 31

Gilton Rosas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e para comemorar a data será realizada uma Sessão Especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju no dia 31 de março às 9 horas. A Sessão é resultado do requerimento do vereador Lucas Aribé (PSB). O tema da sessão é “família: saberes, vivências, habilidades, desafios e oportunidades” e tem como propósito trazer para reflexão a importância da família na integração social do filho autista e da sociedade na criação de espaço de socialização e aprendizagem, na perspectiva de fortalecer os caminhos que levam à autonomia e à inclusão social.

Elber lamenta a rejeição da CPI do Lixo de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 13h50, última modificação 20/11/2017 10h32
Elber lamenta a rejeição da CPI do Lixo de Aracaju

César de Oliveira

Por 16 votos a 7, foi rejeitado o requerimento nº 124/2017 que solicitava investigação sobre os contratos da coleta do lixo e limpeza de canais de Aracaju e instauraria uma CPI na Câmara de Vereadores. Dos nove vereadores que assinaram inicialmente o requerimento, dois vereadores mudaram o voto na hora da votação.
 
O vereador líder da oposição, Elber Batalha, fez uma explanação didática com dados e documentos os quais comprovariam que desde 2005 existem informações deturpadas, contratos aditivados inconstitucionalmente, além de uma inúmera sequência de contratos emergenciais. Por conta da rejeição da CPI na Câmara, Elber e a bancada da oposição irão impetrar uma ação judicial para que a justiça determine a instalação da CPI do Lixo.
 
“Lamentamos profundamente que a Câmara de Aracaju não tenha o entendimento da gravidade das acusações em relação a coleta do lixo da nossa cidade. Nós estamos falando de milhões de reais do dinheiro do povo que foram destinados de forma errônea em todos esses anos de contratos emergenciais entre a Emsurb e as empresas. Vamos procurar agora os meios legais para que tudo seja prontamente esclarecido. Aracaju clama por explicações e merece clareza em saber como é destinado o dinheiro público em nossa cidade”, lamentou Elber.

Emília critica a postura da bancada do prefeito que vota contra o povo

por Alexandra da Costa Brito publicado 20/11/2017 09h25, última modificação 20/11/2017 14h20
Colaboradores: Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar
A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), criticou duramente a postura da bancada do Prefeito Municipal de Aracaju (PMA), Edvaldo Nogueira, na Casa Legislativa, que vem votando contra o povo aracajuano. 
Segundo Emília, o Projeto de Lei 26/2017, de sua autoria, previa a justificativa por escrito para a recusa de atendimento pela rede pública de saúde. Ocorre que a proposta foi rejeitada com oitos votos contrários e cinco favoráveis. “A maioria doa vereadores entendeu que a multa proposta na redação do projeto causava problemas, pois bem, retiramos a punição e apresentamos uma emenda que previa penalidades administrativas; mesmo assim, recusaram,”, ressaltou.
Para Emília, o PL 26/2017 garantia respeito e atenção aos usuários do sistema público de saúde; implicava apenas na obrigatoriedade da justificativa por escrito para o não atendimento nas unidades de saúde do município. “O cidadão aracajuano, muitas vezes, doente, falta ao trabalho na busca de atendimento, sem conseguir atendimento a sua necessidade. O projeto, nesse caso, daria o direito ao usuário de tomar conhecimento, de imediato e por escrito, acerca do(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) não foi atendido”, destacou.
Por fim, a parlamentar lembrou que, mais uma vez, a maioria dos vereadores de Aracaju, que servem ao comando do prefeito municipal, se manifestaram contrários aos interesses do povo aracajuano. “O vereador era contra o projeto porque tinha multa, depois que apresentamos uma emenda votam contra novamente. A gente lamenta, pois não existe um comprometimento dos parlamentares em cumprir seu fiel papel de legislar pelo cidadão de Aracaju”, lamentou.
Foto: César de Oliveira

Iran propõe instalação de pontos de energia para recarga de dispositivos móveis

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 15h00, última modificação 20/11/2017 10h35
Iran propõe instalação de pontos de energia para recarga de dispositivos móveis

César de Oliveira

Através da Indicação N° 245/2017, já aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Iran Barbosa (PT) propôs a instalação de pontos de energia elétrica para a recarga gratuita da bateria de telefones celulares e de outros dispositivos móveis.

O parlamentar explicou que tais pontos devem ser colocados em locais estratégicos. "Sugiro que os pontos sejam inseridos nos terminais de integração da nossa cidade, nos pontos de parada de ônibus, nas praças e parques públicos, nos diversos calçadões e em áreas de grande fluxo de pessoas", disse Iran.

O vereador esclareceu que a Indicação sugere, também, uma parceria entre a Administração Municipal e a Universidade Federal de Sergipe - UFS para a obtenção do bom resultado da proposta.

"Para o cumprimento desta finalidade, a parceria entre a Administração Municipal e a UFS poderá obter o desenvolvimento da tecnologia necessária para a captação de energia solar a ser utilizada na instalação dos pontos de energia, a exemplo do que já acontece em Joinville (SC) e em outros lugares", finalizou Iran Barbosa

Emília cobra campanhas permanentes de combate à violência contra as mulheres

por Alexandra da Costa Brito publicado 20/11/2017 09h30, última modificação 20/11/2017 14h20
Colaboradores: Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar
A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra a realização de campanhas permanentes de combate à violência contra as mulheres. Segundo ela é necessário chamar a atenção da sociedade para os vários fatores que determinam a agressão contra as mulheres.
De acordo com Emília o mais comum é que essas agressões partem dos companheiros, pais e parentes próximos as vitimas. Campanhas são importantes, pois chamam a atenção e sensibilizam a sociedade para os cuidados que devemos ter ao vivenciar situações abusivas. “Através de palestras, capacitações, oficinas, mobilizações e debates, tudo isso com afinco no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, sobretudo em regiões de maior vulnerabilidade social. Essas ações são urgentes”, pontuou.
Para Emília, a violência de gênero não é apenas física, mas principalmente psicológica, e pode gerar transtornos significativos na vida dessas vitimas;  as mulheres têm o direito ter uma vida em paz e harmonia. As mulheres merecem ser felizes.
Por fim, a parlamentar lembra que não basta aplicar a lei, é preciso dialogar com a sociedade, promovendo uma reflexão sobre a necessidade de todos combaterem esse tipo de violência, que vitimiza as mulheres principalmente no ambiente doméstico. “Reconhecer que existe uma lacuna no enfrentamento à violência de gênero é um começo importante, para iniciarmos um processo eficiente de incentivo a criação de políticas publicas que sejam verdadeiramente efetivas para diminuição dos índices dessa lamentável situação”, finalizou.
Foto: Gilton Rosas

'Quem votar contra a CPI do Lixo está votando contra o povo', afirma vereador Cabo Amintas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 12h00, última modificação 20/11/2017 10h37
'Quem votar contra a CPI do Lixo está votando contra o povo', afirma vereador Cabo Amintas

César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 30, o vereador Cabo Amintas (PTB), usou o pequeno expediente mais uma vez para pedir apoio para a aprovação da CPI do Lixo que vai ser votada hoje.

"Hoje temos a oportunidade de mostrar a independência desta Casa e dizer 'não' a roubalheira,  aos esquemas fraudulentos e aos empresários que levam o dinheiro da população aracajuana, e dizer 'sim' a transparência. Quem não quer a investigação merece ser investigado", defende.

A CPI do Lixo vai investigar os contratos firmados entre a Prefeitura de Aracaju através da Emsub a Torre desde 2010.

"Quem votar contra a CPI está votando contra o povo. Queremos a transparência para saber o destino do dinheiro público. A Polícia está investigando porque os contratos são suspeitos. Se não tiver nada de errado o povo vai saber", garante.

Nitinho ressalta que limpeza de canais será prioridade de Mendonça Prado

por Fernanda Sales — publicado 30/03/2017 11h00, última modificação 20/11/2017 10h39
Nitinho ressalta que limpeza de canais será prioridade de Mendonça Prado

César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 30, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), utilizou a tribuna durante o Grande Expediente para ressaltar que a limpeza dos canais de Aracaju também será prioridade do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado. O vereador se refere aos questionamentos de Américo de Deus (Rede), que cobrou da Emsurb, durante o Pequeno Expediente desta quinta-feira, a limpeza dos canais de Aracaju, que em dias de chuva transbordam água e alagam a cidade. “Apesar de todas as dificuldades, tenho certeza que a Emsurb vai realizar o serviço de limpeza de canais”, frisou Nitinho.

De acordo com Nitinho, está havendo um atraso nesses serviços por conta da operação deflagrada pela Polícia Civil, que está apurando contratos com as empresas públicas. “Sei que quando chove os canais transbordam, mas o presidente Mendonça Prado vai tomar todas as providências assim que essa questão com a justiça for resolvida", afirmou.

Peço encarecidamente a Mendonça que se preocupe com essa situação. Não tenho dúvida que ele vai limpar Aracaju como ela merece ser limpa e esse problema será resolvido”, acrescentou.
Nitinho ainda lembra que parte da população ainda insiste em jogar lixo em lugares inadequados, o que piora a situação. “Temos que conscientizar a população, pedir que cada um faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas e nos canais”, informou.

Em aparte, Elber Batalha (PSB) fala que a limpeza de canais é um serviço que só se faz durante uma época do ano, porque os canais não são revestidos. “Sugiro que Mendonça faça um emergencial só para a limpeza de canais enquanto aguarda a justiça decidir as outras questões. Essa é a melhor solução para resolver a situação da população”, opinou.

Com relação a CPI do Lixo, que será discutida durante a sessão desta quinta, o vereador pediu a colaboração de todos os parlamentares para serem respeitosos uns com os outros. “Somos pessoas adultas. Precisamos ter harmonia nesta Casa, com respeito entre todos”, destacou.

“CPI do lixo atrapalha quem quer trabalhar com celeridade”, diz Palhaço Soneca

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 15h00, última modificação 20/11/2017 10h42
“CPI do lixo atrapalha quem quer trabalhar com celeridade”, diz Palhaço Soneca

César de Oliveira

"Polícia, Ministério Público e Tribunal de Contas estão investigando o caso. Então para quê nos vereadores precisamos participar dessa investigação? Ora, temos outras obrigações e deveres com o povo. E, infelizmente os projetos estão parados por causa de uma discussão desnecessária". Esta foi a frase utilizada pelo vereador Palhaço Soneca (PPS) ao justificar o voto contrário a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo na Câmara Municipal de Aracaju.

Durante a votação o clima esquentou na casa legislativa. Ao fim, 16 vereadores votaram contra a abertura da CPI; sete se manifestaram a favor.

Durante seu voto, Soneca pediu aos colegas de parlamento mais compromisso com projetos que mereçam a devida atenção. "Já apresentei dois projetos de lei e ainda não entraram em votação. Assim como outros que também não chegaram ao Plenário. Essa demora quem sofre é a população, sobretudo a mais necessitada", comentou.

Vereador Thiaguinho Batalha cumpre agenda no final de semana

por Alexandra da Costa Brito publicado 20/11/2017 09h40, última modificação 20/11/2017 14h19
Colaboradores: André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar

O sábado começou com muito trabalho para o vereador Thiaguinho Batalha (PMB). No conjunto Horto do Carvalho, na Aruana, ele participou de uma reunião com moradores para discutir os problemas da localidade. Também participaram do encontro moradores dos residenciais Costa Nova 1 e 2. Uma das principais solicitações foi a operação tapa-buracos.

Segundo eles, o pavimento se encontra em péssimo estado de conservação. Mas não é só isso. A iluminação pública e a limpeza das ruas também tem deixado a desejar. "As principais vias do transporte coletivo estão cheias de buraco. Não temos sinalização vertical e horizontal, e as áreas verdes precisam urgentemente de capinação", disse a autônoma Valdice Bitencourt.

A presença do vereador trouxe uma esperança para os moradores. Todas as reivindicações foram anotadas e serão devidamente cobradas nos órgãos responsáveis. "Apesar de ser um sábado, o vereador veio aqui, nos ouviu, e se comprometeu em ajudar. Ficamos felizes com a sua presença e aguardamos um bom retorno das nossas solicitações", disse a funcionária pública Andreia Fernandes.

A presidente da Associação de Moradores do Horto do Carvalho, Adriana Silva, depositou em Thiaguinho todas as esperanças dos moradores. "A reunião foi muito proveitosa, porque se nós não tivermos alguém para nos ajudar, nada avança, infelizmente. Com Thiaguinho à frente tenho certeza que as coisas vão melhorar", disse.

Mais atividades

Saindo da reunião, Thiaguinho prestigiou o projeto Canal Cidadão, realizado  pela TV Atalaia no loteamento Pau Ferro. O parlamentar cumprimentou  moradores e aproveitou para abraçar o padre Marcelo. Suas atividades encerraram na corrida Volta de Aracaju, realizada na Orla de Atalaia.

"Foi um sábado bastante produtivo. No Horto do Carvalho nós pudemos rever amigos e eleitores e anotamos algumas demandas. Prestigiamos também o projeto Canal Cidadão, realizado no querido loteamento Pau Ferro e abraçamos o amigo Padre Marcelo Conceição, que tem feito um belíssimo trabalho na comunidade. Terminamos o dia fazendo algo que mais gostamos, que é a prática do esporte, participando de uma corrida de rua", disse Thiaguinho.

“A CPI do Lixo era instrumento de palanque eleitoral”, afirma Professor Bittencourt

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 15h05, última modificação 20/11/2017 10h43
“A CPI do Lixo era instrumento de palanque eleitoral”, afirma Professor Bittencourt

César de Oliveira

Com 16 votos contrários e apenas sete a favor da aprovação da CPI do Lixo, votada nesta quinta-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito, defende que a Polícia Civil mantenha a investigação do processo instaurado em 2016 com todo o rigor. Para o parlamentar, a proposta da CPI foi um dispositivo de interesse político da oposição.

“Os membros que assinaram o requerimento de CPI não solicitaram documentos ou esclarecimentos à prefeitura ou à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Quando sugerimos a vinda de Mendonça Prado à Câmara, o líder da oposição protestou e queria que fosse em outra data. Quem está querendo esclarecimentos, não protesta a presença da pessoa que mais tem informações sobre isso”, salientou o líder do prefeito na CMA.

Professor Bittencourt esclareceu que é a favor da investigação, que já está sendo realizada pela Justiça e pela Polícia. “Queremos celeridade, seriedade e o compromisso da polícia, com natureza jurídica e técnica. A CPI do Lixo é, simplesmente, um instrumento de palanque eleitoral para satisfazer interesses externos e internos de pessoas que perderam a eleição e ainda não se deram conta disso, torcendo na perspectiva de enfraquecer a gestão”, afirmou.

Ainda, segundo o vereador, a situação do lixo é extrema, séria e será resolvida. “A população quer o lixo recolhido. Houve a ação judicial para que a atual empresa permanecesse por mais 70 dias, empresa essa que demonstrou absoluta incapacidade de executar sua tarefa. Estamos colaborando no sentido de cobrar à própria Emsurb e à Justiça. Foi feito um contrato emergencial dentro da legalidade, mas a Justiça pediu a manutenção da empresa, que foi notificada 20 vezes e teve paralisações diversas por não cumprir as obrigações legais e trabalhistas com os seus funcionários”, pontuou.

O líder do prefeito afirmou ainda que a cidade precisa e terá uma resposta. “Mas essa resposta não é a CPI. Isso só prolongará o problema e o palanque. A dimensão colocada pela polícia foi de caráter técnico e não de natureza política. A polícia está fazendo friamente e tecnicamente toda investigação, seguindo o rigor da legislação e sendo acompanhada pelos órgãos de fiscalização”, ressaltou Bittencourt.

Anderson pede celeridade na revisão do Plano Diretor

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 15h10, última modificação 20/11/2017 10h45
Anderson pede celeridade na revisão do Plano Diretor

César de Oliveira

A demora na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju foi pauta do vereador Anderson de Tuca (PRTB) na manhã desta quinta-feira, 30. 

“Aracaju nasceu projetada e precisa acompanhar o progresso. O PDDU da cidade já deveria ter sido revisado desde 1995, mas até hoje isso não foi feito. Na legislatura passada deram início ao processo, porém não foi concluído. Que nesta gestão seja dada a devida importância para esse problema. Pois, caso contrário, vamos sofrer bastante no futuro.”, informou.

Anderson apontou que problemas na mobilidade urbana e saneamento básico, por exemplo, poderiam ser resolvidos através do Plano Diretor. “É preciso acompanhar de perto estas mudanças e interagir com as novas realidades. Nossa cidade está crescendo. Já estamos enfrentando diariamente o efeito da falta dessa revisão. Basta percorrer as ruas da cidade para comprovar. São engarrafamentos quilométricos em horários de pico e também o esgotamento sanitário que pede socorro”, declarou.

Plenário rejeita requerimento pedindo abertura da CPI do Lixo

por Viviane Cavalcante e Abrahão Crispim Filho — publicado 30/03/2017 15h15, última modificação 20/11/2017 10h48
Plenário rejeita requerimento pedindo abertura da CPI do Lixo

Heribaldo Martins

Na pauta de votação desta quinta-feira, 30, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciaram um total de duas proposituras, sendo um Projeto de Decreto Legislativo e o Requerimento nº 124/2017, que solicitava a instalação da CPI do Lixo, que foi rejeitado por 16 a 7.

Proposto pelo líder da bancada de oposição, Elber Batalha (PSB), o Requerimento solicitando a abertura da CPI do Lixo foi amplamente debatido pelos vereadores. A finalidade da propositura era investigar os contratos de coleta de lixo e limpeza urbana firmados entre o município de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA (Torre), entre os anos de 2010 e 2016.

Após analisar alguns documentos do período indicado, a vereadora Emília Corrêa (PEN) sugeriu que houve um “superfaturamento” de alguns contratos da Empresa Torre e que essa situação precisava ser investigada com cuidado. O autor do Requerimento, Elber Batalha fez um histórico dos contratos emergenciais firmados pela Emsurb com as empresas Cavo e Torre nos últimos anos.

O parlamentar lembrou que no início da gestão de Edvaldo Nogueira em 2017, por quatro dias, a Cavo e a Torre prestaram os mesmos serviços na coleta do lixo em Aracaju. “O contrato da Cavo, com vigência de outubro de 2016 a março de 2017, incluíndo a limpeza de canais, foi mais barato do que o valor cobrado pela Torre, também com limpeza de canais, para o período de março de 2017 a setembro de 2017”, ressaltou Elber.

Dirigindo-se a base aliada do prefeito, o vereador Cabo Amintas (PTB) disse que houve direcionamento da atual administração para a contratação da empresa Torre. “A população não é burra. O Ministério Público está investigando, a Polícia está investigando e essa Casa vai se calar sobre isso?”, questionou.

Para o líder do governo, Professor Antônio Bittencourt (PCdoB), a propositura de se instalar uma CPI tinha cunho meramente eleitoral. "Somos os maiores interessados nesta investigação e torço que a Polícia e o Ministério Público apurem com rigor", exaltou o líder.

Para Lucas Aribé (PSB), a CPI do Lixo trata sobre o dinheiro público que é oriundo dos impostos que são pagos por todos os aracajuanos. “Estamos debatendo isso hoje por falta de transparência, falta de respeito aos eleitores, confiando nos gestores”, analisou. O parlamentar disse ainda que a população espera que o gestor público trate a coisa pública como se estivesse tratando um bem seu. “Estamos tratando de apenas uma questão no meio de várias que precisam de atenção”, frisou, acrescentando que a solicitação da CPI é um pedido da sociedade e tem o objetivo de investigar uma série de irregularidades.

Já para o vereador Américo de Deus (Rede), o assunto não pode ser tratado como uma questão meramente política. “O povo brasileiro está cansado de politicagem. Nós temos o dever e a obrigação de fazer uma política diferenciada”, disse.

Isac (PCdoB) lembrou que houve um pedido de CPI em agosto de 2016 de autoria do ex-vereador Bertulino Menezes (PSB) e sequer foi lido na Casa, nem encaminhado para votação. “É esse mesmo partido que agora quer transparência, para tentar nos impor uma lógica que aquele que não quer votar na CPI não quer Aracaju limpa”. Para o vereador, essa CPI é só para vulnerabilizar a gestão de Edvaldo Nogueira. "Nenhum de nós teme e, não vou votar porque ela tem intenção partidária".

Sobre o Requerimento do ano de 2016, que tinha o mesmo objetivo do proposto por Elber Batalha na atual Legislatura, Vinicius Porto (DEM), que era presidente à época da CMA, informou que o anterior, apresentado pelo então vereador Bertulino Menezes, não foi dado prosseguimento porque, diferente de Elber, não estabelecia qual o prazo certo de investigação.

Prosseguindo com as discusões sobre a solicitação de instalação da CPI do Lixo, Dr. Manuel Marcos (PSDB) disse achar melhor aguardar a investigação que está sendo comandada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público. “Acho desnecessário nesse momento, pois quem vai concluir a investigação é a Polícia. A Câmara tem que ficar na expectativa”, afirmou.

Fábio Meireles disse que ficou sabendo do Requerimento que trata sobre a CPI do Lixo através das redes sociais. “Tinha as minhas dúvidas, não vim para essa casa para ficar fazendo joguinho. Nunca ouvi falar que a Cavo fez drenagem de canal e estou falando isso por conhecimento de causa, afinal moro numa comunidade que precisa de drenagem e a Cavo nunca fez. Estou aqui para me posicionar sobre o que é preciso. A população muitas vezes é deixada de lado,” disse.

Ao ocupar a tribuna, Kitty Lima (Rede) disse que os vereadores têm pensamentos diferentes, mas que o respeito deve prevalecer. “Precisamos de transparência, a população precisa disso. E isso não quer dizer que não estamos desconfiando de Edvaldo, apenas queremos esclarecer esta situação e que o respeito deve ser mantido na Casa,” afirmou.

Ainda durante o debate, o vereador Iran Barbosa (PT) ocupou a Tribuna e disse que durante o governo municipal de Marcelo Déda foi vereador e assinou uma CPI. “Quando fui deputado federal também assinei uma CPI, quando Lula era presidente", informou Iran.

Evandro Franca (PTB) informou que fala muito pouco, mas que é observador. “Tenho sete mandatos e digo que falar demais não dá voto". 

Os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Zezinho do Bugio (PTB), Palhaço Soneca e Dr. Gonzaga (PMDB) ao falarem durante a análise do requerimento da CPI compartilharam da ideia de que confiam no trabalho que está sendo desenvolvido pela delegada Danielle Garcia, à frente das investigações, e que a polícia está cumprindo o papel de investigar.

Sobre os contratos feitos para a coleta de lixo, na gestão anterior, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) disse que foi secretário de João Alves e nunca viu favorecimento de empresa A e B.

Os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB) e Bigode do Santa Maria (PMDB) afirmaram em discurso que as decisões políticas precisam ser deixadas de lado e que confiam na investigação da polícia. 

Após a discussão e colocações feitas pelos parlamentares, que adentraram pela tarde desta quinta-feira, foi aberta a votação do requerimento pedindo a instalação da CPI do Lixo, que foi rejeitado pela maioria do Plenário.

No Dia Mundial da Juventude, Seu Marcos cobra políticas públicas para jovens de Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 16h50, última modificação 20/11/2017 10h50
No Dia Mundial da Juventude, Seu Marcos cobra políticas públicas para jovens de Aracaju

César de Oliveira

O vereador Seu Marcos (PHS) utilizou a tribuna hoje, 30, para parabenizar os jovens aracajuanos pelo Dia Mundial da Juventude. Em sua fala, o vereador cobrou mais políticas públicas e mais cursos profissionalizantes para os jovens aracajuanos.
 
O Dia Mundial da Juventude foi criado em 1985, durante o ano  Internacional da Juventude pela Organizações das  Nações Unidas (ONU). Atualmente 30% da população brasileira é de jovens.  Para o vereador, a juventude tem que ocupar mais os espaços educativos, porque só assim a mudança do Brasil poderá acontecer. Para Seu Marcos, o poder público é responsável por dar dignidade as pessoas desta fase tão importante. "Precisamos dar educação aos jovens. Mais cursos profissionalizantes, mais dignidade a estes cidadãos. São estes jovens que poderão mudar essa triste realidade do nosso país", afirmou.
 
Ainda durante sua fala, Seu Marcos ressaltou o número de jovens presos em presídios e casas de apoio por falta de oportunidade. "Infelizmente, os presídios e as casas de ressocialização estão cheios de jovens. Na sua maioria negros e de baixa renda. Precisamos cobrar mais políticas públicas dos gestores deste país. Os jovens brasileiros, sergipanos,  em especial , os aracajuanos, precisam ser incentivados com ensino de qualidade, com escolas de qualidade  e com cursos profissionalizantes para que esta realidade seja mudada", ressaltou.
 
Seu Marcos finalizou sua fala parabenizando todos os jovens brasileiros e sergipanos pela passagem da data. Os Vereadores Anderson de Tuca, Iran Barbosa, Kitty Lima, Emília Corrêa, Professor Bittencourt parabenizaram, apoiaram e também enalteceram o discurso do vereador Seu Marcos. Para eles, os jovens devem ser prioridade nas políticas do país.

Lucas Aribé diz que empresas de transportes coletivos de Aracaju não respeitam usuários

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 15h45, última modificação 20/11/2017 10h57
Lucas Aribé diz que empresas de transportes coletivos de Aracaju não respeitam usuários

César de Oliveira

Insegurança e más condições nos transportes coletivos de Aracaju foi tema do pronunciamento do vereador Lucas Aribé (PSB), realizado nesta quinta-feira, 30, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, durante o Grande Expediente. O vereador mencionou em seu discurso a necessidade de se averiguar o tipo de relacionamento da gestão municipal com as empresas de transporte coletivo de Aracaju que deixam a desejar.

“É preciso que a Casa verifique o tipo de relacionamento que as gestões tiveram com as empresas dos transportes públicos de Aracaju. Estou dizendo isso porque o povo aracajuano sempre pagou uma tarifa cara sem ter um serviço prestado com a devida qualidade”, frisou o parlamentar.

O vereador Lucas Aribé ainda lamentou a falta de segurança nos transportes coletivos. “O Povo aracajuano tem sido desrespeitado pelas administrações. Nenhum gestor respeitou o contribuinte que paga uma tarifa cara e não tem uma qualidade do serviço. Recebemos dos usuários de transporte coletivo muitas reclamações referentes à insegurança, falta de qualidade dos veículos, ônibus sem elevador para cadeirantes, falta de ar condicionado, motoristas que dirigem correndo, fazendo curvas violentas, assaltos, mortes e tiros. Isso tudo é preocupante”, disse.

Aribé em seu discurso falou da emenda e de um projeto de lei que apresentou na Casa Legislativa para que os ônibus tivessem ar condicionado. Também disse que as autoridades do município de Aracaju devem cumprir o Código de Mobilidade Urbana.

“As autoridades do nosso município de Aracaju devem cumprir o que diz o Código de Mobilidade Urbana. A lei 12.587/12 é clara, pois determina que se faça o consórcio da zona metropolitana e a licitação, e, ainda, que tenhamos ônibus de qualidade e com segurança”, ressaltou o vereador Lucas Aribé.

“Mais uma investigação só iria atrapalhar o andamento das atividades”, disse Isac durante votação

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 17h00, última modificação 20/11/2017 10h59
“Mais uma investigação só iria atrapalhar o andamento das atividades”, disse Isac durante votação

Gilton Rosas

Nesta quinta-feira, 30, foi colocado em votação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o requerimento 124/2017 de nove vereadores que pediam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com a finalidade de investigar os contratos de coleta de lixo e limpeza urbana, firmado entre o município de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) e a Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA, entre os anos de 2010 e 2016.

Por meio desta nota, o vereador Isac (PCdoB) vem a público explicar os reais motivos pelos quais votou contra a instalação: "Nosso intuito é trabalhar para que a cidade fique limpa. Na justiça já existem três processos que investigam o lixo, são elas: uma ação popular, um mandado de segurança da empresa Cavo e uma ação do Ministério público. Então, mais uma investigação só iria atrapalhar o andamento das atividades na cidade".

A votação foi encerrada com sete votos favoráveis e dezesseis contrários à instalação da CPI. "Essa é mais uma prova de que vereador precisa trabalhar para construir projetos e ideias que favoreçam Aracaju, que por sinal, precisa voltar a ter o título de cidade da qualidade de vida. A justiça faz sua parte e, muito bem por sinal, então se os órgãos já estão com os documentos é preciso trabalhar pelo interesse da população em áreas que estão deficientes".

O vereador Isac ainda reforçou que não se pode trabalhar com interesses partidários.  "Antes não instalaram a CPI, e hoje querem fazer por qual motivo? Não seria para colocar empecilhos no que está dando certo?", finalizou o vereador sobre a votação de hoje na Câmara Municipal de Aracaju.

Kitty Lima lamenta a não criação da CPI do Lixo

por Felipe Máceio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2017 17h05, última modificação 20/11/2017 11h01
Kitty Lima lamenta a não criação da CPI do Lixo

César de Oliveira

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) rejeitou nesta quinta-feira, 30, a criação de uma CPI para investigar os contratos de coleta de lixo e limpeza urbana, firmados entre o município de Aracaju e a empresa Torre entre os anos de 2010 e 2016.  Por 16 votos a 7, o resultado acerca do pontapé inicial para por em prática as análises dos contratos frustrou alguns parlamentares, dentre eles Kitty Lima (Rede), que assinou inicialmente o requerimento.
 
A vereadora lamentou o resultado da votação e ressaltou a importância da instauração da CPI. “A palavra principal que está em jogo aqui é transparência. Não podemos deixar de ouvir os anseios da população, por isso estou sempre ouvindo os filiados da Rede que me pediram para que eu fosse a favor dessa investigação. Com esse resultado, infelizmente, todos nós saímos perdendo”, disse Kitty Lima.
 
Durante a sessão, os vereadores Elber Batalha (PSB), Emília Correa (PEN) e Cabo Amintas (PTB) fizeram explanações didáticas baseadas em documentos que sugerem que, desde o ano de 2005, o processo para contratação dos serviços acontece de forma deturpada, com contratos aditivados inconstitucionalmente, além de uma sequência de contratos emergenciais volumosa.
 
“Toda essa situação precisava ser analisada porque existem informações que precisam ser esclarecidas, principalmente para a população que cobra uma resposta para essa situação. Isso não quer dizer que eu, ou os colegas vereadores que apoiam a abertura da CPI, estamos desconfiados do prefeito Edvaldo Nogueira ou do presidente da Emsurb, Mendonça Prado. Nós só cobramos a transparência e a lisura dos contratos do lixo da capital”, lamentou a parlamentar.
 

Professor Bittencourt é contra a PEC da privatização do ensino superior público

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/03/2017 07h10, última modificação 20/11/2017 11h08
Professor Bittencourt é contra a PEC da privatização do ensino superior público

César de Oliveira

Nesta quinta-feira, 30, o vereador Professor Bittencourt parabenizou os deputados federais da bancada de Sergipe que votaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aprovaria a cobrança de mensalidade de cursos de extensão e pós-graduação em universidades públicas.

“Meus aplausos aos deputados que defendem a universidade pública gratuita. A PEC da privatização prejudica a população. Lamento o voto a favor feito por dois deputados: André Moura (que precisa defender os interesses do presidente Michel Temer) e Valadares Filho (que caminhou ao contrário dos interesses de uma parcela expressiva população brasileira)”, destacou o parlamentar.

De acordo com o vereador, a PEC da privatização abre precedentes para que, futuramente, os filhos dos mais humildes não tenham acesso à universidade pública. “Só a partir do governo Lula que a grande maioria começou a entrar na universidade pública brasileira. Esse processo tem extensão e vai na mão de quem quer desmontar o estado brasileiro, fincado em base da Constituição de 1988. Infelizmente, se repetem gestos de políticos sergipanos a favor disso”, lamenta.

Conhecimento

O vereador Professor Bittencourt conhece o ensino superior em todas as suas vertentes. Em 1990, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde graduou-se em História.

“Naquele período, já discutíamos sobre as investidas dos governos anteriores (Militar, Sarney e Fernando Collor) na perspectiva de abrir as portas da privatização do ensino público superior. Diversas ações do movimentos civil, estudantil e de professores já tratavam de modo consistente e enfático contra qualquer tipo de ação desta natureza”, recordou.

Bittencourt comentou, ainda, que toda sua formação é baseada na experiência adquirida nos dois universos do ensino superior brasileiro.

“Minha formação intelectual, política e acadêmica foi construída nos corredores, nos assentos, nas conversas, nos debates, nas conferencias da Universidade Federal de Sergipe. Minha formação profissional é focada nas ações como professor, pesquisador, coordenador de curso e gestor na Universidade Tiradentes, onde ministro a disciplina ‘Teorias da História’, instituição a qual sinto muito orgulho e tenho honra de integrar”, destacou.

Ainda durante o discurso, Bittencourt enfatizou que houve muitos avanços na universalização dos níveis de ensino, seja básica ou superior. “Quando era estudante, a UFS tinha cerca de 5 mil estudantes. Hoje, são mais de 35 mil. Comecei na Unit com 4 mil alunos. Hoje, são algo em torno de 30 mil. Abrimos o leque e o acesso, tanto na rede pública quanto privada, a partir dos governos democráticos. As próprias universidades privadas, em todo o Brasil, receberam estímulo do governo federal. Isso é importantíssimo”, salientou.

Professor Bittencourt encerrou a explanação destacando que é preciso cada vez mais reascender os olhares frente ao ensino superior público.

“Infelizmente, tem existido a tentativa do total desmantelo dos avanços sociais. Ao abrir esse precedente da cobrança de mensalidade nos cursos de pós-graduação, abre a possibilidade da cobrança dos cursos regulares de graduação nas universidades públicas. É preciso ser extremamente atentos aos 8 deputados federais que representam mais de 2 milhões de sergipanos. Sob suas responsabilidades, mãos e mentes, estão tarefas importantes. Parabenizo a todos que votaram contra o processo de privatização da universidade pública que, graças à reflexão e à pressão popular, foi rejeitado. Enfatizo meu repúdio aos que votaram a favor, especialmente àqueles que dizem ‘preocupados com o social’. Eles deveriam honrar seus compromissos com os interesses da população de Aracaju, em especial por uma parcela ávida a ter acesso à universidade pública”, finalizou.

Iran Barbosa solicita a recuperação da Praça e do Memorial da Bandeira

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/03/2017 15h20, última modificação 20/11/2017 11h16
Iran Barbosa solicita a recuperação da Praça e do Memorial da Bandeira

Gilton Rosas

O vereador Iran Barbosa (PT), solicitou, por meio das Indicações 170 e 172/2017, que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a recuperação do Memorial da Bandeira, localizado na Praça da Bandeira, no Centro da Capital. O Memorial, inaugurado em julho de 2004, encontra-se desfigurado e completamente abandonado.

Segundo o vereador e Professor, quando em funcionamento, o Memorial da Bandeira oferecia aos visitantes uma viagem à história das bandeiras, com a exibição de símbolos brasileiros e diversos hinos, desde o período Colonial até a República, sendo considerado um ambiente culto e diariamente era bastante visitado por estudantes e pesquisadores, bem como promovia o fortalecimento do patriotismo, estimulando a formação do cidadão conhecedor de sua história.

“Como professor de História, mas acima de tudo, como cidadão sergipano, causa-me profunda tristeza e indignação ver a situação de abandono daquele memorial, que em nada lembra a beleza da época de sua inauguração, ainda no governo do Prefeito Marcelo Déda. Era um museu-memorial que servia de referência como único do tipo no Brasil. Hoje, como está, depõe contra a sua ideia original, de contribuir na formação cívica e cidadã da população, estimulando o exercício da cidadania”, destaca Iran.

O parlamentar lembrou que não é de agora que ele solicita intervenção da Prefeitura naquele espaço cultural, como também melhorias na Praça como um todo. Durante a Administração do ex-prefeito João Alves Filho, em novembro de 2014 e em fevereiro de 2015, Iran apresentou Indicações com as mesmas solicitações.

“Infelizmente, houve uma grande insensibilidade por parte da Administração passada e não houve atendimento às minhas Indicações. Acredito que, diante do agravamento da situação do Memorial, que a atual Administração dará uma atenção maior àquela Praça e realizará a revitalização do Memorial da Bandeira, para que ele possa voltar a servir como espaço cultural, tanto para os aracajuanos como para os que visitam a capital sergipana”, disse Iran Barbosa.

Iran lembrou que também conseguiu a aprovação da Indicação N° 201/2017, que propõe a reforma geral da Praça da Bandeira, especialmente no tocante à recuperação dos bancos, canteiros e a fixação de equipamentos para lazer infantil.

CMA celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/03/2017 15h00, última modificação 20/11/2017 11h21
CMA celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Gilton Rosas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e para comemorar a data foi realizada uma Sessão Especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju nesta sexta-feira, 31. A Sessão é resultado do requerimento 03/2017 do vereador Lucas Aribé (PSB). Além de Aribé (PSB), estavam presentes os vereadores Américo de Deus (REDE) e Iran Barbosa (PT).

O tema da sessão foi “família: saberes, vivências, habilidades, desafios e oportunidades” e teve como propósito trazer para reflexão a importância da família na integração social do filho autista e da sociedade na criação de espaço de socialização e aprendizagem, na perspectiva de fortalecer os caminhos que levam à autonomia e à inclusão social. 

A Sessão Especial contou com os palestrantes: Maria do Carmo Tourinho Ribeiro, presidente da Associação para Defesa dos Direitos do Autista – ADDA e presidente da Associação Brasileira de Autismo – ABRA; a doutora Karen de Mendonça Albiani Alves; o doutor Luiz André Silva Almeida; a psicóloga do Ciras Jéssica Yasmine Teixeira Lima e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Ana Galgane Paes.

“São 33 anos de luta e hoje eu quero deixar essa mensagem para vocês que o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Autismo não é uma luta só deles, mas é de todos nós. Então, estou na Casa do povo para pedir a todos os vereadores que não abandonem nossa luta. É importante que estejam conosco porque os autistas são cidadãos e precisam de respeito, dignidade e segurança”, disse a presidente da ADDA e da ABRA, Maria do Carmo Tourinho que falou sobre “A Importância da Família na Consolidação da Vida Independente e Feliz das Pessoas com Autismo”.

Já, o doutor Luiz André Silva Almeida trouxe dados sobre o autismo no Brasil. Segundo ele, somente em São Paulo são 300 mil pessoas com o autismo, sendo a incidência maior de crianças do sexo masculino. “Hoje, 1 a cada 68 pessoas, abaixo de 21 anos, são afetadas pelo autismo. No Brasil são dois milhões de pessoas com o diagnóstico de autismo. Só em São Paulo são 300 mil casos. A maior incidência são dos meninos. Dados de 2013 apontam que no Brasil existem 106 instituições que tratam o autismo. O ideal seriam 39 mil. Estamos muito longe de abarcar esse universo”, pontuou Luiz André Silva Almeida.

Para o doutor Luiz André Silva Almeida é preciso que a sociedade acorde e entenda como lidar com a pessoa acometida pelo autismo. “A sociedade precisa acordar e disponibilizar sua ciência para essas crianças porque elas possuem condições de se desenvolverem e serem produtivas no futuro. Queremos ter a garantia de um futuro para essas crianças", completou.

O vereador Lucas Aribé ressaltou a importância de se realizar Sessões Especiais para discutir temas relevantes como o lidar com a criança com autismo. “Debatemos aqui a importância da família na integração social do filho com autismo, as habilidades e os saberes específicos do cotidiano da pessoa com autismo, enfatizando seu acolhimento no seio da família, a estimulação precoce, a escolaridade, o lazer, o trabalho e todos esses pilares que fundamentam a consolidação da existência plena e feliz desse público. Então, hoje pudemos discutir o universo da criança acometida pelo autismo, entendendo seus desafios para serem inseridos na sociedade”, frisou o vereador Lucas Aribé.

Nitinho participa de homenagem ao Centenário de Seixas Dória

por Abrahão Crispim Filho — publicado 24/04/2017 17h35, última modificação 20/11/2017 14h40
Nitinho participa de homenagem ao Centenário de Seixas Dória

Heribaldo Martins

A  Assembleia Legislativade Sergipe, conforme proposição da deputada Ana Lúcia Vieira (PT), promoveu uma Sessão Especial ao final da tarde desta segunda-feira, 24, em comemoração ao centenário de nascimento do ex-governador de Sergipe, Seixas Dória.

Na oportunidade, filhos e netos do ex-governador foram também homenageados com menção honrosa alusiva ao evento, gravada com os seguintes termos: “Em comemoração ao centenário de Seixas Dória, uma justa homenagem a este ilustre sergipano que tanto contribuiu para o engrandecimento de nosso estado e para o desenvolvimento social, cultural e humano do povo sergipano”. 

Coube a Antônio Carlos Mesquita Dória, filho do ex-governador, falar em nome dos familiares. "Eu acho que meu pai é um exemplo de político para o Estado e para o Brasil. Poucos políticos enfrentaram a mesma situação que ele e saíram com a mesma dignidade. Seixas foi deposto e não aceitou voltar por uma declaração política contrária ao que ele pensava. Ele preferiu perder o mandato de governador a perder a dignidade. Ele merece o nosso maior apoio e é muito importante que os sergipanos da nova geração conheçam Seixas Dória, para verem que ele dignificou a política”, ressaltou o filho.

Para vereador Nitinho a homenagem abre um ciclo de atos ao longo do ano que visam lembrar Seixas Dória e seu papel na história do Estado: “A história de Seixas Dória tem que ser preservada e divulgada para as novas gerações que não chegaram a conhecê-lo”.

A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB), contou ainda com o governador Jackson Barreto (PMDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Josenito Vitales, o presidente da Associação Sergipana de Letras, Anderson Nascimento; o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto desembargador Edson Ulisses Melo, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira, e, o diretor-regional dos Correios, Israel Bispo Santos.

Um vídeo-documentário produzido pela TV Alese, sobre a vida de Seixas Dória foi exibido no início da solenidade que também contou com o lançamento oficial do selo comemorativo ao centenário de Seixas Dória e com a entrega de uma placa ao filho Antônio Carlos.

Homenageado

Integrante da Academia Sergipana de Letras, João de Seixas Dória foi deputado estadual ainda nos anos 40 e, em seguida, Deputado Federal, e, finalmente, Governador do Estado. Para o período de 4 anos para o qual foi eleito em outubro de 1962, ele só pode cumprir um ano e três meses, sendo preso e cassado em abril de 1964 pelos militares que lavraram o golpe de Estado que mudou o regime democrático brasileiro para regime ditatorial.

Sessão Especial na Câmara celebrará o Dia do Defensor Público

por Andréa Lima, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 02/05/2017 07h45, última modificação 20/11/2017 14h59
Sessão Especial na Câmara celebrará o Dia do Defensor Público

Gillton Rosa

Na sexta-feira, 19, na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju (CMA), irá realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Defensor Público. O requerimento para a realização da sessão foi apresentado pela defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), a sessão terá início às 9 horas e irá destacará a importância desses agentes transformadores da realidade social brasileira.

“Os defensores tem a nobre e importante missão, de patrocinar a defesa do cidadão carente de recursos, aqueles que foram esquecidos pela sociedade, assegurando-lhe seus direito”, disse Emília.

O Dia da Defensoria, do Defensor Público e da Cidadania

Com o advento da Lei Federal nº 10.448, de 09 de maio de 2002, ficou instituído o Dia Nacional da Defensoria Pública e o dia do Defensor Público, a ser comemorado no dia 19 de maio.

"Será que somos o patinho feio do partido?", ironiza Palhaço Soneca

por Guilherme Fraga, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 07h50, última modificação 20/11/2017 15h02
"Será que somos o patinho feio do partido?", ironiza Palhaço Soneca

César de Oliveira

O vereador Palhaço Soneca se mostrou surpreso com a direção estadual do Partido Popular Socialista (PPS). O motivo foi que no último fim de semana aconteceu em Aracaju um evento promovido pelo partido, com a presença do ministro da Cultura, e o convite não chegou no gabinete do parlamentar. "Parece brincadeira, mas não é. E o pior, desconheço o motivo da falta de consideração", disse Soneca.

Membro da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Aracaju, Palhaço Soneca gostaria de recepcionar o ministro Roberto Freire. "Seria interessante trocar algumas palavras com ele. Até porque iria pedir mais atenção à cultura local. É uma área que darei prioridade no meu mandato, porém não gosto de ir à festa de penetra", falou indignado.

Filiado ao PPS desde 2015, Palhaço Soneca foi eleito com 2.657 votos. O jovem político vem se destacando na luta pela melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes que residem na zona oeste da capital sergipana.

Para os opositores que achavam que o mandato seria uma "palhaçada", a resposta foi outra. Com seriedade e disposição, ele tem conseguido mobilizar equipes da prefeitura de Aracaju para realizar serviços de urbanismo e saneamento básico em bairros periféricos da cidade.

"Estou fazendo o meu papel, mas o presidente do partido Clóvis Silveira vem ignorando minhas ações. Quero dizer que tenho bastante apreço ao PPS e nunca tive interesse de sair. É um partido decente, que amo muito", diz com seriedade o parlamentar.

CMA aprova título de cidadania aracajuana para o vereador Seu Marcos

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 07h55, última modificação 20/11/2017 15h04
CMA aprova título de cidadania aracajuana para o vereador Seu Marcos

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS) sugeriu e a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aprovou, Decreto Legislativo de concessão de título de cidadania ao vereador seu Marcos (PHS).

Natural de Coruripe (AL), Seu Marcos que está no exercício do seu primeiro mandato, vive em Aracaju há 18 anos.

“Seu Marcos tem relevantes serviços prestados e, nada mais justo, que concedermos essa que é a maior honraria do Legislativo Municipal a quem tem serviços prestados à comunidade aracajuana”, justificou Fábio.

Meireles, destacou que, antes de assumir uma vaga nesta Casa, Seu Marcos já trabalhava em favor da população carente dos bairros de Aracaju, a exemplo do Bugio, Soledade e Santos Dumont. “É uma pessoa honesta, íntegra e com uma postura de trabalho notável”, destacou.

Zezinho se reúne com diretor de Espaços Públicos da Emsurb para discutir ações no Bugio

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 09h00, última modificação 20/11/2017 15h07
 Zezinho se reúne com diretor de Espaços Públicos da Emsurb para discutir ações no Bugio

Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio (PTB), se reuniu na tarde desta quinta- feira, 27, com o Diretor de Espaços Públicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bira Rabelo, para discutir e acertar detalhes para a execução de vários serviços para a região do conjunto Bugio, em Aracaju.

O parlamentar destacou que nessa reunião ficou garantido a poda das árvores, varrição, capinagem e limpeza das praças, onde já se iniciaram os trabalhos na praça principal, Osvaldo Mendonça.

“Estive conversando com Bira, Diretor de Espaços Públicos (Emsurb), a respeito das minhas indicações que contemplarão, e trarão muitos benefícios em diversos espaços públicos da nossa região”. Desta forma, a população do grande bugio poderá dar continuidade à utilização de parques, praças e localidades públicas com mais segurança e qualidade de vida”, disse o vereador Zezinho.

Iran Barbosa participa da 5ª Festa do Arroz em Propriá

por Assessoria do parlamentar — publicado 02/05/2017 09h00, última modificação 20/11/2017 15h09
Iran Barbosa participa da 5ª Festa do Arroz em Propriá

Assessoria do parlamentar

Na noite do último sábado, 29, o vereador Iran Barbosa (PT), participou da "5ª Festa do Arroz", no Povoado São Miguel, em Propriá. O Parlamentar petista foi convidado para integrar a Mesa Redonda que debateu, com os pequenos agricultores do Baixo São Francisco, o tema "Direitos do Povo" e centrou sua fala na análise da conjuntura, focando o cenário golpista que enfrentamos no Brasil, que se caracteriza, principalmente, pelas iniciativas que estão em andamento no Congresso Nacional, enviadas pelo governo federal, e que retiram direitos dos trabalhadores e da população mais pobre do nosso país.

Iran dividiu a Mesa de debates com a Professora Ângela Melo, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com a Deputada Estadual Ana Lúcia. A análise da realidade dura enfrentada pelos pequenos agricultores ficou por conta de representantes do Movimento de Pequenos Agricultores do nosso Estado.

A Festa do Arroz

O evento foi organizado pela Caritas Diocesana de Propriá, pela Comunidade Paroquial do Povoado São José e pelo Movimento de Pequenos Agricultores de Sergipe e teve suas origens na década de 60 do Século passado, quando, nos anos de 1967 e 1968, realizaram-se suas primeiras edições.

Após um longo período sem ocorrer, a festa foi resgatada por iniciativa do Padre Isaías Nascimento, com amplo apoio da comunidade local. Dessa forma, ocorreram a 3ª e 4ª Festas, nos anos de 2015 e 2016, respectivamente.

Este ano, 50 anos após a primeira festa, a comunidade realizou a sua quinta edição, que teve como tema "Nenhum Direito a Menos" e contou, mais uma vez, com a participação de convidados de vários povoados da região do Baixo São Francisco, especialmente dos municípios de Propriá, Neópolis e Japoatã.

Além da Mesa Redonda com debates, a programação do evento teve ainda um jantar comunitário, totalmente organizado pela comunidade anfitriã; uma celebração eucarística e um rico momento cultural, em que os participantes demonstraram a riqueza da cultura popular do Baixo São Francisco.

Fábio Meireles agradece voto de confiança dos aracajuanos

por Assessoria de Imprensa — publicado 02/05/2017 11h35, última modificação 20/11/2017 15h15
 Fábio Meireles agradece voto de confiança dos aracajuanos

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 2, para manifestar a sua gratidão ao povo aracajuano que lhe confiou a função de ser o seu representante no legislativo municipal pelos próximos quatro anos.

Eleito com 2.761 votos, Meireles, lembrou a emoção do pleito de outubro que confirmou o seu primeiro mandato como vereador da capital e reconheceu que, sem a outorga da sua comunidade, não teria conquistado o direito de ocupar uma das 24 cadeiras na Câmara. “Obrigado por permitir que esse homem simples chegasse a esta casa. Foi uma honra em outubro estar na porta da minha casa, coberta por lama, e ouvir o rádio anunciar que Fábio Meireles ganhou a eleição com outros 23 vereadores porque, assim como os demais, conquistei os votos trabalhando. Cada voto foi depositado na urna por aqueles que confiaram no nosso trabalho”, enfatizou Fábio Meireles. 

Fábio, afirmou estar ciente da expectativa depositada pela população aracajuana que promoveu uma mudança de mais de 60% no quadro do parlamento para esta legislatura. O vereador renovou o seu compromisso com os interesses da cidade. “Quero transmitir os anseios do povo para o Executivo, fazer o papel de mediador. Estarei sempre disposto para ajudar naquilo que for benéfico à população”, concluiu o parlamentar.

Elber cobra que Edvaldo pague o reajuste aos servidores de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 11h55, última modificação 20/11/2017 15h17
 Elber cobra que Edvaldo pague o reajuste aos servidores de Aracaju

César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 2, para cobrar que o prefeito Edvaldo Nogueira pague o reajuste que está em lei aos servidores municipais, relativo aos salários de abril de 2017.
 
O líder da oposição disse que o prefeito anunciou aos quatro cantos da cidade que pagaria os salários dos servidores municipais de Aracaju dentro do mês, só que ele ‘esqueceu’ mais vez que existe uma tabela do salário escalonada, que previa um aumento em abril do ano passado, um reajuste em setembro de 2016 e outro agora em abril de 2017. “O prefeito simplesmente ignorou. Os servidores têm direito a este aumento, está em lei. E Edvaldo faz de conta que essa lei não existe”, lamenta.
 
Segundo Elber, a secretaria de Comunicação da prefeitura de Aracaju enviou uma nota justificando no artigo 3ª desta lei que o prefeito não era obrigado a pagar o salário com reajuste. Porém, segundo o artigo, ‘as normas, instruções e/ou orientações regulares que, se for o caso, se fizerem necessária a aplicação ou execução dessa lei, devem ser expedidas mediante ato do Poder Executivo’. “Aí está dizendo por acaso que o prefeito se não puder, não dá o aumento? Eu não desaprendi a ler! Edvaldo Nogueira não pagou e isto é direito de servidor público em lei desde 2016. Acho que tem alguém com uma dificuldade de interpretação de texto na prefeitura de Aracaju ou é má-fé absurda na execução desta lei”, alfinetou.
 
Outro detalhe observado por Elber foi em relação ao não pagamento das horas extras dos servidores de Aracaju. “Mais uma vez, os servidores que trabalham mais de 6 horas/dia tiveram suas horas extras cortadas apesar de terem trabalhado. Isso é fazer ‘festa com o chapéu dos outros’, já dizia minha avó. Isso é enganar a população e massacrar os servidores. Esse é prefeito que canta em prosa e verso que seria o prefeito que faria mudanças. Mais uma vez Edvaldo Nogueira engana a população e trata os servidores como se fossem palhaços”.
 

Em Tribuna Livre, Sindijor pede a realização de concurso público

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 02/05/2017 12h00, última modificação 20/11/2017 15h19
Em Tribuna Livre, Sindijor pede a realização de concurso público

Gilton Rosas

A Tribuna Livre desta terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor-SE), Paulo Sousa, para pautar as reinvindicações da classe. Focando na necessidade da realização de concurso para jornalistas em órgãos públicos, Paulo Souza veio até a CMA para o pedir apoio dos vereadores.

“Infelizmente aqui em Sergipe é diferente dos outros estados. Na Bahia, por exemplo, teve concurso público tanto no estado, quanto no município. Nós, como representante dos jornalistas estamos no papel de cobrar a realização de concurso aqui no estado. A Constituição prevê isso”, frisou.

De acordo com o Paulo, o Sindijor já conversou com o presidente da CMA, Nitinho (PSD) sobre o assunto e o vereador garantiu que em breve a Casa Legislativa irá realizar concurso para diversas áreas, inclusive para jornalistas. “Não estamos falando de cargos de chefia, que esse é de confiança, mas sim para repórter, repórter fotográfico, noticiarista, por exemplo”, citou.

Reforçando a necessidade da realização de concurso público, Paulo Sousa disse que atualmente os profissionais não tem garantias, nem segurança no emprego público. O sindicalista afirmou que o Sindijor está atento as necessidades da categoria e destacou a importância da exigência do diploma para a contratação de profissionais da Comunicação.

Por fim, Paulo Sousa elogiou a Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju, que tanto na Agência de Notícias, como na TV Câmara Aracaju, tem profissionais habilitados em Jornalismo e completou que os vereadores façam o mesmo com os seus Assessores de Imprensa.

Vereadores- Após a explanação de Paulo Sousa, o presidente da CMA afirmou que assumiu um compromisso com a classe jornalística e ratificou a realização de concurso público na Casa Legislativa Municipal.

Os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Iran Barbosa (PT), Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede), Vinicius Porto (DEM) e Elber Batalha Filho (PSB) parabenizaram a iniciativa de Paulo Souza de vir a Câmara para externar as necessidades da categoria, apoiaram a realização do concurso público, além disso, se colocaram a disposição do Sindijor para eventuais necessidades.

Dr. Gonzaga destaca criação da Associação Brasileira de Personal Trainers

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 13h50, última modificação 20/11/2017 15h22
Dr. Gonzaga destaca criação da Associação Brasileira de Personal Trainers

Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB), utilizou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 2, para registrar a criação da Associação Brasileira de Personal Trainers, fundada oficialmente no dia 29 de abril, em Aracaju, em cerimônia realizada no Palácio- Museu Olímpio Campos, com a presença de representantes de associações estaduais de diversos estados do país. 

“Como patrono da Associação Sergipana de Personal Trainers, eu tive a honra de participar desse importante momento da história da categoria, junto com outras autoridades presentes, entre elas o ex-governador Albano Franco, escolhido como o patrono da Associação Brasileira; José Carlos Machado, o amigo dos personal trainers, além de representantes do senador Eduardo Amorim, do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Jackson Barreto.

Foi graça ao pioneirismo e excelência do trabalho exercido pela Associação Sergipana de Personal Trainers que a cidade de Aracaju foi escolhida para sediar a criação da associação brasileira. “Não posso deixar também de destacar o fato de Aracaju ter sido a primeira capital a aprovar a lei que assegura aos personal trainers o acesso às academias de ginástica para o acompanhamento dos seus clientes, sem o pagamento de taxa extra”.

A lei 4.682, de autoria do vereador Dr. Gonzaga, ganhou grande repercussão em todo o país, tendo servido de inspiração para inúmeros outros projetos em diversas capitais e cidades do país, entre eles o projeto 30/2016, do Senador Eduardo Amorim, que já está tramitando no Senado Federal. “Quero parabenizar toda a categoria de personal trainers, que lutam por melhores condições de trabalho e aprimoramento profissional e pessoal e quero assegurar também o meu apoio e empenho em todos os projetos que visem alcançar melhorias para essa categoria”. Dr. Gonzaga também parabenizou em especial a primeira presidente da nova associação, Tauana Cândido, destacando suas ações aguerridas e luta permanente pelos direitos desses profissionais.

Guarda Municipal fala sobre situação salarial da categoria

por Fernanda Sales — publicado 02/05/2017 12h05, última modificação 20/11/2017 15h24
Guarda Municipal fala sobre situação salarial da categoria

Gilton Rosas

Durante a 29ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada nesta terça-feira, 2, os profissionais da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) estiveram presentes para reivindicar atualização de seus salários. Durante a sessão, o presidente da CMA, Nitinho (PSD), deu espaço para o representante da Guarda Municipal, Adelson Lima, explanar as reivindicações da categoria.

De acordo com o representante da GMA, Adelson Lima, existe uma Lei Nº 4.746, aprovada em janeiro de 2016 pela CMA, na gestão de Vinícius Porto (DEM), que transforma o cargo de Guarda Auxiliar em Guarda Municipal. “Apesar desta Lei está em vigor, o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, alega que a lei é inconstitucional e não paga de forma igualitária os nossos salários. Hoje estamos sendo desprestigiados na Guarda Municipal, passando fome, com salários defasados”, desabafou.

Ainda segundo o representante Adelson Lima, se a situação salarial não for resolvida ainda este mês, os profissionais irão paralisar seus trabalhos. “Além dos salários serem diferentes, não se pagam horas extras aos guardas municipais e se não resolver a nossa situação até o final deste mês, vamos paralisar no Forró Caju. É injusto os antigos concursados receberem menos que os atuais, pois realizamos o mesmo serviço. O que queremos é uma isonomia salarial. Todos usam a mesma farda, fazem o mesmo trabalho, mas com os salários diferentes. São 113 pais de famílias que se encontram nesta situação e isso é inadmissível”, alegou.

Adelson Lima, também afirma que o vereador Zezinho do Bugio (PTB), apoia a categoria. “O vereador avisou que vai tentar resolver com o prefeito esta situação. Não queremos fazer mobilização que não seja legal, só queremos ter nossos direitos garantidos. Estamos vivendo uma situação difícil e ninguém toma providência. Também quero agradecer ao vereador Anderson de Tuca (PRTB), que está nos apoiando nesta luta. Peço aqui sensibilidade de todos os vereadores e sugiro que realizem uma comissão para analisar essa situação”, finalizou.

Elber Batalha (PSB), afirmou que os guardas municipais tem o apoio da CMA, mas legalmente o papel da Câmara já foi feito. “Edvaldo Nogueira não pode dizer que não vai pagar alegando que a Lei é inconstitucional. Se a lei está em vigor ele tem que levar para a justiça. A luta de vocês é nossa também, agora enquanto legislativo, nossa parte foi feita. Infelizmente, é apenas mais uma lei que Edvaldo não quer cumprir”, informou o parlamentar.

Anderson defende ação conjunta para um trânsito mais seguro

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 14h20, última modificação 20/11/2017 15h26
Anderson defende ação conjunta para um trânsito mais seguro

Assessoria do Parlamentar

Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), destacou a importância da Semana Municipal de Trânsito, iniciada hoje, 2. A proposta do evento, realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), é sensibilizar o cidadão através de diversas atividades educativas, para a redução de acidentes no trânsito. 

De acordo com o vereador, apesar de um trânsito seguro ser direito de todos, a quantidade de acidentes nas estradas e rodovias é a comprovação que o trânsito está longe de ser seguro. “Vias em bons estados e adequadamente sinalizadas, veículos bem conservados, condições climáticas favoráveis, bons motoristas e pedestres são alguns dos fatores que contribuem para um trânsito ideal. Seria perfeito se isso existisse na prática. Na verdade, o que vemos são pessoas perdendo a vida de maneira trágica por conta de erros humanos, ou seja, falta conscientização”, explicou.

Para Anderson, o respeito às normas e o bom senso são essenciais para os motoristas que desejam fugir das confusões. “O carro não é uma extensão do corpo. Pelo contrário, é uma arma, se não souber conduzir. Por isso, o motorista deve sempre seguir as regras, respeitar o próximo”, declarou.

Por fim, o parlamentar ressaltou que a Semana Municipal de Trânsito sirva de reflexão. “Que essa semana sirva para uma profunda reflexão sobre nossas atitudes no trânsito. Não podemos só cobrar do próximo, se não cumprimos com a nossa parte. Educação no trânsito é essencial”, pontuou.

“O povo quer ver ação e atitude", dispara Palhaço Soneca

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 14h30, última modificação 20/11/2017 15h30
“O povo quer ver ação e atitude", dispara Palhaço Soneca

Assessoria do Parlamentar

O vereador Palhaço Soneca (PPS), fez um discurso firme na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 2. O parlamentar usou palavras duras como forma de apresentar o trabalho que vem desenvolvendo nos bairros periféricos da capital sergipana. "Todo dia me acordo cedo e visito as comunidades mais carentes. O povo não quer vereador com blá, blá, blá, não. O povo quer ver ação, atitude", disparou.


O discurso de Palhaço Soneca tem relação com dois serviços realizados recentemente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Um deles, executado por técnicos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), no bairro São Carlos, região oeste de Aracaju. No local, houve uma limpeza completa nas ruas do bairro, desde a limpeza de canais, tampas de esgoto, desentupimentos de fossas, etc. O trabalho serviu ainda para evitar a proliferação do mosquito da dengue, pois na região havia muitas larvas do mosquito. "Escuto os problemas dos moradores e tento resolver de imediato. Felizmente, alguns são resolvidos com mais celeridade, outros não. Isso é normal", acrescentou.

A outra ação diz respeito a entrega de cadeiras à escola Oviedo Teixeira, também no bairro São Carlos. Em pouco tempo de mandato, o político tem alcançado êxito nas visitas aos órgãos municipais. "Quero agradecer publicamente ao presidente da Emurb, Sergio Ferrari e a secretária de Educação, Cecilia Tavares, por ter atendido as indicações apresentadas em Plenário. Tenho vários outros requerimentos tramitando na CMA e tenho certeza que serão acolhidos brevemente", destaco

Iran participa de reunião com o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/05/2017 15h40, última modificação 20/11/2017 15h33
Iran participa de reunião com o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva

Assessoria do Parlamentar

Nesta terça-feira, 2, o vereador Iran Barbosa (PT) destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a sua participação na reunião com o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, na Associação dos Moradores do Conjunto Santa Lúcia. Segundo o parlamentar, a reunião, que aconteceu na última sexta-feira, 28, teve como objetivo discutir a inclusão do bairro na área de abrangência do Parque Natural Municipal do Poxim.

“O Bairro Jabotiana é uma localidade que nos desafia à responsabilidade de preservação ambiental, pois trata-se de uma área que preocupa em virtude da ampla expansão imobiliária e da ocupação desordenada naquele bairro, que repercute diretamente na área ambiental e no aquífero do Rio Poxim. Estranhamente, o bairro não foi incluído na região abrangida pelo Parque Natural Municipal do Poxim, que é regulamentado pelo Decreto Nº 5.370/2016”, afirmou o vereador.

Iran, acrescentou que os moradores da localidade buscam, como forma de proteção, a inclusão do Bairro Jabotiana no Parque Ecológico, situação que foi ratificada por Joseilton Nery, militante do movimento. "A nossa entidade resolveu se reunir para tratar do assunto, buscando ações com vistas à  inclusão do Bairro Jabotiana, nas questões que dizem respeito ao referido parque, de imediato", informou o militante.

Audiência Pública

Iran, durante a sua fala, informou que já protocolou na Câmara Municipal o Requerimento Nº 247/2017, que propõe a realização de Audiência Pública, para o dia 25 de maio, com a finalidade de debater sobre a Unidade de Conservação de Proteção Integral- Parque Municipal do Poxim. “A realização de Audiência Pública foi uma deliberação tomada na reunião para tratar desta reivindicação da população. Esta é mais uma luta em defesa do meio ambiente que o nosso mandato abraça”, ressaltou Iran, que desde o primeiro mandato como vereador de Aracaju acompanha as demandas da comunidade.

Sobre as ações de Iran naquele bairro, Joseilton Nery pontuou que as questões que envolvem o Jabotiana sempre recebem uma atenção especial do vereador Iran Barbosa. “Os problemas ambientais, os serviços urbanos (iluminação, recuperação de praças, pavimentação), os transportes, são temas que são pautados pelo parlamentar cotidianamente, inclusive discutindo os caminhos a serem tomados com os moradores e entidades representativas do bairro, como agora no trato do Parque do Poxim", destacou.

Sobre o Movimento

Ainda de acordo com Joseilton Nery, o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva é uma organização social formada por moradores, com o fim de discutir assuntos relativos ao meio ambiente, sobretudo a defesa do ecossistema natural que abrange o território do bairro, propondo medidas de solução.

Projeto de Lei para pagamento de artistas é apresentado por Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 07h35, última modificação 20/11/2017 15h36
Projeto de Lei para pagamento de artistas é apresentado por Isac

Gilton Rosas

Na terça-feira, 2, durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Isac Silveira (PCdoB), usou o Pequeno Expediente para informar a sociedade sobre o Projeto de Lei (PL) que institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo poder público, no município de Aracaju. De acordo com o projeto, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), ficará obrigada a realizar o pagamento do cachê dos artistas locais 50% antes da realização do evento, e 50% até o quinto dia útil subsequente, a partir da data da apresentação realizada.

Em caso de descumprimento desta lei, a PMA ficará impedida de contratar artistas enquanto não honrar com as obrigações atrasadas. "Esse não é um projeto apenas meu, é da Casa, para garantir o futuro de quem trabalha com as artes, que sofre por falta de incentivos, que precisa do mínimo de garantia e segurança jurídica para receber por seu trabalho".

O assunto também foi debatido na imprensa sergipana, durante entrevista aos radialistas Eron Ribeiro e Barroso Guimarães ambos da Rádio Jornal, Eraldo Souza da Fan FM e Márcio Andrei da Rádio Atalaia AM.

Questionado sobre a aprovação da PL, o parlamentar informou que a expectativa é que o projeto seja aprovado ainda neste semestre, mas informou que será votado em três turnos, analisado pela Comissão de Justiça e deverá sofrer emendas. "A nossa expectativa é que os vereadores não proponham emendas ao ponto de destruir o projeto, precisam ser emendas para o avanço e desenvolvimento", afirmou Isac.

Para formular o projeto o vereador Isac disse que conversou com diversos artistas sergipanos que, apresentaram projetos de outros Estados e Municípios e que a proposta nasceu de um desejo do coração dos artistas. "Eu como parlamentar tenho que propor projetos, esse parlamento aqui não pode ser a Casa da picuinha, tem que ser da proposta, que a sociedade receba e receba bem", disse Isac

O projeto garante os direitos para cantores, bandas, grupos de danças, capoeiristas, repentistas e outras manifestações culturais.

Thiaguinho Batalha leva serviços e atividades recreativas para o Castelo Branco

por André Carvalho, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 03/05/2017 07h30, última modificação 20/11/2017 15h39
Thiaguinho Batalha leva serviços e atividades recreativas para o Castelo Branco

Gilton Rosas

Em comemoração ao Dia das Mães, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) estará lançando no próximo dia 6 de maio, a partir das 14h, no Conjunto Castelo Branco, o projeto ‘Ação Cidadã’, que oferecerá serviços, atividades recreativas e culturais, e realização de exames para a população.

Para concretizar o evento, Thiaguinho buscou vários parceiros que decidiram se somar a essa causa social tão importante. Praticamente 100% dos serviços ofertados no Ação Cidadã virão da iniciativa privada, a exemplo do Centro Cultural Cria'arte, situado no próprio conjunto Castelo Branco, que estará realizando oficinas educativas para as crianças.

Serviços

O projeto Ação Cidadã contará com vários serviços. O Senac confirmou presença e oferecerá às mães um dia para cuidar da sua beleza, com corte de cabelo e maquiagem. "As mulheres e mães merecem serem tratadas com todo carinho e nada mais justo que a gente poder oferecer um dia totalmente dedicado a elas", afirmou Thiaguinho.

Segundo o idealizador do evento, também serão realizados exames para os moradores. "Nós buscamos o apoio da Unicat, que de imediativo se colocou à disposição para participar com aferição da pressão e testes de glicemia", disse.

Recreação

Não faltarão atividades para as crianças. Segundo Thiaguinho Batalha, será disponibilizado um espaço kids, com brinquedos, cama elástica, pipoca e algodão doce. Também acontecerão apresentações de dança e ensaio da Quadrilha Junina Assum Preto. “O nosso grande desafio será oferecer um dia inesquecível para os moradores. Dar a eles a oportunidade de uma tarde diferente, saudável e construtiva”, comentou.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) estará disponibilizando uma biblioteca móvel. Será uma oportunidade para que as crianças despertem o interesse pela leitura e pela transformação do nosso país.

Emília afirma que estão rasgando o Código de Defesa do Consumidor

por Andréa Lima, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 03/05/2017 07h35, última modificação 20/11/2017 15h41
Emília afirma que estão rasgando o Código de Defesa do Consumidor

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), afirma que estão rasgando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois com a Medida Provisória 764/2016 os estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços, poderão oficialmente cobrar preços diferentes para compras feitas em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito.

Segundo a parlamentar, o texto vale para bens e serviços, anulando inclusive qualquer cláusula contratual que proíba ou restrinja a diferenciação de preços. “É terrível que no Brasil se legisle por Medidas Provisórias. Estou frisando a questão dos preços diferenciados, que desde dezembro do ano passado vem sendo praticados, principalmente nos postos de combustíveis, que cobram preços diferenciados para compras com pagamento em dinheiro, débito no cartão e no cartão de crédito, rasgando o Código de Defesa do Consumidor”, pontuou.

Para Emília, essa diferenciação é abusiva, pois ao aderir a um cartão de crédito o consumidor já paga anuidade e tem custos com outras tarifas. O que se teme é que se torne comum embutir os custos do cartão no preço do produto ou do serviço divulgados. “Não tem porque pagar mais para utilizá-lo. Recomendo aos consumidores que não adquiram bens e serviços em empresas que adotarem a prática da diferenciação de preço. O valor da compra no cartão de crédito deve ser considerado preço de à vista, e as empresas são responsáveis pelo ônus dos serviços contratos e não podem ficar repassando esse custo aos consumidores”, conclamou.

Por fim, disse que, segundo o CDC, ao se dispor a aceitar o cartão de crédito como forma de pagamento, o fornecedor não poderia cobrar qualquer quantia a fim de desestimular o uso do referido pagamento, sob pena de violação da boa-fé. “Não tem porque pagar mais para utilizar o cartão de crédito”, concluiu.

Vereador Zezinho do Bugio apoia luta dos Guardas Municipais de Aracaju

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 07h45, última modificação 20/11/2017 15h46
Vereador Zezinho do Bugio apoia luta dos Guardas Municipais de Aracaju

Ana Célia

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu, na terça-feira, 2, representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Na ocasião, o líder da GMA, Adelson Lima, apresentou algumas reivindicações da categoria, como reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Os profissionais auxiliares foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Nitinho (PSD), e também pelo vereador Zezinho do Bugio (PTB). Durante o encontro, Zezinho do Bugio se comprometeu em levar a pauta de reivindicações da categoria ao conhecimento do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. “Vou tentar conversar com o prefeito tão logo, sobre as reivindicações da categoria”, ressaltou Zezinho.

O vereador destacou ainda que a CMA, como instituição democrática e popular, sempre estará de portas abertas para atender as categorias dos servidores públicos municipais e ouvir suas reivindicações. “Registrei todas as reivindicações do representante da Guarda Municipal, Adelson Lima, e farei o possível também para ajudar a categoria, para fazer acontecer esse projeto que tramita por muitos anos na casa, que fala em planos de carreiras, cargos e salários”.

Zezinho do Bugio considera justas as solicitações da categoria, mesmo reconhecendo que o Município não vai muito bem financeiramente. O representante da GMA agradeceu o empenho do vereador em querer ajudar.

Fábio Meireles: “O que mudou entre a gestão de João e Edvaldo?”

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 12h05, última modificação 20/11/2017 15h48
Fábio Meireles: “O que mudou entre a gestão de João e Edvaldo?”

Gilton Rosas

Ao analisar o primeiro quadrimestre do governo Edvaldo Nogueira, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 3, o vereador Fábio Meireles (PPS), destacou que pouca coisa mudou entre a gestão do comunista e seu antecessor, o ex-prefeito João Alves Filho.

Meireles, citou que a capital continua com problemas antigos que afetam diretamente a qualidade de vida dos aracajuanos. “O que mudou em Aracaju da gestão João Alves para a gestão Edvaldo Nogueira? Não consigo entender, por que o lixo permanece acumulado nas ruas. Continua o impasse entre a Cavo e a Torre, mas quem tem sofrido é a população mais carente. É inadmissível que continuemos só assistindo essa situação deplorável. Aracaju precisa mudar”, afirmou o parlamentar.

Durante o seu pronunciamento, Fábio voltou a reconhecer a situação caótica em que a máquina administrativa foi encontrada, mas salientou que essa não pode ser justificativa para deixar as coisas como estão. “Todos sabem que existem dificuldades financeiras, mas alguns aspectos básicos devem melhorar porque a população vem à nossa porta e questiona se nada vai mudar. A capital continua na mesma condução embora seja um governo diferente”, observou Fábio Meireles.

O vereador sugeriu que o Parlamento se una para estabelecer um diálogo mais efetivo com a população e o Executivo a fim de garantir que o aracajuano não viverá mais quatro anos sem perspectivas de melhorias. “Edvaldo é o prefeito de todos os aracajuanos, os que votaram ou não. E desejamos que faça um bom mandato porque quem ganha é o povo. O contribuinte parou de pagar seus impostos? Não. Então, os serviços básicos também devem continuar. É preciso começar a produzir pelo povo e para o povo, pois foi para isso que fomos eleitos”, concluiu Meireles.

Tribuna Livre debaterá situação do Elizabeth Pita

por Abrahão Crispim Filho — publicado 24/04/2017 17h55, última modificação 20/11/2017 15h50

Na próxima terça-feira, 25, ocorrerá na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Tribuna Livre, que dessa vez contará com a participação da comunidade do Santa Maria, para tratar sobre a reconstrução do Posto de Saúde, Elizabeth Pita, localizado na Av. Auxiliar Dois. A Tribuna Livre acontecerá logo após o encerramento do pequeno expediente da CMA, por volta das 10h.

Bigode solicita providências no trânsito nas proximidades do Mercado

por Viviane Cavalcante — publicado 03/05/2017 10h55, última modificação 20/11/2017 15h51
Bigode solicita providências no trânsito nas proximidades do Mercado

Gilton Rosas

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), ocupou o Pequeno Expediente na manhã desta quarta- feira,3, para falar da sua preocupação com o trânsito em Aracaju. Bigode citou o exemplo da Avenida Airton Teles com Simeão Sobral, nas proximidades do Mercado Público Municipal.

De acordo com o vereador, no horário de pico, os motoristas passam dificuldades por causa do congestionamento que se forma na localidade. “Tem horas ali que não tem quem passe. A situação está muito séria”, relatou.

Bigode, acredita que tenha que ser feita uma intervenção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para que melhore a situação. “Acredito que quem precisa passar por essas avenidas no horário de pico já presenciou isso. Faço um apelo ao superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes para que viabilize uma solução para essa questão”, solicitou.

Américo de Deus reivindica à SMTT melhorias no trânsito do Santa Tereza

por Patrícia França, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 11h10, última modificação 20/11/2017 15h54
Américo de Deus reivindica à SMTT melhorias no trânsito do Santa Tereza

Ascom/SMTT

Na tarde da última terça-feira, 2, o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Aristóteles Fernandes, recebeu na sala de reuniões o vereador Américo de Deus (REDE). Os dois conversaram sobre ações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para melhorar a mobilidade urbana no conjunto Santa Tereza, que concentra boa parte da população do bairro Aeroporto, zona Sul da cidade.

O superintendente ressaltou a importância de receber os representantes do povo e dialogar sobre projetos que viabilizam mobilidade e segurança para a população de Aracaju. "É sempre uma boa troca de ideias. Nós já vínhamos pensando em ações para melhorar a mobilidade urbana, não só no conjunto Santa Tereza, que está em uma área da cidade que vem crescendo bastante. O vereador deu boas sugestões que, com certeza, ajudarão o nosso trabalho", disse o superintendente Aristóteles Fernandes. 

"Sabemos que a SMTT tem uma ação constante, não só no Santa Tereza, mas em outras regiões. Por isso viemos conversar e apresentar algumas solicitações como construção de novos abrigos, abertura de alguns retornos e novos itinerários de ônibus, visando assim, maior segurança e comodidade para a população", pontuou o vereador Américo de Deus.

A coordenadora de Sinalização da SMTT, Sheila Tereza, participou da reunião e irá designar uma equipe para fazer um levantamento das necessidades que podem ser atendidas a curto e médio prazo no conjunto.

Elber diz que Edvaldo não pagou horas extras e reajuste à servidores

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 03/05/2017 11h35, última modificação 20/11/2017 16h00
Elber diz que Edvaldo não pagou horas extras e reajuste à servidores

César de Oliveira

O líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Elber Batalha (PSB), voltou a cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira, o pagamento das horas extras e o ajuste dos salários dos servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que trabalharam e não receberem o que lhes é devido.

Elber explicou que, de acordo com a lei aprovada em 2016, estaria previsto um escalonamento para abril de 2017, mas o prefeito não cumpriu com a lei quando não pagou os salários com o devido reajuste. Além disso, Elber disse que o prefeito age de má-fé quando também não paga as horas extras dos servidores da PMA.

"São horas extras trabalhadas efetivamente. A prefeitura usa uma forma equivocada de calcular essas horas extras, maldosa. Isso retirou do salário de cada servidor uma média de R$800,00 de horas extras. Pagar salário em dia tirando direito do servidor não é a forma justa de remunerar e organizar as financias públicas. O servidor é digno de salário e isto tem que ser extremamente resguardado”.

Juvêncio Oliveira busca melhorias para o Povoado Areia Branca

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 12h10, última modificação 20/11/2017 16h02
Juvêncio Oliveira busca melhorias para o Povoado Areia Branca

Gilton Rosas

Preocupado com a situação dos moradores do Povoado Areia Branca, localizado na zona de Expansão da capital, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), algumas indicações que visam melhorias para a localidade. Durante a sessão desta quarta-feira, 3, o parlamentar pontuou diversas problemáticas da região, chamando a atenção não só dos vereadores, mas, dos órgãos competentes.

De acordo com Juvêncio, uma das queixas dos populares da região é a falta de iluminação pública, problemática esta, que causa o sentimento de insegurança, com o aumento dos índices de assaltos na comunidade.“Por isso solicitei à Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão que é extremamente capacitado, medidas a serem implantas na localidade, a exemplo do aumento de rondas, com o intuito de intimidar os marginais e promover a segurança daquela população, reduzindo assim, o número avassalador de assaltos que acontecem diariamente, a qualquer hora do dia”, ressaltou Juvêncio Oliveira.

O vereador comentou ainda que há outra indicação da sua autoria, a fim de beneficiar os moradores do Povoado Areia Branca, é em relação à malha viária. Segundo Juvêncio, muitas ruas da região ainda são de piçarra, não obtendo por sua vez estrutura alguma. “Em função desta problemática, que torna o local abandonado, solicitei ao competente Sérgio Ferrari, diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), a execução do recapeamento das ruas Taubaté e Várzea Grande, região residencial onde há escolas e grande tráfego”, afirmou o vereador, ao comentar que apresentou também uma indicação referente à instalação de Container para a coleta de lixo, bem como a implantação da coleta seletiva na região dos Loteamentos Santa Rita e Rosas do Mar.

Juvêncio, finalizou seu discurso pontuando ainda, a importância da construção de duas praças no povoado; uma, nas imediações da rua Taubaté e Várzea Grande, onde já possui um terreno apropriado e, outra, nas mediações da rua 25, mais conhecida como Rua do Cemitério. “A construção destas praças é um dos desejos dos moradores que precisam de um lugar de lazer, seja para fazer caminhadas ou socializar, uma vez que a região é carente de qualquer investimento neste aspecto”, comentou o vereador que vem lutando para conseguir melhorias na região desde que atuava como secretário municipal da articulação política.

"Comissão da CMA visitará USF e UPAS em Aracaju", diz Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 13h20, última modificação 20/11/2017 16h05
"Comissão da CMA visitará USF e UPAS em Aracaju", diz Seu Marcos

Gilton Rosas

Na tarde da terça-feira, 2, a Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador Seu Marcos (PHS), e que tem como membros os vereadores: Kitty Lima (Rede), Lucas Aribé (PSB), Emília Corrêa (DEM) e Bigode do Santa Maria (PMDB), se reuniram para tratarem dos problemas enfrentados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e as Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAS), em Aracaju.
 
Os problemas relacionados à saúde foram mais uma vez destaque na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  Desta vez, a preocupação dos vereadores foi com os serviços prestados nas USF e UPAS em bairros carentes da capital. De acordo com o presidente da comissão, Seu Marcos, a população tem reivindicado melhorias na Rede Municipal de Saúde, além de denunciar falhas no atendimento, a falta de medicamentos, de médicos e de estrutura física adequada, fatos que foram discutidos durante a reunião da cúpula. 
 
Após ampla explanação, ficou determinado que uma frente parlamentar, composta pelos próprios vereadores, criará um calendário de visitas para avaliar os serviços prestados nestas unidades. A avaliação será feita através de questionários  direcionados aos usuários. Tanto o serviço  público, como também o serviço de empresas privadas serão analisados. Para Seu Marcos, a iniciativa é de grande importância e servirá para mapear as deficiências e as demandas da Rede. "Quero parabenizar a todos os membros desta comissão pelo comprometimento de cada um. Estas visitas surpresas serão importantes porque ninguém terá acesso as datas. Vamos conseguir ver a realidade das unidades", ressaltou.

Américo de Deus fala das manifestações contra Reforma Trabalhista

por Danilo Cardoso — publicado 03/05/2017 12h55, última modificação 20/11/2017 16h07
Américo de Deus fala das manifestações contra Reforma Trabalhista

Gilton Rosas

Durante a 30ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta- feira, 3, o vereador Américo de Deus (Rede), fez uso da palavra no Grande Expediente, para comentar as manifestações no último dia 28 de abril contra as Reformas Trabalhistas, que tramitam no Congresso Nacional. Na oportunidade, o parlamentar exibiu o vídeo com seu discurso na Praça Fausto Cardoso. “Os brasileiros não podem nunca se furtar de cobrar seus direitos”, disse.


Em aparte, o vereador professor Bittencourt (PCdoB), afirmou que nunca presenciou uma manifestação com tamanha aprovação. “Esta manifestação é mais que justa porque se passar, voltará ao tempo da escravidão. Recebi uma propositura do deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) que o trabalhador rural pode ser pago com qualquer espécie de remuneração, como casa e comida”.

O vereador Lucas Aribé (PSB), pediu ao povo para ir às ruas mais vezes. “Que bom seria se nosso povo fosse mais vezes às ruas e estivesse cada vez mais próximo dos governantes para se manifestar, cobrar e exigir melhorias. Temos que nos manifestar sem algazarra ou quebra quebra. Manifestação de verdade é pacifica e espero que isto vire rotina”, comentou.

O líder da oposição, o vereador Elber Batalha Filho (PSB), destacou que a reforma está acontecendo porque outros governantes não fizeram. “O Brasil passa por um período muito conturbado. Esta reforma está acontecendo porque outros governantes não tiveram a coragem de fazer. O Governo Federal está pecando porque está intransigente em alguns aspectos que poderiam ser negociados”, lamentou.

O vereador Seu Marcos (PHS), parabenizou as centrais sindicais pelas manifestações. “Quero parabenizar todas as centrais sindicais e todos os sindicatos que foram às ruas junto com o povo brasileiro para reivindicar os direitos trabalhistas”, comentou.

Afirmando que as manifestações foram organizadas por interesses próprios de partidos políticos e centrais sindicais, o vereador Vinicius Porto (DEM), foi enfático. “Esta manifestação foi realizada por um partido com dor de cotovelo e os sindicalistas com medo de perder a obrigatoriedade da contribuição sindical. O que se está discutindo não é a Reforma Trabalhista, a verdade são os sindicatos que estão com medo de perder a mamada”.

O vereador Carlito Alves (PRB), afirmou que as reformas almejadas pelo Governo Federal serão um marco para o Brasil. “O povo não vai entender o que vou dizer, mas daqui a 10 anos todos irão parabenizar o presidente Michel Temer pela reforma que está realizando. O presidente foi o único presidente que teve coragem de tomar estas medidas impopulares que os outros fugiram”, ponderou o parlamentar.

Ação Cidadã: Sesc disponibilizará biblioteca móvel para o evento

por Assessoria do Parlamentar — publicado 03/05/2017 13h30, última modificação 20/11/2017 16h10
Ação Cidadã: Sesc disponibilizará biblioteca móvel para o evento

Assessoria do Parlamentar

Levar o conhecimento através dos livros, despertando nas crianças a curiosidade e o interesse pela leitura. É com este objetivo que o Serviço Social do Comércio (Sesc), estará participando da primeira edição do projeto Ação Cidadã, evento que é organizado pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), cujo eixo é levar serviços e atividades recreativas para os bairros de Aracaju.

A instituição disponibilizará sua unidade móvel, o BiblioSesc, um caminhão totalmente adaptado para servir de biblioteca móvel, com ar condicionado, estantes adaptadas, cadeiras e mesas para receber alunos e a comunidade. O acervo, de mais de 3 mil livros, é composto por clássicos da literatura, ficção, aventura e religião.

Thiaguinho Batalha, ficou encantado com a generosidade da instituição. "Será algo fantástico contar com o BiblioSesc no projeto Ação Cidadã. A leitura transforma a vida das crianças. Infelizmente o preço dos livros, associado à localização desfavorável das crianças de baixa renda, torna muito difícil o acesso às obras. Só tenho a agradecer ao Sesc por esta oportunidade maravilhosa", disse.

A diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, parabenizou o vereador pela iniciativa e se colocou à disposição para outras parcerias. "Ficamos felizes com a iniciativa do vereador Thiaguinho Batalha, a missão do projeto é muito importante. Nós precisamos de ações como esta, que transformem e dignifiquem as comunidades. O Sesc agradece pelo convite e registra a felicidade de estarmos juntos", pontuou.

Anderson de Tuca: Manutenção de canais e bueiros é uma prevenção necessária

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 14h30, última modificação 20/11/2017 16h13
Anderson de Tuca: Manutenção de canais e bueiros é uma prevenção necessária

Gilton Rosas

“O trabalho de limpeza e desobstrução de canais e bueiros em diversos pontos da cidade deve acontecer regularmente, e não apenas no início do período chuvoso”, foi desta maneira que o vereador Anderson de Tuca (PRTB), cobrou a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que execute a higienização dos canais para prevenir alagamentos e proliferação de doenças. 

De acordo com Anderson, a Zona Norte da capital é um dos locais que mais sofre com as intensas chuvas, mas todos os bairros requerem atenção. “Os moradores daquela região sempre relatam os transtornos durante esse período. Muitos canais transbordam e a água invade as casas próximas. Além dos danos materiais, existe o perigo de contrair doenças infecciosas, como dengue, meningite, leptospirose e tantas outras. Isso é muito sério. Mas, ressalto que essa dificuldade não é apenas restrita aos moradores que residem na Zona Norte, outros bairros também sofrem com essas questões”, destacou.

Para o vereador, um trabalho preventivo por parte dos órgãos responsáveis evitaria esses transtornos. “São os mesmos problemas todos os anos. Basta chegar às chuvas. Existem locais na cidade em que a situação é crítica. Por isso, é importante que a drenagem seja feita com antecedência para aumentar a capacidade de escoamento das águas das chuvas”, explicou. 

"Mais de 1.800 igrejas serão construídas em presídios do Brasil", informa Carlito

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 14h55, última modificação 20/11/2017 16h16
"Mais de 1.800 igrejas serão construídas em presídios do Brasil", informa Carlito

Gilton Rosas

A tão comentada segurança pública não passou despercebida pelo vereador Carlito Alves (PRB), durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 3, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante o seu pronunciamento, ele destacou o grande trabalho realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), dentro dos presídios para mudar a realidade do país com a fé e contou a todos que várias igrejas serão construídas nos presídios brasileiros.

Tema de discursos de vários parlamentares, a segurança e as notícias relacionadas a ela foram ressaltadas por Carlito. Mas, ao invés de lembrar dos pontos negativos, ele salientou a importância dos trabalhos feitos diariamente nas penitenciárias por evangélicos.

Em meio aos parabéns para os religiosos que optam por salvar vidas, ele contou uma novidade que beneficiará ainda mais pessoas nessa situação. "Eu quero parabenizar a IURD, que tomou uma iniciativa e até dezembro mais de 1.800 igrejas serão construídas em presídios do Brasil. Não vai ficar um presídio sem uma igreja, e o melhor, construída com o dinheiro próprio de doações de membros, sem a ajuda do governo", declarou.

Carlito, afirmou ainda que o projeto já está dando certo e promete fazer a diferença. "A campanha começou há 30 dias e 46 presídios já foram inaugurados no país. Além disso, no mês de maio, mais de 100 presídios serão inaugurados e cada um custará no mínimo R$ 40 mil. Isso se chama preocupação com as almas e lá dentro existem pessoas de bem, mas que saem marginalizados e sem oportunidades", comentou.

Maio Amarelo

O parlamentar aproveitou a ocasião para tratar sobre o "Maio Amarelo" que é um mês de conscientização sobre o trânsito realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). "Eu quero parabenizar o superintendente da SMTT pela iniciativa da semana de conscientização. Aproveito também para reforçar o convite ao mesmo para que esteja na CMA em breve".

Iran Barbosa reforça a necessidade de cuidados com canais da cidade

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 17h55, última modificação 20/11/2017 16h18
Iran Barbosa reforça a necessidade de cuidados com canais da cidade

Gilton Rosas

Nesta quarta- feira, 3, o vereador Iran Barbosa (PT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para ressaltar a importância de cuidados constantes com os canais da cidade, tais como limpeza, desobstrução e melhorias. 

“Desde o início deste ano que apresentei um conjunto de Indicações voltadas para a necessidade de cuidados permanentes com os canais, para que a cidade fosse preparada para o período chuvoso”, afirmou o vereador.

De acordo com dados divulgados na imprensa, pela Administração Municipal no dia de hoje, dos 68 canais existentes em Aracaju, 37 já passaram por algum processo de limpeza. “Como cobrei e fiz Indicações propondo o serviço, estou divulgando a informação prestada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e vou acompanhar os desdobramentos e apresentar um Requerimento, com pedido de Informações, para que a Administração Municipal disponibilize a relação de canais que receberam os devidos cuidados, para que a assessoria do nosso mandato e eu façamos a fiscalização", disse Iran.

Dia do Taquígrafo

Ainda durante o seu discurso, Iran Barbosa registrou, na tribuna, o Dia do Taquígrafo e parabenizou todos os profissionais. O parlamentar reconheceu a importância da profissão ao destacar que “sem o trabalho dos taquígrafos e taquígrafas, as pesquisas históricas, sobretudo vinculadas aos poderes, seriam muito mais comprometidas. Independentemente da tecnologia, os registros taquigráficos nos permitem ter acesso fidedignamente aos fatos. Estes profissionais registram a história, por isso precisam ser valorizados e eu aproveito para apelar ao Presidente da Casa, Nitinho (PSD), para que resolva as pendências da tabela salarial dos servidores da Câmara”.

Cabo Amintas elogia Cope e quer homenagear delegado com honraria

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 16h15, última modificação 20/11/2017 16h20
Cabo Amintas elogia Cope e quer homenagear delegado com honraria

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), usou seu espaço no Grande Expediente da sessão desta quarta-feira, 3, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para elogiar o trabalho realizado pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), e adiantou que vai fazer um projeto para conceder o título de cidadão aracajuano ao delegado André David.

 
"No início desta semana, uma quadrilha formada por cinco criminosos que se escondiam no comércio de Itabaiana e realizavam assaltos em outros estados, assaltaram um estabelecimento em Garanhuns, Pernambuco, entraram em confronto com os policiais e conseguiram fugir. Ao retornarem para Sergipe foram abordados no sertão pelos policiais do Cope, entraram em confronto e foram mortos".
 
O vereador alertou que antes do confronto, a polícia tentou capturá-los para para que eles pudessem se explicar na Justiça. "Eles deveriam se entregar, mas preferiram atacar. A polícia sergipana está muito bem e os criminosos foram mortos. Graças a Deus, nenhum policial ficou ferido".
 
Cabo Amintas reforçou elogios ao trabalho realizado pela equipe do Cope e disse que quer homenagear o delegado André David com a maior honraria do executivo municipal. "O delegado é natural de Salvador e merece o título de cidadão aracajuano pelo competente trabalho que tem realizado aqui", concluiu.

Cabo Amintas protocola convocação do presidente da SMTT para esclarecimentos

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 16h10, última modificação 20/11/2017 16h22
Cabo Amintas protocola convocação do presidente da SMTT para esclarecimentos

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), convidou o presidente da Superitendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Aristóteles Fernandes, para apresentar os resultados dos trabalhos realizados e prestar contas das multas aplicadas no trânsito de Aracaju, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), mas ele recusou o convite. 
 
Nesta quarta-feira, 3, o parlamentar protocolou a solicitação de uma convocação que deve ser votada pelos vereadores. "Ele recusou meu convite e o presidente desta Casa me orientou a protocolar uma convocação e levar para votação. Fiz isso e tenho certeza que meus colegas irão aprovar. Sou a favor da transparência e tenho confiança que com a votação a favor vamos pedir esclarecimentos. O vereador Carlito Alves disse que nunca se multou tanto no trânsito de Aracaju como agora. Para onde este dinheiro das multas está indo?", questionou.

Kitty Lima parabeniza senador da REDE pela aprovação do projeto que põe fim ao foro privilegiado

por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2017 16h25, última modificação 20/11/2017 16h24
Kitty Lima parabeniza senador da REDE pela aprovação do projeto que põe fim ao foro privilegiado

Gilton Rosas

O fim do foro privilegiado para políticos e autoridades, aprovado em primeiro turno no último dia 26, pelo Senado Federal, foi tema do discurso da vereadora Kitty Lima (REDE), na última terça-feira, 2, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Em sua fala, a parlamentar parabenizou o autor da proposta - e colega de partido, o senador Randolfe Rodrigues (REDE), e revelou que o resultado da votação pegou todos de surpresa. "Este é um momento histórico, onde não esperávamos que teríamos essa aprovação para pôr fim à farra do foro privilegiado para autoridades. Isso nos dá a esperança de acreditar em uma nova justiça no Brasil, e eu não poderia deixar de demonstrar meu orgulho ao colega por essa iniciativa", comemorou Kitty.

A medida afeta ministros de Estado, governadores, prefeitos, presidentes de câmaras municipais e de assembleias legislativas, presidentes de tribunais superiores e de Justiça de estado, ministros dos tribunais superiores e TCU, procuradores-gerais da república, embaixadores e membros de tribunais de contas estaduais e municipais.

“População julgará o caminhar de cada vereador”, disse Isac no Balanço Geral Sergipe

por fernanda.silva — publicado 25/04/2017 08h30, última modificação 20/11/2017 16h25
“População julgará o caminhar de cada vereador”, disse Isac no Balanço Geral Sergipe

Assessoria do parlamentar

A semana começou agitada com as decisões em relação à CPI do Lixo. A Justiça acolheu o pedido de recurso do presidente da Câmara, e derrubou a liminar que determinava abertura imediata da CPI para investigar os contratos entre a prefeitura, e as empresas terceirizadas que realizavam a coleta de lixo na capital. O vereador Isac Silveira (PCdoB) participou, ao vivo, do Programa Balanço Geral Sergipe, na TV Atalaia, apresentado pelo jornalista Tiago Hélcias, para tratar do assunto.

Questionado pelo apresentador sobre a decisão da justiça, Isac explicou que "o papel da CPI é produzir elementos que sirvam tanto para o Ministério Público, quanto para a Polícia Civil, a possibilidade de abertura de inquérito. E isso já está sendo feito".

O vereador Isac repetiu o discurso dizendo que a oposição quis criar um fato político com a instalação da CPI. "A CPI só tem a possibilidade de investigar os últimos seis anos. Portanto esse inquérito, a operação Babel, ele vai além. Ele pega do ano de 2010 até agora. Criar a CPI agora é que nem você sugerir um instrumento ineficaz. Já há um inquérito em curso, inclusive já foram indiciadas quatorze pessoas. Agora cabe a justiça o julgamento", explicou o vereador.

Para Isac ninguém pode fazer um julgamento precipitado dos indiciados. "Indiciado é uma coisa, e julgado e condenado é uma outra questão. Nós temos que conviver em uma democracia respeitando as partes. A liberdade de investigação está garantida na constituição, então nós esperamos que após a investigação e o julgamento, os culpados possam ser penalizados".

E finalizou dizendo que "o parlamento tem que ter as possibilidades e condições de definir o seu caminhar, e a população vai julgar o caminhar de cada vereador".

Emília Corrêa cobra mais estrutura para a Segurança Pública

por Andréa Lima, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 03/05/2017 16h45, última modificação 20/11/2017 16h26
Emília Corrêa cobra mais estrutura para a Segurança Pública

Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 3, a vereadora, Emília Corrêa (PEN), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para cobrar mais eficiência da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) em razão da grande onda de violência que vem tomando conta do Estado e amedrontando as pessoas.

Para a parlamentar, a sensação de insegurança das pessoas está se agravando. Delegacias estão suspendendo o atendimento, os plantões estão sendo reduzidos no interior, e o cidadão sergipano no meio dessa situação. “Estamos todos vulneráveis e a qualquer momento podemos ser vítimas da insegurança e irresponsabilidade do Estado. Em relação ao Município de Aracaju, não tem dado as necessárias atenção e estrutura devida à Guarda Municipal de Aracaju (GMA), demonstrando desprezo ao exímio papel da instituição para manutenção da ordem pública”, pontou.

Na oportunidade, lamentou a grande freqüência dos arrastões que vem ocorrendo nos quatro cantos da Cidade, a exemplo do que aconteceu em uma igreja causando uma situação de temor e instabilidade. Uma irresponsabilidade criminosa. “Os arrastões estão acontecendo de forma muito confortável para os bandidos. Só os homens de bem e as famílias ficam reféns de uma política de segurança pública frágil e aparentemente sem um norte específico. Até dentro dos templos religiosos, que deveriam ser um ambiente de segurança e tranquilidade, agora, serão necessários vigilantes particulares”, afirmou.

Ainda foi cobrada a responsabilidade do Poder Público e lembrou que a Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito a uma segurança pública eficiente. “Eu fico cada vez mais triste. As mulheres e idosos não podem mais andar nas ruas por serem as vítimas preferenciais dos marginais. As pessoas não podem mais alimentar sua fé; sequer podem se concentrar. Onde estão as autoridades? Um Estado tão pequeno e fácil de monitorar e as coisas acontecendo todos os dias”, lamentou. 

Por fim, Emília fez questão de enaltecer os policiais que de forma valorosa, corajosa e conscientes das suas responsabilidades vêm imprimindo esforços para garantir a segurança das pessoas, mesmo sem a estrutura mínima garantida por lei. “Na Polícia Civil, Militar e na própria Guarda Municipal, podemos citar grandes profissionais, vocacionados, que infelizmente não vêm sendo valorizados pelo executivo municipal, que não considera seu texto base. Não adianta ficarmos criando leis se estão sendo rasgadas e o princípio da transparência diuturnamente sendo desrespeitado”, concluiu. 

Zezinho do Bugio visita postos de saúde e ouve demandas da comunidade

por Geo D'Anjos, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 07h20, última modificação 20/11/2017 16h28
Zezinho do Bugio visita postos de saúde e ouve demandas da comunidade

Assessoria do Parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio (PTB), cumpriu o compromisso e visitou na quarta-feira, 3, as Unidades de Saúde Dr. José Calumby Filho e Lauro Dantas Hora, ambas no Bugio. Na oportunidade, conheceu as demandas da área. A visita foi acompanhada do chefe de Gabinete do parlamentar, Sandro Correia.

“Tenho recebido diversas reclamações da população no que tange os serviços na área da saúde, e sabemos que um dos compromissos do Executivo Municipal é humanizar e ampliar o atendimento nos mais diversos setores da saúde” salientou.


Na ocasião, o diretor da unidade José Calumby Filho, Deivid Melo, falou da necessidade da ativação de duas salas que não estão em uso, por conta dos aparelhos de ar condicionados não estarem funcionando, e mais duas salas que faltam a instalação dos mesmos. O diretor da unidade, destacou ainda, a falta de máscara, equipamento indispensável para a realização dos serviços odontológicos.

São duas unidades de grande importância que atendem por áreas para suprir as necessidades da população do grande Bugio. “Estou cumprindo com o meu papel de legítimo parlamentar que é visitar as comunidades e elencar as prioridades, para que em parceria com o nosso prefeito Edvaldo Nogueira, sejam tomadas as providências que tragam melhorias na qualidade de vida das comunidades”, ressaltou o vereador Zezinho do Bugio.

A 10 dias do fim do contrato do lixo, Elber cobra transparência

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 10h55, última modificação 20/11/2017 16h31
A 10 dias do fim do contrato do lixo, Elber cobra transparência

César de Oliveira

Faltando apenas 10 dias para o fim do contrato emergencial entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), e a empresa Cavo, o vereador Elber Batalha (PSB), voltou a cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira, a resolução e transparência na licitação do lixo em Aracaju.

Elber, acredita que a PMA é omissa sobre essa questão do lixo e tem a intenção de retomar o contrato com a Torre, empresa que está sendo investigada pela polícia e que tem seus proprietários e diretores denunciados por vários crimes. O parlamentar mostrou trechos das interceptações telefônicas entre a Torre e gestores da PMA, a exemplo do diretor da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado e o secretário adjunto de Comunicação, Elton Coelho. “É um investigado passando ‘carão’ no secretário adjunto por não ter ganhado a licitação, dizendo que o edital que a Cavo saiu vencedora foi errado por culpa deles. Veja o nível de relação íntima que essas pessoas tinham”.

Outro trecho das interceptações exibidos por Elber foi em relação a ele próprio. O líder da oposição mostrou trechos em que o então presidente da Emsurb, Mendonça Prado e o diretor da Torre falam sobre a entrevista concedida por Elber à uma rádio local. “Eu fui processado pela Torre depois disso, só que eu não sabia que quem me processou foi a assessoria jurídica da Emsurb, como fica claro nos áudios. Isso é o maior absurdo que existe, um gestor público se juntar com um detentor de uma concessão pública que está sendo investigada, denunciada pelo Ministério Público, articular dentro da administração pública municipal como calar a boca da oposição”, questiona.

Elber, disse ainda que todos os dias vai usar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para mostrar trechos das interceptações telefônicas feitas pela Polícia Civil entre a Torre e os gestores da PMA, inclusive mostrando partes às quais a Torre ensina à Emsurb como fazer edital para que eles ganhem. “Está mais que provado que quem mandava na prefeitura era a Torre e é com essa empresa que Edvaldo quer fechar o contrato do lixo. A população tem que ficar ciente, atenta e o Ministério Público não pode deixar esse contrato ser renovado. Edvaldo Nogueira quer ‘empurrar a história com a barriga’ para cair no esquecimento e aí ele renova o contrato com a Torre e tudo fica bem para ele, mas para a população não. Vamos lutar incessantemente para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aconteça aqui na CMA. Os aracajuanos clamam por transparência com o uso do dinheiro público”.

Cabo Amintas critica valor do ticket alimentação dos policiais

por Hivy Rhafaella, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 07h30, última modificação 20/11/2017 16h34
Cabo Amintas critica valor do ticket alimentação dos policiais

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), criticou o valor do ticket alimentação recebido pelos policiais, durante Sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). "O valor pago é um absurdo. Fica difícil almoçar com apenas R$8. Enquanto isso, os funcionários dos Correios recebem quase R$ 55 por dia e os servidores da Deso recebem R$ 46", afirmou.

O parlamentar lembrou que o Governo do Estado promoveu policiais no mês passado e fez uma campanha publicitária para divulgar a ação. "A promoção foi justa e o mérito é de cada um. É fácil fazer uma linda propaganda com a presença do deputado aliado ao governador, mas é necessário uma valorização na prática. Os policiais merecem mais respeito!", desabafa.

Carlito Alves destaca trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 11h35, última modificação 20/11/2017 16h37
Carlito Alves destaca trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira

Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar

O trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira foi reconhecido pelo vereador Carlito Alves (PRB), durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 4, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar aproveitou para afirmar que é necessária a união de forças de todas as partes para a melhoria da cidade.

O Pequeno Expediente foi marcado também por elogios a atual gestão municipal. A observação foi feita por Carlito Alves que está atento a todos os passos do prefeito e fez questão de ressaltar o trabalho de Edvaldo na tribuna da CMA. "Eu quero parabenizar o prefeito por esse grande esforço que ele está fazendo em colocar a casa em ordem. Ele pegou a casa sem alicerce e sem estrutura, já que infelizmente a última gestão deixou Aracaju no lixo e o prefeito está tirando", declarou.

No fim do seu discurso, ele lembrou ainda que todos podem contribuir para uma Aracaju melhor. "Vamos unir a nossa fé, a nossa força e orações para pedir a Deus para abençoar a nossa cidade, além de iluminar o nosso prefeito que é a maior autoridade do nosso município. Nós temos que torcer e ajudar para que a nossa cidade volte a ter a qualidade de vida", comentou.

Vereadores participam do Dia Internacional do Cão-Guia

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/04/2017 14h15, última modificação 20/11/2017 16h38
Vereadores participam do Dia Internacional do Cão-Guia

Assessoria do parlamentar

O cão-guia é um tipo de cão assistente treinado para auxiliar as pessoas com alguma deficiência visual. O animal possui sua importância, pois concede autonomia às pessoas com baixa visão ou cegas. E, hoje, 25 de abril, foi comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia na Subprefeitura de São Cristóvão. A programação contou com a presença da Polícia Militar e seus cães, Ongs protetoras dos animais e vereadores, como Lucas Aribé (PSB) e Kitty Lima (REDE). A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi a responsável pela realização do evento.

“Nosso objetivo foi conscientizar a juventude da importância da mobilidade urbana focando na pessoa com deficiência visual. Hoje, por ser o Dia Internacional do Cão-Guia nós quisemos levantar essas questões porque a mobilidade da pessoa com deficiência visual é essencial para nós da SMTT. Como o respeito é para todos estamos mostrando para a comunidade a necessidade de tratar bem e respeitar os animais”, explicou Monica Liberato, diretora da Educação para o Trânsito da SMTT.

Com o intuito de tratar sobre a representação que o animal possui para pessoas com deficiência visual ocorreu palestras e apresentação teatral para crianças. “Precisamos tratar bem os animais porque eles são importantes para nós. Temos o exemplo do cão-guia que leva a pessoa com deficiência visual para os lugares e avisa quando encontra um obstáculo. O animal entende o que queremos e por isso são treinados. Por isso, esse evento de hoje é de extrema importância visto que o cão-guia dá autonomia às pessoas com deficiência visual”, declarou Lucas Aribé.

A vereadora Kitty Lima também compartilhou do mesmo pensamento que o vereador Lucas Aribé em relação à importância do cão-guia na vida de uma pessoa com deficiência visual. “A importância é enorme do cão-guia. Estamos aqui com crianças mostrando para elas o respeito à vida e aos animais. O cão-guia tem papel fundamental, pois beneficia as pessoas com deficiência visual e baixa visão. O que eu puder fazer para somar forças eu estarei presente. Inclusive, temos um projeto que é a equoterapia que são os cavalos auxiliando na saúde das pessoas” , relatou a parlamentar.

Fábio Meireles destaca a importância das mães para a sociedade

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 11h45, última modificação 20/11/2017 16h38
Fábio Meireles destaca a importância das mães para a sociedade

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS), destacou a relevância do papel das mães na formação da sociedade brasileira. O seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ocorreu nesta quinta-feira, 11, durante a sessão ordinária dedicada às mães.

Fazendo referência ao exemplo que encontrou dentro de casa, Fábio enalteceu a bravura daquelas que dedicam os seus dias para educar seus filhos de forma abnegada. “Um dia cheguei em casa e não encontrei nada no fogão. Minha mãe chegou com uma vasilha com um pouco de comida. Ela se ajoelhou, agradeceu a Deus e me deu para comer. Quando perguntei pela sua comida, ela respondeu que se alimentava ao me vê comer”, recordou. 

Filho único, o vereador acrescentou que a trajetória de sua mãe, marcada por intempéries, inspira sua vida pública. “Tudo em nossas vidas são superações, mas a mãe é uma guerreira. Quero agradecer a minha mãe Dona Maria Meireles e aprender ainda mais com ela a superar dificuldades, pedir perdão e nunca perder a humildade”, enfatizou Meireles. 

Fábio cobra tramitação de projeto que reduz recesso de vereadores

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 11h45, última modificação 20/11/2017 16h45
Fábio cobra tramitação de projeto que reduz recesso de vereadores

César de Oliveira

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Aracaju nº 02/2017, que reduz o tempo de recesso dos vereadores municipais está parado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 4, o vereador Fábio Meireles (PPS), autor da proposta, cobrou a sua tramitação.

A propositura prevê que o período de recesso no Parlamento aracajuano seja reduzido dos atuais 90 dias para 55. Dessa forma, os trabalhos legislativos passam a ocorrer, no primeiro semestre, do dia dois de fevereiro a 17 de julho; e no segundo semestre, entre 1º de agosto e 22 de dezembro. “O projeto foi apresentado no início do nosso mandato, foi lido em plenário no dia 22 de fevereiro, mas até hoje não voltou para apreciação. Não acredito que será preciso apelar ao Regimento Interno para solicitar a urgência da tramitação”, frisou Fábio Meireles.

O vereador destacou que a matéria precisa ser desengavetada porque o atual período de descanso na CMA está em descompasso com a realidade dos demais trabalhadores brasileiros, e também de outras Casas Legislativas no país. “Passamos cerca de três meses do ano em férias, enquanto o trabalhador comum passa trinta dias, isso quando não vende parte das férias. Precisamos nos moldar ao que já é aplicado no Congresso Nacional”, disse Meireles.

Fábio, criticou a resistência da presidência da CMA em discutir a matéria e acrescentou que a ampliação do número de sessões vai contribuir para a melhoria da qualidade da produção legislativa, gerando mais tempo para debates e análises das questões em pauta. “Parece-me que falta interesse. O aracajuano está cansado de algumas coisinhas que acontecem nos Parlamentos e nós precisamos dar o exemplo”, concluiu.

Parlamentares analisam 121 proposituras nesta terça, 25

por Danilo Cardoso — publicado 25/04/2017 11h50, última modificação 20/11/2017 16h42
Parlamentares analisam 121 proposituras nesta terça, 25

Gilton Rosas

A 26ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 25, foi bastante movimentada entre os parlamentares que tiveram que analisar 121 proposituras durante a Pauta do Dia. O assunto esteve dividido entre um Veto, dois Projetos de Leis, três Projetos de Resolução, um Projeto de Decreto Legislativo, sete Requerimentos, uma Moção e 106 Indicações.


O assunto mais debatido entre os vereadores durante a aprovação das proposituras foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2017, de autoria do vereador Fábio Meireles, que concede o título de cidadania aracajuana ao também vereador Marcos Antônio Soares de Souza, conhecido como Seu Marcos. “Nosso nobre amigo é natural de Coruripe/Alagoas e há 25 anos fixou residência em Aracaju”, revelou.

Também foi aprovado o veto total ao Projeto de Lei nº 64/2016, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a redução do IPTU aos proprietários de imóveis residenciais e não residenciais que adotem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente. Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 16/2017, de autoria do vereador Jason Neto, que reserva vaga e institui a gratuidade em estacionamentos públicos para veículos oficiais da imprensa.

De autoria do vereador Iran Barbosa, foram apreciados em terceira votação os Projetos de Resolução 01/2017, que dispõe a criação da Frente Parlamentar em defesa da cidadania LGBTT na Câmara Municipal de Aracaju, e o projeto de nº 07/2017, que dispõe da criação de uma frente parlamentar contra a privatização da Deso, além do Projeto de Resolução nº 10/2017, de autoria do vereador Fábio Meireles. Os vereadores ainda avaliaram o Projeto de Lei 55/2017, em primeira votação; os Requerimentos de nº 152/2017, 189/2017, 218/2017, 227/2017, 229/2017 e 230/2017; e a Moção nº 28/2017.

Indicações

Liderando entre os parlamentares com maior número de indicações está o vereador Iran Barbosa (PT) com 33, em seguida Zezinho do Bugio (PTB) com 18, Emília Corrêa (PEN) com 16, Américo de Deus (Rede) com dez, Jason Neto (PDT) e Palhaço Soneca (PPS) com seis cada, Carlito Alves (PRB) com cinco, Thiaguinho Batalha (PMB) com três, Manoel Marcos (PSDB) e Anderson de Tuca (PRTB) com duas, e Elber Batalha Filho (PSB), Bigode (PMDB), Lucas Aribé (PSB), Seu Marcos (PHS) e Fábio Meireles (PPS) com uma indicação cada. 

Vereadores acompanham promoção de 1267 PMs

por fernanda.silva — publicado 25/04/2017 11h45, última modificação 20/11/2017 16h46
Vereadores acompanham promoção de 1267 PMs

China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os parlamentares Zezinho do Bugio (PTB), Cabo Amintas (PTB) e Lucas Aribé (PSB) participaram da solenidade de promoção de 1.267 Policiais Militares, divididos entre Praças e Oficiais, na noite desta segunda-feira, 24, no Ginásio Constâncio Vieira. O governador Jackson Barreto (PMDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), deputados, autoridades e pessoas comuns também prestigiaram o ato.


A elevação de posto imediatamente superior é pioneira no Brasil através da aprovação da Progressão por Tempo de Serviço (PTS), sancionada recentemente pelo governador, que descongestionou as carreiras dos militares conforme afirmou comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcony. “Estamos inaugurando uma grande obra, que não é feita de cimento e sim de valorização do homem”.

O presidente da CMA afirmou que esta é uma noite histórica para Sergipe. “Temos que parabenizar o governador Jackson Barreto porque há anos centenas de policiais militares estavam para serem promovidos e ficavam aguardando vagas. Esta é uma vitória do sindicato, como também do povo sergipano porque o PM estimulado a segurança irá melhorar 100%”, comentou Nitinho.

O governador Jackson Barreto destacou a solenidade de promoção como uma festa da família. “Somos inovadores na aprovação do PTS, a Polícia Militar sergipana é a primeira no país a promover Praças e Oficiais desta forma. Nós não fizemos nenhum favor aos militares, demos apenas o que é de direito a vocês”, finalizou o chefe do executivo estadual.

Vereadores

O vereador Zezinho do Bugio, que também integrou a Polícia Militar, afirmou que este é o momento mais feliz para os militares. “Este momento é mais que histórico este é o ato mais feliz da família policial militar. O governador Jackson Barreto vai ficar na história da PM, para a história da Segurança Pública de Sergipe, acho que nunca vimos tantos policiais e familiares reunidos em um único lugar”.

Quem também comemorou bastante a promoção dos PMs foi o vereador Cabo Amintas. “Esta promoção mostrou a valorização do homem. Não adianta você dar armamentos, dar viaturas e não valorizar o homem, o ser humano. Graças a Deus este momento chegou de reconhecimento aos Cabos e Soldados que estão diretamente nas ruas combatendo a criminalidade”.

O vereador Lucas Aribé afirmou que a promoção chegou em boa hora e os policiais militares mereciam mais atenção.

Américo de Deus pede a Emsurb manutenção no Mercado

por Danilo Cardoso — publicado 04/05/2017 13h00, última modificação 20/11/2017 16h48
Américo de Deus pede a Emsurb manutenção no Mercado

César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede), cobrou uma maior atenção ao Mercado Albano Franco nesta quinta-feira, 4, durante o Pequeno Expediente desta 31ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar visitou o local para ouvir as necessidades dos comerciantes e dos consumidores.

Exibindo no painel da Casa imagens que revelam a situação do local, o vereador solicitou a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), uma manutenção urgente. “O mercado municipal pede socorro em todas as partes. As calçadas estão quebradas, tem infiltração, esgoto está exposto e carece de limpeza. O mercado é um dos principais pontos turísticos da cidade e não pode ficar nesta situação”, reivindicou.

Outro ponto abordado foi o reforço da segurança. “Em conversa com o administrador do prédio, soube que os usuários de drogas ocupam os banheiros, a iluminação também está precária, faltando cerca de 80 lâmpadas, por isso solicito a presença da Guarda mais ostensiva. Queremos um ambiente limpo e que possa acolher a todos com conforto”, finalizou o parlamentar.

Tribuna Livre trata de situação Posto de Saúde Elizabeth Pita

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 25/04/2017 11h50, última modificação 20/11/2017 16h50
Tribuna Livre trata de situação Posto de Saúde Elizabeth Pita

César de Oliveira

A Tribuna Livre desta terça-feira, 25, recebeu representantes da Paróquia Santa Cruz para tratar da reconstrução do Posto de Saúde Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. Para falar sobre o assunto, o líder comunitário do bairro Santa Maria, José Cícero de Souza foi até a Casa levar o pleito da comunidade. O encontro foi realizado mediante a iniciativa do vereador Jason Neto (PDT), que, na última quinta-feira, 20, intermediou uma reunião entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, a SMS garantiu o aluguel de um espaço para o funcionamento provisório do posto até a reconstrução de um novo.

 

O líder comunitário explicou que na gestão passada, o ex-prefeito João Alves Filho derrubou o posto em novembro alegando ampliação do local. “Esse posto atendia toda a comunidade do conjunto Valadares, Residencial Santa Maria e muitas vezes do bairro 17 de março. Todo esse povo agora está indo para o posto Osvaldo Leite, sobrecarregando-o”, destacou. 

De acordo com José Cícero, houve uma verba de mais de 7 milhões para reconstrução do local e como demorou a ser feita a obra, esse dinheiro foi devolvido. “Em nome da nossa comunidade, venho aqui pedir para os senhores intercederem junto aos deputados federais apoio a essa comunidade”, disse. 

José Cícero destacou que a comunidade só está mais tranquila porque a Secretaria Municipal de Saúde está providenciando um local para o posto funcionar temporariamente. “A gente não pode deixar que essa comunidade fique sem esse atendimento. Esse povo precisa muito de ajuda. Até hoje não sabemos o porquê esse posto foi derrubado. Que a gente possa unir forças para conseguir reabrir esse posto”, afirmou. 

Vereadores - O vereador Jason Neto (PDT) reforçou que o posto foi demolido e a comunidade ficou desassistida. “A grande notícia é que a prefeitura irá alugar um espaço para o posto voltar a funcionar temporariamente”, disse. 

O líder da bancada do prefeito, Professor Bittencourt (PCdoB) também destacou que a prefeitura irá alugar um prédio enquanto não se consegue verba para a reconstrução do Posto Médico. “O Poder Público já está tomando providências quanto ao assunto”, disse.

Américo de Deus (Rede) afirmou que foi até o local conferir a situação do posto e deu entrada na Câmara com uma Indicação cobrando à prefeitura a reconstrução do Posto de Saúde. No mesmo sentido, Kitty Lima (Rede) e Carlito Alves (PRB) se colocaram à disposição dos vereadores e dos moradores do Santa Maria para ajudar no que for necessário. 

Morador da área, Bigode do Santa Maria (PMDB) declarou seu apoio nos pleitos da comunidade. “Estou junto com todos os colegas vereadores que se comprometeram nesse amparo social”, ressaltou. 

Já Seu Marcos, agradeceu a Cícero pela sua luta e disponibilidade para com a comunidade.

Plenário debate projetos, requerimentos e indicações

por Equipe da Ascom — publicado 04/05/2017 12h35, última modificação 20/11/2017 16h52
Plenário debate projetos, requerimentos e indicações

César de Oliveira

Durante a 31ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 4, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares analisaram 79 proposituras que visam melhorar a vida da população da capital. Na pauta do dia estavam quatro Projetos de Lei (PL), um Projeto de Resolução (PR), três Requerimentos e 71 Indicações.

Todos os Projetos de Leis estão em primeira discussão e entre os mais debatidos esteve o PL 99/2017, de autoria do vereador Isac (PCdoB), que institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo Poder Público no município de Aracaju.

Isac, que é autor do PL, destaca que está aberto a emendas que possibilitem melhorar o projeto. “Essa lei não é para Edvaldo, mas para qualquer prefeito que assuma a prefeitura. O objetivo da Lei é fazer com que qualquer prefeito tenha compromisso com os artistas locais”.

 A vereadora Kitty Lima (REDE), também defende o projeto e destaca que o tratamento deve ser igual. “Se os artistas nacionais recebem antes, os locais precisam receber também. Precisamos fazer o que for bom para o povo e aprovo sim esse projeto de Isac”, destacou.

Já o líder da oposição, Elber Batalha (PSB), parabenizou Isac pelo Projeto e ressaltou que o papel dos vereadores é regulamentar esse tipo de questão. “Nas emendas temos que colocar alguma emenda penalidades, se não, corre o risco do prefeito não cumprir esta Lei e ficar por isso mesmo”, disse.

Américo de Deus (REDE), que apoia o PL, disse que a propositura valoriza as raízes sergipanas e que essa, é a grandeza do projeto. “Não podemos nos furtar de valorizar primeiro a prata da casa”, opinou. No mesmo sentido, Lucas Aribé (PSB), destacou que a aprovação desse projeto trará mais garantias para os artistas da terra.

Por fim, o vereador Iran Barbosa (PT), ressaltou o nível de maturidade da Legislatura atual e elogiou o debate dos colegas de parlamento. Sobre o PL, Iran declarou apoio e fez uma análise da propositura para segundo ele, evitar um problema posterior quanto a possíveis falhas. Além disso, o parlamentar informou que em 2ª votação irá apresentar emendas no intuito de melhorar ainda mais o PL.

Já o Projeto de Resolução n° 4/2017, de autoria da Mesa Diretora e que institui o regime de adiantamento na Câmara Municipal de Aracaju, teve a votação adiada pelos vereadores pelo prazo de 24 horas, para a apresentação de emendas.  

Indicações

Dez parlamentares realizaram as 71 Indicações que estiveram na Pauta do Dia. O vereador Iran Barbosa (PT), protocolou 26 Indicações, já o vereador Seu Marcos (PHS), apresentou 23 Indicações, sendo seguido por Américo de Deus (Rede), Carlito Alves (PRB) e Lucas Aribé (PSB), que enviaram quatro indicações cada. Os vereadores Dr Manoel Marcos (PSDB), Emília Corrêa (PEN), Juvêncio Oliveira (DEM), Palhaço Soneca (PPS) e Zezinho do Bugio (PTB) apresentaram duas Indicações cada.